A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Jéssica da Luz Sena
  • Luís Ricardo Ravagnani
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 20 - Acessibilidade em tempos de Diversidade, Inclusão Social e Escolar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437242-a-educacao-de-jovens-e-adultos-e-a-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia--um-estudo-de-revisao-de-literatura
ISSN
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Inclusão.
Resumo
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: um estudo de revisão de literatura SENA, Jéssica da Luz Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades da Universidade Federal do Pará E-mail: jessicasena2018@hotmail.com RAVAGNANI, Luis Ricardo Professor mestre, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará E-mail: luis.ravagnani@ifpa.edu.br Introdução Este estudo tem como tema A Educação de Jovens e Adultos e a Inclusão de Pessoas com Deficiência: Um estudo de revisão de literatura sobre as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. O interesse por esta pesquisa se dá pela possibilidade de trazer reflexões sobre a inserção dos alunos da Educação Especial na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e colaborar para a discussão sobre essa interface, trazendo um melhor entendimento sobre Educação Inclusiva, tecendo a discussão de que a Educação Especial é uma realidade das pessoas com deficiência e que precisa ser cada vez mais trazida para os debates e reflexões no âmbito da pesquisa em Educação, para dar visibilidade às lutas destas pessoas e possibilidade de efetivação da educação, por meio de políticas educacionais efetivas. Diante disso, trazer essa temática por meio desta pesquisa justifica-se em compreender cada vez mais as possibilidades de estratégias de ensino que podem ser aplicadas para educação de pessoas com necessidades educativas especiais, e deste modo, poder contribuir para formação de outros professores do município de Abaetetuba, no estado do Pará, assim como, contribuir com os alunos da educação especial através da atuação docente, bem como de forma mais ampla discutir o papel do professor nesse processo de inclusão, afinal a realidade educacional destes alunos ainda precisa ser refletida a âmbito de pesquisas acadêmicas, frente aos desafios da igualdade de direito à educação. A pesquisa bibliográfica será realizada por meio das produções cientificas entre a interface EE e EJA, realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2012 a 2018, disponível no site do programa: https://www.ppgees.ufscar.br. Para Gil (2002, p. 44) “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. 1. Fundamentação teórica Faz parte do fazer científico considerar as pesquisas que já foram realizadas nessa mesma temática sobre a realidade educacional das pessoas com deficiência na EJA, algumas pesquisas foram realizadas academicamente sobre essa interface por pesquisadores que buscam entender as causas e consequências deste processo de escolarização. Para isso, se utilizam de pesquisas que podem trabalhar tanto com dados e análises quantitativas e qualitativas, em nível nacional e municipal para refletir sobre políticas educacionais que sejam positivas sobre o assunto em questão. O trabalho de Gonçalves (2012) tem como tema “A escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores nacionais brasileiros”. Esta pesquisa foi realizada a nível de mestrado em educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo é identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. No trabalho de Siems (2012): “Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção”, em consulta ao Banco de Teses da CAPES e definindo descritores como Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial/Educação Inclusiva apresenta estudos relacionados à interface Educação Especial e EJA. Gonçalves, Bueno e Meletti (2013), com o tema: “Matrículas de alunos com deficiência na EJA: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros”, se reportando com base no Censo da Educação Básica do Instituto Educacional Anísio Teixeira (INEP) entre os anos de 2007 a 2010. Estes anos foram estabelecidos, pois o ano inicial foi delimitado por ter sido o anterior ao estabelecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Brasil (BRASIL, 2008) e o de 2010, por ser na época o mais atual do Censo Escolar da Educação Básica, no momento da realização deste estudo (BRASIL, 2010). Macalli (2013), “A educação especial no município de Boa Esperança do Sul/SP: uma análise das matrículas de alunos com deficiência no ensino regular”, apresenta um levantamento de Teses e Dissertações sobre a educação especial em municípios brasileiros no site da (CAPES) e visou compreender como está se desenvolvendo a organização da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Públio, Lima e Caiado (2018), apresentam um estudo sobre Educação especial no município de Sorocaba: “Os contextos das políticas e o direito à educação”. Tem como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016. Gonçalves, Caiado e Cavalante (2017), trazem um estudo reflexivo com o seguinte tema: “Desafios da realidade brasileira: a educação para jovens e adultos com deficiência em áreas rurais” com o objetivo de verificar esse cenário educacional brasileiro a partir da análise de estatísticas do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2016, baseando-se nos índices de distorção idade-série, de não aprovação e de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como, nos recursos das escolas urbanas, rurais e para o público-alvo da educação especial. 2. Resultados alcançados Os estudos das autoras revelam que as pesquisas nessa área da educação especial e EJA, ainda precisam de trabalhos científicos que apresentem a realidade da educação destes alunos, apontam ainda, que as regiões de concentração destes estudos são as regiões mais urbanizadas Sudeste e Sul, mostrando que a região Norte é precária em estudos nesta área, o que pode não revelar de fato a realidade educacional destes alunos na EJA e dos próprios alunos sem deficiência na modalidade, acarretando possivelmente na falta de reflexões e debates, consequentemente falta de políticas educativas para essa interface. As pesquisas estão concentradas na área das humanas e relacionado as áreas educacionais, voltadas a assuntos específicos como estruturação do sistema escolar, processo de aquisição de conhecimento destes alunos e precária formação de professores para trabalhar nestas modalidades o que é fundamental para que os alunos das duas modalidades tenham permanência e êxito no seu desenvolvimento educacional. As políticas de inclusão na EJA são ineficientes ou insuficientes, consequentemente esse resultado revela que a inadequação curricular não será contemplada uma vez que a carência nestas políticas não orientam uma adequação curricular e pedagógica eficiente, apenas um trabalho trouxe a realidade da dualidade entre a escolarização destes alunos nas escolas urbanas e do campo, os resultados não distorcem muito dos resultados das outras pesquisas, inadequação curricular, estruturação escolar precária, falta de políticas públicas direcionadas sobre o jovem com deficiência na EJA. A inserção dos alunos da educação especial na EJA, não pode ser um lugar onde apenas garanta a matrícula destes alunos, mas deve ser um espaço de práticas educativas eficazes, com uma estruturação curricular e pedagógica, pois as duas modalidades de ensino já carregam marcas históricas de um processo educacional excludente que precisa ser superado. Conclusões Os trabalhos dos autores presentes neste estudo mostram pesquisas realizadas em diferentes anos, apontando temas voltados à interface EJA e EE, seja em âmbito nacional ou municipal, e que estas são modalidades de ensino que precisam de mais aprofundamento teórico e formação de professores, além de revelar a precariedade no atendimento educacional de pessoas com deficiência na EJA. Para isso, as pesquisas trazidas mostram por meio de dados e análises quantitativas e qualitativas, a possibilidade de refletir sobre políticas educacionais que sejam propositivas e positivas sobre o assunto em questão. Os resultados apontam ineficácia ou inexistência de políticas de inclusão de alunos com deficiência na EJA, com práticas que não depreendem nenhuma relevância significativa, além das dificuldades que eles encontram na EJA, relacionadas a inadequação do currículo ao perfil do Jovem e Adulto, assim como a falta de trabalhos relacionados a formação de professores para trabalhar com Jovens e Adultos com deficiência. Referências bibliográficas GONÇALVES, T.G.G.L.; BUENO, J.G.S.; MELETTI, S. M. F. Matrículas de alunos com deficiência na EJA: Uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, p. 407-427, 2013. GONÇALVES, T. G. G. L.; CAIADO, K. R. M.; CAVALANTE, J. V. M. Desafios da realidade brasileira: a educação para jovens e adultos com deficiência em áreas rurais. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 3, p. 213-227, ago./dez.2017. MACALLI. Ana Carolina. Trajetória Escolar de Alunos com Deficiência: Matrículas do Censo Escolar. São Carlos, SP. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br › bitstream › handle › ufscar › dissacm. Acesso em: 08/09/2019 MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. Impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: Uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 367-383, maio/ago. 2011.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SENA, Jéssica da Luz; RAVAGNANI, Luís Ricardo. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437242-A-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-E-A-INCLUSAO-DE-PESSOAS-COM-DEFICIENCIA--UM-ESTUDO-DE-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes