CULTURA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO: MARCAS DO TERRITÓRIO RIBEIRINHO

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
CULTURA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO: MARCAS DO TERRITÓRIO RIBEIRINHO
Autores
  • Olívia Gonçalves Cardoso
  • Joyce Otania Seixas Ribeiro
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 26 - Populações tradicionais: economia, política e estrutura social
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437214-cultura-identidade-e-educacao--marcas-do-territorio-ribeirinho
ISSN
Palavras-Chave
Cultura, Identidade, Território, Educação, Ribeirinho
Resumo
Olívia Gonçalves Cardoso Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades da Universidade Federal do Pará oliviagoncalves034@gmail.com Joyce Otânia Seixas Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades da Universidade Federal do Pará joyce@ufpa.br Introdução O presente trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre cultura, identidades e educação no território ribeirinho, que é parte da pesquisa em desenvolvimento intitulada “O território como garantia de sobrevivência e manutenção da identidade de comunidades tradicionais ribeirinhas em Abaetetuba-Pa”, que tem entre os objetivos refletir a constituição de identidades no território ribeirinho. Para esta reflexão fundamentamos este artigo em autores como Castells (2018), Bauman (2005), Rodrigues (2018), Mendes (2019), Moreira e Candau (2003), Lira e Chaves (2016). A decisão metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, de modo a inter-relacionar conceito e explorar relações. Dessa forma, procedemos a uma revisão de obras afim de obter uma maior compreensão teórica acerca das concepções aqui abordadas. Para a definição dos autores, realizamos diversas consultas de referências bibliográficas, que, selecionadas, dessem sustentação à pesquisa. Referencial teórico Território é o espaço habitado no qual as práticas cotidianas acontecem de acordo com os interesses de cada grupo. Estas práticas dizem respeito as ações que os sujeitos realizam no cotidiano como os trabalhos que executam, os costumes, saberes, culturas, hábitos e outros tipos de relação com o espaço, que estão relacionados as práticas simbólicas, como as atividades religiosas, os ritos, mitos, etc. O território possui relação intensa com a identidade de um grupo, pois é nele que acontecem as várias atividades neste desenvolvidas. Então, tratando-se dos territórios ribeirinhos isto é bastante perceptível, pois a identidade destes povos encontra-se completamente relacionada a sua cultura, ao seu modo de vida. Assim: [...] as comunidades tradicionais ribeirinhas são o locus onde os ribeirinhos estabelecem as relações sociais, em que o rio lhes traduz um significado muito grande, configurando-se como complemento de suas vidas (LIRA; CHAVES, 2016, p. 73). É no território que se desenvolvem as culturas que determinam o modo de vida e constituem a identidade de um povo. Assim, concordamos com Mendes (2019, p. 15) quando argumenta que “[...] a cultura está em todos os grupos sociais, independente do fator classe, porque todos eles produzem uma dada forma de se relacionar e dar sentido às experiências que vivem, produzindo suas identidades próprias”. Desse modo, a cultura é o resultado da interação entre homens e mulheres com o meio em que vivem, difundidas ao longo do tempo. A maneira como nos percebemos e nos afirmamos constrói as identidades. Assim, segundo Castells (2018, p. 58), a identidade é “[...] a fonte de significado e experiência de um povo”. Desta forma, podemos considerar a construção identitária como formada a partir do contexto cultural do indivíduo. Porém, não podemos deixar de evidenciar que a identidade não pode ser considerada como algo pronto e acabado, pois esta recebe influências de outras culturas, o que a torna mutável, em processo. Sendo assim, as identidades são o resultado das relações constituídas pelos sujeitos no território. Os territórios diferenciam-se por essas relações, pois as relações sociais, os modos de produção, de organização, de representação cultural, são modos de vida característicos de cada território. Desse modo, para refletir a relação entre cultura e identidades no território ribeirinho, não podemos ignorar a educação, pois a escola é um espaço de propagação de conhecimentos. No ambiente escolar, não se trata somente de transmitir informações, mas de relacionar os conteúdos propostos com a realidade vivida pelos alunos. Mas, para isso, é necessário uma atenção à construção do currículo escolar, o qual deve ser elaborado levando em consideração a diversidade cultural em que vivemos. A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural. Portanto, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados (MOREIRA; CANDAU, 2003, p. 160). Nesse sentido, conhecer a realidade social e histórica de cada território, bem como a cultura local, é fundamental para selecionar certos conteúdos que permitam sensibilizar sobre pertencimento. Resultados alcançados Os territórios das Comunidades Tradicionais desenvolvem suas identidades por meio de sua cultura. Essas comunidades possuem domínios específicos no modo de realizarem suas atividades, de lidarem com os recursos da natureza, de produzirem seus próprios alimentos, de realizarem suas festas, confraternizações, de terem suas formas próprias de organização social. Percebemos que estes conceitos se encontram intrinsecamente relacionados, pois não é possível falar em cultura, sem levar em consideração seu principal campo de análise que é o território, assim como não é possível falar sobre identidade, sem levar em consideração a escola e os conhecimentos que esta ensina. É por meio das práticas cotidianas que os sujeitos constroem sua identidade, pois, para além do habitar, o território é a expressão de vida desses grupos, onde suas territorialidades físicas, materiais e sentimentais são estabelecidas. A cultura parte, sobretudo, das tradições que passam de geração para geração; são costumes, os estilos de vida herdados historicamente, os valores culturais que forjam a identidade dos povos, que desperta no sujeito um sentimento de pertencimento ao lugar, manifestando-se assim, a identidade territorial. Com relação ao território e a cultura local no ambiente escolar, se faz necessário que os conhecimentos da cultura local e do território tenham lugar na sala de aula e no currículo escolar. Para além da troca de conhecimentos, a escola permite a interação entre os sujeitos, levando o aluno à compreensão de seu próprio processo histórico, ao conhecimento da diversidade cultural o que proporciona o desenvolvimento ético e social, e o reconhecimento de que cada pessoa tem seu modo de ser, de pensar, de vestir, tem gostos e hábitos diferenciados; assim, conhecer territórios e culturas distintas, permite identificar a pluralidade cultural existente entre as comunidades e o respeito as diferenças. Conclusão Nossa reflexão girou em torno de quatro conceitos: território, cultura, identidade e educação, os quais nos levam a refletir sobre a relação e a interdependência entre eles. A conclusão provisória é a de que estes conceitos estão inter relacionados, permitindo refletir as territorialidades estabelecidas em um determinado território, neste caso, o território ribeirinho. No ambiente escolar ribeirinho, é preciso ensinar os significados (valores, crenças, costumes, tradições) da cultura, tornando a escola um ambiente de socialização afim de contribuir com a incorporação da diversidade cultural, das diferenças e do entendimento da própria identidade; a isso chamamos de consciência social, ou seja, a consciência das diferenças dentro e de fora da comunidade. Cada povo, comunidade, cidade, região ou país, contém aspectos e especificidades que os caracterizam e os definem da forma como são reconhecidos. Cada território representa aquilo que seus habitantes produzem por meio de seu uso e de suas territorialidades. A cultura como sendo o principal elemento que caracteriza o modo de vida dos povos tradicionais, permeia os espaços de convivência e sociabilidade por saberes, costumes e tradições que lhes dão um sentido de representatividade e constituem identidades. Referências Bibliográficas BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade: a era da informação. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018. RODRIGUES, E. T. Representação e afirmação da Identidade nos processos de construção da territorialidade. In: RIBEIRO, Joyce O. S.; RODRIGUES, Eliana T.; HALBMAYER, Ernst (Orgs.). Identidades: novas configurações em territórios múltiplos. Curitiba: CRV, 2018. LIRA, Talita de Melo; CHAVES, Maria do P. S. R. Comunidades ribeirinhas na Amazônia: organização sociocultural e política. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 1, p. 66-76, jan./mar., 2016. MENDES, Sandra K. B. As reviravoltas da Cultura e a produção das Identidades: quer apostar no jogo da significação? In: RIBEIRO, Joyce O. S.; BRÍCIO, Vilma N. de; FERNÁNDEZ, Maria V. Carrera (Orgs.) Identidades: sujeitos e espaços outros. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 23, p. 156-168, mai./jun./jul./ago., 2003. RODRIGUES, Eliana T. Representação e afirmação da Identidade nos processos de construção da territorialidade. In: RIBEIRO, Joyce O. S.; RODRIGUES, Eliana T.; HALBMAYER, Ernst (Orgs.). Identidades: novas configurações em territórios múltiplos. Curitiba: CRV, 2018.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Olívia Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otania Seixas. CULTURA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO: MARCAS DO TERRITÓRIO RIBEIRINHO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437214-CULTURA-IDENTIDADE-E-EDUCACAO--MARCAS-DO-TERRITORIO-RIBEIRINHO. Acesso em: 16/05/2025

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