ESTUDO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: USO DO APLICATIVO PLICKERS

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
ESTUDO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: USO DO APLICATIVO PLICKERS
Autores
  • Fernanda Soares Luz
  • SILVIA CRISTINA FREITAS BATISTA
  • Adelson Siqueira Carvalho
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/436751-estudo-do-espanhol-como-lingua-adicional--uso-do-aplicativo-plickers
ISSN
Palavras-Chave
Plickers. Ensino e aprendizagem. Língua espanhola
Resumo
Fernanda Soares Luz Mestra em Ensino e suas Tecnologias - MPET - IFFluminense fernanda.luz@iff.edu.br Silvia Cristina Freitas Batista Doutora em Informática na Educação - UFRGS silviac@iff.edu.br Adelson Siqueira Carvalho Doutor em Informática na Educação - UFRGS acarval@iff.edu.br Introdução No campo educacional, o uso de aplicativos para dispositivos móveis permite a realização de atividades pedagógicas com potencial para despertar o interesse dos estudantes. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa que objetivou investigar contribuições do uso do aplicativo Plickers para o estudo do espanhol como língua adicional. Neste artigo, apresenta-se a análise de resultados obtidos. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, desenvolvida com oito alunos do 3º Nível do Curso de Espanhol do Centro de Línguas de um dos campi do Instituto Federal Fluminense (CELIFF), no primeiro semestre de 2019. O conteúdo abordado, verbos irregulares no pretérito indefinido, embora relevante, é normalmente tratado de maneira superficial e pouco adequada pelos materiais didáticos, como afirma Soler (2014). Assim sendo, a motivação dessa pesquisa respalda-se na percepção da professora (pesquisadora principal) sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem desse tema. Desse modo, buscou-se utilizar o aplicativo Plickers com vistas a contribuir para o estudo desse tempo verbal. Considerando o exposto, este trabalho apresenta uma síntese da fundamentação teórica adotada na pesquisa, os principais resultados encontrados e as conclusões decorrentes. 1. Fundamentação teórica O crescente desenvolvimento de tecnologias móveis, bem como a mobilidade e a interatividade possibilitadas especialmente pelos smartphones, têm despertado o interesse pelo uso pedagógico desse dispositivo (BARRAL, 2012). Os dispositivos móveis apresentam diversas potencialidades em termos pedagógicos, sendo algumas delas bem específicas desses recursos, no entanto essas potencialidades ainda não são exploradas de forma integrada aos currículos da educação formal (CROMPTON, 2017). Caminhos para isso precisam ser buscados e analisados, compreendendo que esses dispositivos, como defendido por Johnson et al. (2014), podem favorecer uma participação ativa do estudante. Esclarece-se que estudos relacionados ao uso pedagógico de dispositivos móveis ocorrem em um campo de pesquisa denominado mobile learning (BATISTA, 2011). Segundo Santos (2019, p. 52), mobile learning “[...] compreende as práticas e metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por múltiplas linguagens e dispositivos móveis (celulares, tablets, computadores móveis).”. Um estudo realizado por Prado (2018) buscou investigar a utilização de aplicativos nas aulas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual, sob a percepção de professores de língua inglesa e seus alunos. Nesse trabalho, Prado (2018) salienta que os aplicativos utilizados (Duoligo , Plickers e Memrise ) podem promover a interação entre alunos e professores e despertar o interesse pelos conceitos estudados. Em particular, em relação ao aplicativo Plickers, o autor ressalta que sua utilização pode despertar a motivação em estudar, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso. O Plickers permite a elaboração de quizzes e a correção automática das questões e, assim, como mencionado em Nascimento et al. (2019), possibilita um feedback, em tempo real, importante para o processo formativo do aluno. Esse aplicativo pode ser utilizado mesmo que não haja disponibilidade de Internet e não requer o uso de dispositivos móveis pelos alunos, bastando somente o aparelho do professor e cartões impressos. Em relação ao processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, Carvalho, L. e Carvalho, T. (2020) também destacam que é importante considerar as potencialidades dos aplicativos móveis. Em seu estudo, essas autoras utilizaram os aplicativos Duolingo e Babbel para a aprendizagem de espanhol e constataram que esses recursos podem ser utilizados como ferramenta complementar e auxiliar nas aulas regulares assim como para fomentar o estudo fora do ambiente escolar. 2. Resultados alcançados A pesquisa promovida teve abordagem qualitativa e caracterizou-se como uma intervenção pedagógica. Esse tipo de pesquisa envolve planejamento e implementação de interferências (entendidas como inovações) com o propósito de produzir avanços e melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, além de uma posterior avaliação sobre os resultados dessas interferências (DAMIANI et al., 2013). Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram dois relatórios fornecidos pelo Plickers e um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas. O Plickers foi utilizado em dois momentos ao longo da implementação da intervenção pedagógica, ambos ao final de duas aulas com duração de 50 minutos cada. O primeiro momento ocorreu após a apresentação do conteúdo, que abordou o tema verbos irregulares no pretérito indefinido e a realização e correção de exercícios propostos pelo livro didático adotado. Para tanto, foram elaboradas cinco questões no Plickers, tendo em vista observar o nível de compreensão dos alunos acerca do tema proposto. O Plickers gera, ao final de uma atividade aplicada, um relatório que permite perceber o desempenho de cada estudante, além do resultado da turma como um todo. Assim sendo, a partir dos dados gerados pelo relatório da primeira atividade experimentada, foi possível inferir que a explicação da professora pesquisadora e a realização e correção dos exercícios propostos pelo livro didático não foram suficientes para uma compreensão adequada do tema abordado, já que o percentual total de acertos da turma resultou em 47%. Como defendido por Rodrigues, Muenchow e Ribas (2017), o feedback possibilitado por algumas ferramentas digitais contribui para que o aluno siga um ritmo próprio. Assim, ao apresentar esses resultados à turma, a professora e os alunos puderam refletir sobre como a aprendizagem dos verbos irregulares no pretérito indefinido poderia ser melhorada. Em seguida, a professora propôs uma nova atividade envolvendo o conteúdo em questão. Nesse segundo momento, o Plickers foi utilizado após a realização e a correção de exercícios extras envolvendo a habilidade escrita e a produção oral. Assim, com o objetivo de avaliar se houve progresso na aprendizagem do conteúdo em evidência, outras cinco questões foram elaboradas e experimentadas. De acordo com o relatório gerado pelo Plickers, foi possível notar que, de modo geral, os estudantes apresentaram um desempenho melhor, alcançando 75% de acerto das questões, se comparado ao anterior, que foi de 47%. Considerando, portanto, o exposto a respeito da utilização do Plickers nas aulas de espanhol como língua adicional, retoma-se o estudo de Rodrigues, Muenchow e Ribas (2017) e corrobora-se a premissa de que, quando utilizadas de modo adequado, as ferramentas tecnológicas são capazes de proporcionar importantes mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O questionário respondido pelos estudantes abordou questões relacionadas à percepção deles a respeito do uso do aplicativo Plickers no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional. De modo geral, os estudantes avaliaram a utilização desse aplicativo como uma experiência positiva, tornando o processo de aprendizagem mais motivador. Além disso, foi possível evidenciar que o Plickers favoreceu o aprendizado do conteúdo e que, por ser uma ferramenta inovadora e de fácil usabilidade, fomenta a interação e permite avaliar de maneira eficiente, já que o relatório gerado pelo aplicativo favorece, para os estudantes, reflexões a respeito do que ainda precisa ser estudado. Para o professor, pode auxiliar o planejamento de novas estratégias de ensino e aprendizagem. Diante do exposto e por meio da análise dos relatórios fornecidos pelo Plickers, é possível inferir que a utilização desse aplicativo no contexto de sala de aula pode favorecer a aprendizagem do espanhol como língua adicional. Conclusões A intervenção relatada no presente estudo evidenciou que a utilização consciente e planejada de tecnologias digitais no espaço de sala de aula fomenta novas práticas pedagógicas. Essas novas práticas, por sua vez, resultam em uma mudança positiva na postura do estudante, já que ao demonstrar maior interesse e participação durante as aulas, ele é capaz de identificar o que ainda necessita aprender e, com isso, se torna corresponsável pelo seu próprio aprendizado. Entretanto, para que se possam alcançar resultados positivos como o explicitado, ressalta-se a necessidade de atentar para o fato de que, ao utilizar ferramentas tecnológicas como o Plickers, por exemplo, é necessário considerar as habilidades tecnológicas do público-alvo, ou seja, as ferramentas devem ser escolhidas de acordo com as possibilidades do seu contexto. Referências bibliográficas CARVALHO, L. B. de; CARVALHO, T. L. Análise de atividades em aplicativos móveis para a aprendizagem de língua espanhola. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v.9, n.3, p. 386-405, jul./set., 2020. JOHNSON, L.; ADAMS BECKER, S.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A. NMC Horizon Report: 2014 K-12 Edition examines emerging technologies for their potential impact on and use in teaching, learning, and creative inquiry in schools, 2014. PRADO, J. V. do. As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de língua inglesa no terceiro ano do ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2018. RODRIGUES, J.; MUENCHOW, N.; RIBAS, F. A utilização de softwares para o ensino de inglês como L2: o Edilim como ferramenta para promover a aprendizagem na sala de aula invertida. Revista Veredas, v. 21, n. 1, 2017.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUZ, Fernanda Soares; BATISTA, SILVIA CRISTINA FREITAS; CARVALHO, Adelson Siqueira. ESTUDO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: USO DO APLICATIVO PLICKERS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/436751-ESTUDO-DO-ESPANHOL-COMO-LINGUA-ADICIONAL--USO-DO-APLICATIVO-PLICKERS. Acesso em: 07/05/2025

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