A SOBRECARGA DOS CUIDADORES DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 EM MACEIÓ-AL

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A SOBRECARGA DOS CUIDADORES DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 EM MACEIÓ-AL
Autores
  • Kátia Valéria Spencer Veiga
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 27 - Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia: Discussões Sobre Cérebro, Comportamento e Emoções
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/436735-a-sobrecarga-dos-cuidadores-de-pessoas-com-autismo-no-enfrentamento-da-pandemia-covid-19-em-maceio-al
ISSN
Palavras-Chave
Autismo,Cuidadores , Sobrecarga, Saúde Mental
Resumo
A SOBRECARGA DOS CUIDADORES DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 EM MACEIÓ-AL VEIGA, Kátia Valéria Spencer. Mestranda em Sociedade ,Tecnologias e Políticas Públicas- SOTEPP- UNIT-AL katiavaleriaspencer@outlook.com SIMONARD, Pedro Prof. Dr. da Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas -SOTEPP-UNITAL pedrosimonard.souunit@gmail.com. Introdução O Transtorno do Espectro Autista (TEA), corresponde ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças antes dos três anos de idade e com etiologia ainda desconhecida. Estudos da neurociência vêm facilitando no conhecimento nas práticas baseadas em evidências científicas. O título desta pesquisa surgiu a partir das necessidades apresentadas no cotidiano dos atendimentos de Psicomotricidade de crianças e adolescentes do Programa de Atenção à Pessoa com Síndrome do Autismo. O setor de Psicomotricidade promove o acolhimento às famílias antes dos atendimentos. Os instrumentos utilizados são as anamneses/avaliação na perspectiva psicomotora atrelada aos aspectos biopsicossociais adaptados ao contexto da realidade social da instituição. Diante dos relatos das mães cuidadoras de pessoas com TEA, percebemos in loco no ensino presencial o estresse físico e mental delas, devido ao cotidiano em leva-los nos atendimentos educacional, reabilitação que são distantes de suas residências, além do caos econômico e preocupação com a continuidade dos tratamentos até na fase idosa. No período pandêmico, apresentaram queixas como: as perdas de parentes, amigos isolamento, involução clínica e educacional dos filhos(as). O desenho do estudo é pesquisa qualitativa tendo como instrumento a escala de Burn Interview Zarit para cuidadores de pessoas com transtornos mentais por meio grupo whatsapp. A pesquisa qualitativa - Grupo Focal com a participarão de10 mães nas entrevistas semi - estruturadas gravadas no Google Meet, na análise das narrativas delas antes e no período pandêmico. Acreditamos na relevância desta pesquisa como forma de contribuir na qualidade de vida e na diminuição da sobrecarga dos cuidadores de pessoas com TEA, além do acolhimento, de serem ouvidos, receberem orientações em saúde e capacitadas para saberem lidar com a síndrome neuropsiquiátrica complexa. A atenção psicossocial nos serviços de saúde e de assistência dos cuidadores de autistas é contemplado nos princípios do SUS. As pesquisas quanty/qualy são metodologias possam proporcionar práticas baseadas em evidências científicas na busca do tratamento humanizado através da atenção psicossocial dos cuidadores da pessoa com TEA na promoção da saúde e qualidade de vida 1. Fundamentação teórica . Abordagem da Neurociências no Transtorno do Espectro Autista Antes de retratarmos as questões relacionadas a neurociências é interessante sabermos a definição. Aqui durante a pesquisa iremos dialogar de maneira breve e sucinta no tocante ao cérebro humano e seu funcionamento a luz na perspectiva neurofuncional e quais as relações ocorridas em crianças típicas e neurotípicas no processo de desenvolvimento. Somos sabedores de que se trata de uma área complexa onde existe o mapeamento das estruturas cerebrais no intuito de esclarecer por que as pessoas com o transtorno do espectro autista apresentam determinados comportamentos diferenciados uns dos outros. Isto acontece devido a estrutura do neurônio está localizado com déficits na área motora, da linguagem, do comportamento, ocular são motivos relacionados a diversidade dos autistas. Estamos em pleno século XXI, a prevalência de autistas vêm aumentando em nosso cotidiano e estes indivíduos precisam ser incluídos socialmente nas escolas, nos ambientes e nas universidades. Aproveitamos para levarmos informações básicas e necessárias para sabermos lidar e não julgarmos quando estamos no supermercado ouvindo choros, gritos que poderão ser birras que toda criança tem este direito porém até que ponto analisaremos se é algo disfuncional. Iremos abordar brevemente o surgimento dos estudos em neurociências. Dentro do paradigma atual das pesquisas em neurociências, defendemos que o conceito de plasticidade cerebral merece destaque, por significar, em grande medida, uma revolução científica, em função da superação das noções retrógrada cérebro “fragmentado” (em que cada parte, isoladamente, seria responsável por uma função) e “estático” (fixo, imutável) (COSTA, 2019, p.459).A partir do avanço da ciência moderna, ressignificar o conceito de plasticidade cerebral .Então, chegamos a seguinte pergunta: Como o cérebro funciona? O cérebro faz parte do sistema nervoso central (SNC), constituído por bilhões de células nervosas se comunicando uma com outras(sinápses), controlando o nosso sono, fome, movimentos, sentidos, emoções. “Nosso cérebro possui uma incrível capacidade de criar e remodelar suas redes neurais de acordo com os estímulos que recebem. Essa fantástica capacidade é possível graças à plasticidade cerebral. E essa chave para o tratamento do autismo!” (GAIATO,2018, p.74). O cérebro tem a capacidade de modulação, que é possível através de estímulos do ambiente se ligando ao neurônio e modificando a rede de conexões acontecem. No tocante a aprendizagem dos comportamentos que são modificáveis os resultados das funções acontecem a diversidade de estímulos sendo este e objetivo da neuroplasticidade. Os grandes avanços referentes as descobertas na área da neurociências de maneira geral, vem contribuindo na interdisciplinaridade,na investigação e na divulgação de pesquisas sobre o transtorno do espectro autista . Além destes conhecimentos, as abordagens deverão ser múltiplas desde às investigações clínicas, estudos em neuropsicologia que analisam o processamento do funcionamento das funções executivas, planejamento motor, atenção, concentração localizado no lobo pré -frontal do cérebro onde se encontra a área do processamento da área social e emocional. Desde a abordagem terapêutica da forma do “olhar”, as expressões faciais, corporais, oralidade fazendo parte da comunicação .Se estas práticas não forem bem desenvolvidas no contexto humano, torna-se difícil o desenvolvimento da linguagem na mais bela expressão do pensamento, sentimentos e do movimento corporais durante o aprendizado da pessoa autista. 2. Resultados alcançados 2.1. Pesquisa Quantitativa – Escala Burn Interview Zarit - Metodologia: Realizaremos uma pesquisa bibliográfica no intuito de aprofundar os conteúdos de maneira interdisciplinar, além da aplicação da Escala Burden Interview de Zarit, por ser uma escala apropriada para cuidadores de transtornos mentais envolvendo os contextos políticos, econômicos e psicológicos da sobrecarga dos cuidadores de pessoas com TEA via grupo de whatsapp. 2.2. Pesquisa Qualitativa- Grupo focal A metodologia vai ser aplicada no ambiente virtual do Google Meet com 4 perguntas referentes a sobrecarga dos cuidadores antes e durante a pandemia. Analisaremos as percepções dos cuidadores de autistas em relação a saúde física e mental na pandemia covid-19. Serão gravadas as falas e representações no grupo de 5 ou mais dependendo do interesse dos participantes até 10, analisando as percepções e a visão crítica reflexiva no tocante a temática da sobrecarga durante o período pandêmico. Como técnica de pesquisa qualitativa, o grupo focal obtém dados a partir de reuniões em grupo com pessoas que representam o objeto de estudo. O grupo focal tem sido utilizado internacionalmente para a estruturação de ações diagnósticas e levantamento de problemas; para o planejamento de atividades educativas, como objeto de promoção em saúde e meio ambiente. Conclusões A dissertação no momento está em fase de organização e estruturação parcial para a qualificação de mestrado. Ainda teremos longas caminhadas através dos referenciais teóricos e na busca constante de instrumentos metodológicos que nos levarão ao conhecimento empiricamente representado nas relações sociais e representações das narrativas expressas no tempo e na história dos cuidadores informais ou seja mães cuidadoras de pessoas com TEA. Diante da visibilidade desta clientela que através dos movimentos sociais e na luta por serviços educacionais e terapêuticos de qualidade, é uma possibilidade de encontrarmos na coleta dos dados quantitativos e qualitativos para a concretização da análise dos resultados da pesquisa. Cuidar de quem cuida é essencial e terem o acesso para aplicar a Terapia ABA- Análise do Comportamento é fundamental ,sendo atualmente um dos recursos terapêuticos com práticas baseadas em evidências científicas .A capacitação destes cuidadores é fundamental nos resultados dos comportamentos inadequados diminuindo a chance dos quadros clínicos mais severos. . A implementação de políticas públicas no âmbito das instituições tanto da educação como da saúde e na atenção psicossocial dos autistas e de seus cuidadores serão para o longo da vida na promoção da saúde e inclusão social. Referências Bibliográficas ABENETTI, I.C. Recensão da obra “Social Cognition: Development.Neuroscience and Autism”. Trabalho realizado no Departamento de Projetos e Assessoria Pedagógica do Evolução Concursos -Florianópolis -SC, Brasil. Recebido em: 10/02/10 .Aceito em: 10/10/10 Rev Neurocienc 2010;18(4):601-603 GAIATO, M. S.O.S Autismo: Guia Completo para Entender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo N. Versos 2018. GMINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES DE ATENÇÃO À REABILITAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)-BRASÍLIA – DF (2014). OLIVEIRAB.D.C et al. Políticas para o Autismo no Brasil: entre a Atenção Psicossocial e Reabilitação DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.1590/S0103-73312 017000300017 RECEBIDO EM:26/09/2016 APROVADO EM:21/01/2017 SANTOS ,AM.R. Ouvindo Quem Cuida: Qualidade de Vida de Cuidadores de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika. Dissertação de Mestrado SOTEPP, 2020
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VEIGA, Kátia Valéria Spencer. A SOBRECARGA DOS CUIDADORES DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 EM MACEIÓ-AL.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/436735-A-SOBRECARGA-DOS-CUIDADORES-DE-PESSOAS-COM-AUTISMO-NO-ENFRENTAMENTO-DA-PANDEMIA-COVID-19-EM-MACEIO-AL. Acesso em: 06/05/2025

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