UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO
Autores
  • Cátia Valéria da Silva Amaral
  • ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 07 - Educação Profissional e Tecnológica: Espaços, Ensino e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/436657-uma-sequencia-didatica-interdisciplinar---tecnologias-digitais-e-metodologias-ativas-em-foco
ISSN
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, tecnologias digitais, metodologias ativas.
Resumo
Introdução Em meio à pandemia da Covid-19, com o calendário escolar do Instituto Federal Fluminense (IFF) suspenso pela Portaria IFF Nº 164/2020, a professora de Língua Portuguesa (LP), primeira autora deste resumo, propôs-se a manter contato com os estudantes das turmas de primeiro ano do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do campus Campos Guarus, para, a princípio, revisar os conteúdos ministrados no início do ano letivo. Essa ação decorre de uma preocupação com esses estudantes, que demonstraram dificuldades no que diz respeito à leitura e interpretação de enunciados em um teste diagnóstico composto de dez questões, realizado durante as aulas presenciais. Para postagem das atividades de revisão, foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Schoology. A partir da leitura das respostas para o feedback aos alunos, percebeu-se, da parte deles, uma contínua dificuldade para expressar suas ideias e interpretar os enunciados das questões. Da relatada preocupação, surgiu uma proposta de aplicação de uma sequência didática (SD), composta por uma série de atividades envolvendo leitura, interpretação e produção de textos, de forma integrada à disciplina de Biologia. Para a aplicação da SD de forma remota, foi escolhida uma das três turmas de primeiro ano, tendo como critério o grau de dificuldade demonstrado no teste diagnóstico. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou investigar se o uso de tecnologias digitais e de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem poderia promover participação e engajamento dos alunos nas atividades, permitindo contribuir para a melhoria do desempenho discente no uso oral e escrito da língua nos processos comunicativos. 1. Fundamentação teórica A busca por um ensino capaz de motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens integra as ações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e, de acordo com Valente (2014) há grande interesse, por parte dos gestores, na proposição de práticas inovadoras que possam contribuir com o despertar de interesse dos estudantes pelas aulas e, para isso, sugere o uso de metodologias ativas, principalmente as que se desenvolvem por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Segundo Moran e Bacich (2018), essa aprendizagem mediada por metodologias ativas, possibilita um protagonismo dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem. Essa mesma preocupação de incorporar ferramentas digitais ao processo de ensino e aprendizagem é destacada por Moura (2017), uma vez que isso pode trazer contribuições para o alcance dos objetivos propostos pelo educador, tornando a aprendizagem mais interessante, principalmente, por funcionar como motivação aos alunos tão habituados às tecnologias. Neste momento de isolamento social, a aprendizagem ubíqua, citada pela autora, deve nortear os objetivos de ensino: aprender em qualquer lugar e momento. Além disso, por estar hoje o indivíduo inserido num mundo conectado, Morin (2003) pondera que os novos conhecimentos adquiridos não terão sentido se estiverem dissociados, o que ele considera uma inadequação profunda e grave. Para o autor, o retalhamento das disciplinas que, muitas vezes, a escola faz impede que se apreenda a complexidade do conhecimento, considerando-se o sentido literal do termo “complexo”: aquilo que é tecido de forma conjunta. Por isso, ao propor aos alunos atividades integradas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Biologia, foi possível propiciar-lhes oportunidades de vivenciar momentos de aprendizagem construída de forma interdisciplinar, permitindo a conexão dos saberes, em detrimento da compartimentação sempre praticada. Durante o período do distanciamento social, fez-se necessário continuar a oferecer aos discentes oportunidades de crescimento, aprendizado e interação. 2. Resultados alcançados A partir da constatação de que era necessário propor estratégias para um contato mais efetivo com os alunos, as professoras das disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia, de forma remota, utilizando a plataforma jitsi.meet, passaram a se reunir vários dias por semana e a planejar as atividades da Sequência Didática (SD). Foram elaboradas atividades diferenciadas e postadas no ambiente virtual de aprendizagem Schoology para que fossem executadas dentro do prazo estabelecido, com utilização da metodologia da sala de aula invertida, já conhecida pelos alunos desde o ensino presencial. Dentre as atividades, estavam: leitura de textos verbais e não verbais, formulários Google com questões de interpretação de textos e estabelecimento de relação entre eles, uso de vídeos, produção textual (escrita, em vídeo e/ou em áudio), roda de conversa com participação de professores de outras duas disciplinas. A SD foi aplicada ao longo de sete encontros síncronos, além das atividades assíncronas. Como instrumentos de coleta de dados, procedeu-se a duas entrevistas estruturadas com cinco perguntas cada uma. Na entrevista inicial, duas perguntas tiveram foco nas Tecnologias Digitais e Metodologias ativas: “Na sua opinião, a inclusão de uma tecnologia digital no processo de ensino pode contribuir para a melhoria do seu desempenho no uso da linguagem oral e escrita?”; “A proposta de uma metodologia, como a Sala de aula invertida (SAI), que lhe permita um papel mais ativo no processo de ensino e aprendizagem, pode melhorar seu desempenho e torná-lo mais motivado a aprender?”. Na entrevista pós-sequência didática, três perguntas foram diretamente relacionadas às atividades aplicadas e aos recursos utilizados: “O aprendizado dos conteúdos de Língua Portuguesa foi mais interessante com a inserção de uma tecnologia digital – a plataforma Schoology?”; “O fato de ter acesso aos conteúdos antes da aula, por meio das postagens na plataforma, contribuiu para que houvesse mais facilidade na construção do seu conhecimento?”; “Os conhecimentos adquiridos nas aulas de Língua Portuguesa, integradas à disciplina de Biologia, com a aplicação da SD, proporcionaram melhoria no seu desempenho linguístico?”. Não se conseguiu a participação de 100% da turma, que é composta de 18 alunos. Embora apenas um tenha declarado não ter acesso à internet e os demais estarem acostumados ao contato com o mundo virtual, percebeu-se que, por se tratar de uma situação nova e desafiadora para eles em relação ao que se tornou seu principal “meio” de aprendizagem, não houve demonstração do interesse esperado em participar das atividades propostas. Em cada encontro, houve uma média de participação de 40% da turma, o que representou um resultado baixo quantitativamente, entretanto demonstrou, por meio das respostas dos participantes, uma motivação e um engajamento perceptíveis quando entregaram as atividades com cumprimento dos prazos, contribuindo, assim, para desenvolver seu senso de responsabilidade e sua participação, além de melhorar seu desempenho no que se refere à interpretação dos enunciados e à produção textual. Conclusões A partir da aplicação da Sequência Didática aos alunos de uma turma do primeiro ano do curso de Eletrônica do campus Campos Guarus, foi possível constatar a importância de proporcionar aos discentes atividades mediadas por uma tecnologia digital e por uma metodologia ativa, capazes de contribuir para a construção do seu conhecimento, para o desenvolvimento do seu senso crítico e, ainda, para a melhoria do seu desempenho no uso da língua oral e escrita. A experiência foi também de grande relevância para os docentes participantes, que tiveram oportunidade de integrar disciplinas diferentes, sintonizando pontos comuns, proporcionando uma interação de saberes. Vale ressaltar que as atividades podem ser adequadas a outras disciplinas para a sua realização, conforme cada proposta de ensino. A partir desse conjunto de atividades, espera-se vislumbrar mais possibilidades de aplicações futuras em outros processos de ensino e aprendizagem. Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 maio 2019. MORAN, José; BACICH, Lilian. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. MORIN, Edgar. Tradução Eloá Jacobina. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Disponível em: https://docero.com.br/doc/x5eex Acesso em: 13 jul. 2020. MOURA, Adelina. Metodologias de aprendizagem que desafiam alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 2017. VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Cátia Valéria da Silva; MANSUR, ANDRE FERNANDO UEBE. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/436657-UMA-SEQUENCIA-DIDATICA-INTERDISCIPLINAR---TECNOLOGIAS-DIGITAIS-E-METODOLOGIAS-ATIVAS-EM-FOCO. Acesso em: 20/05/2025

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