OS MÚLTIPLOS TIPOS DE FAMÍLIA E OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS PRECONCEITOS SOCIAIS

Publicado em 23/12/2021

DOI
10.29327/154029.10-65  
Título do Trabalho
OS MÚLTIPLOS TIPOS DE FAMÍLIA E OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS PRECONCEITOS SOCIAIS
Autores
  • Jackeline Barcelos Côrrea
  • Sheila Campos de Souza
  • Amaro Sebastião De Souza Quintino
  • Shirlena Campos
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 25 - Direitos Humanos, Diversidade e Ações Afirmativas
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/436350-os-multiplos-tipos-de-familia-e-os-desafios-relacionados-aos-preconceitos-sociais
ISSN
Palavras-Chave
TIPOS DE FAMÍLIA, DESAFIOS, PRECONCEITOS SOCIAIS
Resumo
Introdução Estamos diante de uma nova era do entendimento do conceito de família na sociedade. O século XXI está mesclado por diversas transformações sociais, e quando o tema é família, isso não é diferente. A família contemporânea é completamente distinta dos padrões pré-definidos antigamente, em que na família nuclear, formada por mãe, pai e filho e todos tinham os seus deveres estabelecidos pela sociedade conservadora. O pai na condição de provedor, trabalhava para sustentar a casa, e a mulher era encarregada dos serviços domésticos e arcava com a tarefa de cuidar e educar os filhos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções e vivência de crianças de diferentes tipos de família que ainda sofrem preconceitos em diversos espaços sociais. Como metodologia tomou-se como base a análise de conteúdos amparada pelos estudos da Laurence Bardin (2010) para uma análise qualitativa. Partindo dessas premissas, observa-se que o papel da família necessita de ser compreendido melhor, uma vez que está diretamente ligada à educação dos filhos e, consequentemente, ao enfrentamento dos preconceitos e desafios acometidos pela sociedade. 1. Fundamentação teórica A família apresenta papel importante na vida dos seus filhos, ela interfere na sua formação social, cognitiva, afetiva e moral. É na família que se transmite regras e valores de acordo com suas culturas. Atualmente, homens e mulheres trabalham para contribuir na renda familiar, o pai auxilia nos serviços domésticos e na educação dos filhos. Sabemos também que, o termo família não se constitui mais somente com pai, mãe e filho(s), mas sim por uma união entre pessoas que compartilham afinidades e decidem viver juntas, quer seja, a família é feita de laços que ultrapassam a correlação sanguínea. Segundo Lima (2019): Podemos considerar família todos aqueles ligados por um vínculo afetuoso, e que convive em um mesmo ambiente, tendo ou não vínculo biológico, de maneira que a definição de família deixa de ser aquele vigente e passa a ter uma concepção humana ampla (LIMA, 2019, p. 11). A família é a primeira instituição que estabelece aprendizagem e convívio social com a criança. Portanto, cabe à mesma ensinar valores, bons hábitos e educá-las para que futuramente sejam adultos autônomos com suas culturas construídas, além de ser um cidadão bem resolvido, tanto em seus aspectos pessoais quanto aos coletivos. A família constitui a dinâmica integração das relações de um afetuoso invento, cognitivo e social, que permanecem em diversas classes históricas de certo grupo social. A família é o útero da aprendizagem humana, com significado e prática cultural própria que gera modelo de semelhança interpessoal e de edificação coletiva e individual (POLONIA; DESSEN, 2007). Conhecimentos e acontecimentos familiares propiciam a constituição de ações, repertórios comportamentais e de resoluções de problemas com significados particulares e universais. Essas vivências associam a experiência individual e coletiva que interfere, organiza e a transforma em uma unidade dinâmica, e a escola tem um papel importante nesse processo. A participação e interação entre a família e a escola proporciona à criança maiores chances de se desenvolver e adquirir uma educação de qualidade, de apreensão de uma cultura de respeito, pois, assim, ela se sentirá mais confortável e segura na sociedade. Desta maneira, cabe às duas instituições se conectarem e reforçar os seus laços, em prol de fornecer o melhor para as crianças, pois não basta apenas colocá-las na sala de aula, é preciso incluí-las totalmente no processo e buscar metodologias que as façam evoluir cada vez mais e se sentirem pertencidas, respeitadas, independente da configuração de família a que pertencem. 2. Resultados alcançados Existem no mundo diferentes tipos de famílias, família com pai, mãe e filhos, família só com o pai, família só com a mãe e filhos, família em que os avós são os pais, família com um casal e um cachorro, família com dois pais, família com duas mães, família com pais divorciados que vivem na mesma casa, família de sangue e família do coração. Fala-se, aqui, das famílias caracterizadas como Família “Tradicional”, União Estável, Família Homoafetiva; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental, Família Reconstituída, dentre outras. Assim, pode-se dizer que hoje o que dá forma às relações familiares é, especialmente, a afetividade. Apesar do avançar de configurações de família, ainda há preconceito e desinformação na sociedade. Estudos evidenciam que não seguir um modelo familiar baseado em uma relação heterossexual monogâmica em que o pai é a figura-chefe não traz patologias ou distúrbios de comportamento diferentes dos que já acontecem nos novos modelos de família, o que contribui para minimizar os preconceitos. Esta pesquisa destaca a importância de produzir um relato de como são as percepções das crianças (PC) em relação aos seus responsáveis. PC 1- “Meus amigos acham estranho eu ter um pai e duas mães, o meu pai foi embora de casa, e desde pequeno tenho duas mães, eu entendo mas as pessoas acham estranho... mas elas cuidam de mim... PC 2- “Eu gosto muito dos meus dois pais, é melhor do que não ter nenhum, o meu pai de verdade morreu e meu padrinho virou meu pai, ele e o namorado dele.” PC 3- “A minha mãe é minha avó. A minha mãe foi morar em Portugal e me deixou com ela e minha tia que é doente. Essa é minha família... tem... Tem... também o gato.” Nos depoimentos das crianças entrevistadas, percebe-se que a família tem função determinante na vida dos filhos, pois é no meio familiar que acontece o desenvolvimento das suas primeiras aptidões, os primeiros ensinamentos por meio da educação caseira na qual o filho aprende a respeitar os seus semelhantes, a viver com normas que foram criadas e reformuladas no transcorrer do desenvolvimento da sociedade. A nova ideia de família é fundada no pluralismo, afetividade, solidariedade e igualdade. Deste modo que a mesma passa a ter importante função no crescimento de seus membros e da sociedade. Já na percepção dos responsáveis (PR): PR 1- “Recebi muitas críticas, quando falei que queria adotar uma criança, a sociedade me julgou por morar com meu namorado, sendo um casal gay. Diziam que a criança seria gay também, por ver uma relação homossexual dentro de casa, e que não teríamos condições de educar uma criança dentro dos princípios básicos, dando uma base familiar para a criança, pois a nossa situação induziria a sexualidade da criança” (M. F. T., solteiro, 32 anos). PR 2- “Eu amo meu neto, é como se fosse meu filho. Sei que seus pais trabalham demais e não tem tempo para dar muito carinho e atenção a ele. Mas meu amor é maior que tudo. Ele sempre procura o ombro da avó quando precisa, e isso me faz muito feliz, me sinto útil para alguém...”. (C. A. G., solteiro, 58 anos). PR 3- “Gente sofri muito preconceito no início, inclusive na escola de meu filho, quando a diretora perguntou se eu era mãe, eu disse que sim. A diretora perguntou: quem é a outra que veio buscar ontem? Eu respondi: É a outra mãe dele. Ela ainda indagou: Ele tem duas mães? Respondi: Sim, somos casadas. Ela toda desconfiada respondeu: Ah sim, somos casadas (M. F. T.,casadas, 33 anos). A partir dos depoimentos dos responsáveis podemos considerar que família são todos aqueles ligados por um vínculo afetuoso, que convivem no mesmo ambiente, tendo ou não vínculo biológico, de maneira que a definição de família deixa de ser aquele vigente e passa a ter uma concepção humana em sua dimensão total. Cada família precisa conscientizar-se dos novos conceitos, e a partir deles emergir uma maneira inédita de formar um grupo familiar com papéis, direitos e deveres que acolham aos que dele participam. Nas atuais construções sociais, as complexas reformulações íntimas na família estão sem modelo preestabelecido. Nesta reformulação, as ações de gênero são decisivamente questionadas e comprimidas a modificar-se (BATTAGLIA, 2002). No entanto, considera-se que no presente trabalho há algumas considerações sobre os diferentes tipos de família, que podem ser preenchidas por outras reflexões sobre o tema pesquisado, trata-se de um tema resistido pela sociedade tradicional e conservadora, mas é a realidade da nova concepção da família, tanto para a sociedade quanto para a criança. Conclusões Evidenciou-se que há múltiplos tipos de família, e são diversos os desafios relacionados aos preconceitos sociais, a partir da literatura consultada constatou-se uma falta de comunicação entre a família e a sociedade na qual o indivíduo está inserido. É preciso romper com os preconceitos em relação aos novos arranjos familiares. Referências bibliográficas BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2010. BATTAGLIA, M. C. L. Terapia de família centrada no sistema. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: www.rogeriana.com/battaglia/mestrado/tese02.htm. Acesso: 15 set. 2021. LIMA, L. B. Os Papéis da família e escola e os desafios enfrentados. 2019. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/19997/1/PDF%20-%20Lindomar%20Bezerra%20de%20Lima.pdf Acesso em: 14 set. 2021. POLÔNIA, A. C; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. In: Psicol. Esc. Educ. 2005, vol. 9, n. 2, pp. 303-312. ISSN 1413-8557. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012>. Acesso em: 13 set. 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CÔRREA, Jackeline Barcelos et al.. OS MÚLTIPLOS TIPOS DE FAMÍLIA E OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS PRECONCEITOS SOCIAIS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/436350-OS-MULTIPLOS-TIPOS-DE-FAMILIA-E-OS-DESAFIOS-RELACIONADOS-AOS-PRECONCEITOS-SOCIAIS. Acesso em: 22/05/2025

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