HOME OFFICE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO REMOTO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE-UENF

Publicado em 23/12/2021

DOI
10.29327/154029.10-106  
Título do Trabalho
HOME OFFICE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO REMOTO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE-UENF
Autores
  • Alice de Souza Tinoco Dias
  • Altobelly Mattos Gomes Miranda
  • Tércio Abreu da Fonseca
  • Rosallee Santos Crespo Istoe
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/435492-home-office-em-tempos-de-pandemia--um-estudo-sobre-o-trabalho-remoto-desenvolvido-pelos-professores-do-curso-de-p
ISSN
Palavras-Chave
Home Office, Pandemia, Professor
Resumo
Introdução No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a Pandemia da Covid 19, gerando diversas incertezas e mudanças na vida da população mundial. Medidas urgentes foram necessárias para o controle da disseminação da doença, dentre as quais, destaca-se o isolamento social. A restrição da circulação de pessoas foi considerada crucial para conter o vírus, mas, do ponto de vista social, a medida trás mudanças abruptas no estilo de vida da população, que precisou restringir suas atividades a seus lares, e se adaptar às novas formas de executá-las. Nesse contexto, a implementação do home office em caráter de urgência, tornou-se imprescindível para garantia da continuidade da prestação de serviços em diversos setores da economia, e aqui, destacamos o trabalho remoto do professor. O presente artigo tem por objetivo compreender as principais mudanças e desafios enfrentados pelos professores durante o período pandêmico, em virtude da instalação do trabalho remoto emergencial. A pesquisa se justifica, pois diante do cenário da crise sanitária da Covid 19, e consequente isolamento social, a modalidade remota de labor, foi emergencialmente imposta em vários setores e instituições de ensino no Brasil, impactando a vida dos professores e dos estudantes, tanto no ponto de vista profissional e educacional, quanto no aspecto social, pessoal e psicológico. Portanto, torna-se imprescindível um estudo aprofundado acerca da percepção dos professores, sujeitos desta pesquisa, sobre essa nova realidade vivenciada, considerando, ainda, suas percepções sobre o impacto do modelo remoto ensino, na qualidade das aulas e do labor prestado, bem como suas perspectivas para o futuro das atividades remotas no período pós-pandemia. A metodologia aplicada será de cunho descritivo, e de natureza qualitativa e quantitativa, a coleta de dados será realizada por intermédio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa, que serão os professores do curso de Pós-Graduação da UENF, no programa dos e Cognição e Linguagem. 1. Fundamentação teórica Em dezembro de 2019, em Wuhan, na China, foram identificados casos de pneumonia viral ocasionados pelo vírus SARS-CoV-2, um vírus de RNA envelopado, pertencente à família Coronaviridae (HUANG et al., 2020). O território de Wuhan foi favorável à disseminação do vírus, uma vez que é um dos maiores centros de transporte, comércio e indústria da China; possuindo o maior aeroporto, um porto de águas fluviais e uma estação de trem no centro da China, com cerca de 30.000 passageiros circulando diariamente por diversas localidades (CARDOSO et al., 2020). Por se tratar de um vírus com alta capacidade de transmissão interespécie, no dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional (ONYEAKA; ZAHID; PATEL, 2020). A transmissão do SARS-CoV-2 ocorre, majoritariamente, por gotículas dispersas pela tosse, fala ou espirro; ou pelo contato das mãos com superfícies contaminadas, seguido do contato direto com a mucosa da boca, olhos ou nariz (CARDOSO et al., 2020). A transmissibilidade entre os infectados ocorre em torno de 7 dias após início dos sintomas, que podem ser a cefaleia, congestão nasal, tosse seca ou produtiva, febre, mialgia, distorção ou diminuição do senso do paladar e diminuição ou perda absoluta do paladar as sintomatologias mais comuns, enquanto dores de garganta e manifestações gastrointestinais podem ocorrer em menor frequência, Nos casos mais graves podem ser vislumbradas pneumonia taquipneia e dispneia (CARDOSO et al., 2020). Até o dia 21/10/2021 havia 242 milhões de casos notificados de COVID-19 no mundo e 4,92 milhões de mortes. No mesmo período, o Brasil contabilizava 27,7 milhões de casos notificados e 604 mil mortes (CORONAVÍRUS, 2021). A pandemia obrigou que diversos países do mundo, incluindo o Brasil, adotassem medidas de isolamento social como forma de contenção da doença. Tal medida levou ao fechamento de escolas, bares, restaurantes, academias, igrejas, etc., o que forçou com que diversos setores produtivos do país a se adequarem aos novos moldes de trabalho, tais como as atividades feitas a partir de casa, gerando uma mudança abrupta na vida de trabalhadores e estudantes. O trabalho remoto (home-office) é uma modalidade que permite com que o trabalhador cumpra suas atribuições em casa ou de qualquer outro lugar com acesso a tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de suas atividades. Para Di Martino e Wirth (1990) essa modalidade pode ser definida como a realização de atividades de cunho profissional fora do local de trabalho, possibilitadas por meio do uso de tecnologias. Com seu advento, “o trabalho se libertou da noção costumeira de espaço geográfico. O binômio empresa-trabalhador não é mais suficiente para dar conta da complexidade do mundo laboral atual”. (JUNIOR, 2021, p. 137). Essa modalidade de trabalho, ao contrário do que muitos pensam, não surgiu durante a pandemia da COVID-19, mas a situação atual fez com que sua expansão se intensificasse, devido às exigências sanitárias estabelecidas por órgãos oficiais de controle, que impuseram a necessidade urgente do distanciamento social. No Brasil, o trabalho remoto passou a ser uma realidade a partir de década de 90, como resultado da globalização e reestruturação dos setores produtivos, surgindo como uma nova opção de trabalho mais flexível, acarretando uma redução dos custos com trabalhadores e mais agilidade na execução das tarefas (NOGUEIRA; PATINI, 2012). Para Rafalski e Andrade (2015) a modalidade de trabalho remoto ou home-office é fruto do rápido advento da globalização, que acarretou a implementação de novos moldes nas configurações sociais, econômicas e tecnológicas, impactando fortemente nas relações de trabalho. No que tange ao âmbito educacional, o modelo remoto buscou, desde o início da pandemia, alternativas para continuidade do ano letivo sem que houvesse necessidade de frequentar o ambiente escolar, por meio de atividades síncronas e assíncronas e com o auxílio das novas tecnologias de informação e comunicação, a partir da adoção de metodologias alternativas, até então, nunca pensadas, acarretando transformações e mudanças significativas no processo de ensino (MARQUES et al, 2021). A fim de que pudesse dar continuidade ao ano letivo, o governo estadual do Rio de Janeiro desenvolveu estratégias que possibilitassem dar continuidade ao calendário acadêmico, por meio da Educação à Distância, o que impactou diretamente o cotidiano de alunos, professores e outros trabalhadores da educação. Tal continuidade só foi possível devido ao uso de recursos tecnológicos. Por outro lado, a imposição do trabalho remoto no âmbito educacional afetou diretamente a vida dos professores e servidores da educação, trazendo inúmeras dificuldades e desafios a serem enfrentados. Para Marques et al. (2021), a gestão democrática, o trabalho pedagógico e a formação de professores são elementos fundamentais que devem fomentar as discussões acerca das vantagens, desvantagens e superação das dificuldades do ensino/trabalho em tempos remotos. 2. Resultados alcançados A pesquisa parte de uma análise do trabalho remoto emergencial prestado pelos professores da Pós-Graduação Curso de Cognição e Linguagem da UENF, durante a pandemia do COVID 19, onde pretende-se aferir os desafios e dificuldades enfrentados pelo corpo docente desta instituição, na urgente transição do trabalho presencial para o trabalho remoto em virtude da crise sanitária. Questões relacionadas à adaptação dos docentes ao trabalho remoto, ao grau de satisfação com essa forma de labor e a qualidade das aulas remotas, as dificuldades enfrentadas na utilização dos meios tecnológicos e plataformas digitais, bem como as vantagens e desvantagens desta forma de trabalho fazem parte do resultado esperado nessa pesquisa. Os dados serão colhidos por meio de um questionário desenvolvido pelo Google Forms e aplicado aos docentes do Programa de Pós-Graduação do Programa de Cognição da UENF. Conclusões A luz da pesquisa, conclui-se que a implementação do trabalho remoto interferiu diretamente na vida do trabalhador que precisou se adaptar a esta nova forma de labor, que se utiliza de meios tecnológicos, que possibilitam o trabalho a distância. Desafios como o uso das plataformas digitais, interação com as TICs, desenvolver metodologias apropriadas para aulas remotas, são algumas das dificuldades apresentadas. O trabalho remoto se destaca como importante ferramenta para garantir a continuidade da prestação de trabalho e do ensino, durante a pandemia do COVID 19 e contribui para o isolamento social, preservando a vida dos professores, alunos, familiares e sociedade como um todo. Acrescenta-se que, com o desenvolvimento tecnológico acelerado, o mundo já caminhava para essa nova era digital, e a pandemia, antecipou esse novo tempo, restando claro que o modelo remoto será adotado para além do período pandêmico. Referências bibliográficas CORONAVIRUS BRASIL. Painel Coronavírus, 2021. Painel Geral. Disponível em < https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em 08 out. 2021. JUNIOR, N. R. P. O teletrabalho nos tempos da velocidade e aceleração. Revista Interdisciplinar de Direito, Valença, v. 19, n. 1, p. 134-152, 2021. Disponível em < https://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/1087>. Acesso em 10 out. 2021. MARQUES, R.; FRANGUAS, T.; CAMPOS, M. A. T. Os professores frente ao trabalho remoto: a Covid-19 como determinante para uma “virtualização de emergência”. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 778-799, 2021. Disponível em < https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11041>. Acesso em 11 out. 2021. NOGUEIRA, A. M.; PATINI, A. C. Trabalho Remoto e desafios dos gestores. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 121-152, 2012. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79292>. Acesso em 10 out. 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
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DIAS, Alice de Souza Tinoco et al.. HOME OFFICE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO REMOTO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE-UENF.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/435492-HOME-OFFICE-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA--UM-ESTUDO-SOBRE-O-TRABALHO-REMOTO-DESENVOLVIDO-PELOS-PROFESSORES-DO-CURSO-DE-P. Acesso em: 27/05/2025

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