A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O FOCO O TREINAMENTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O FOCO O TREINAMENTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL
Autores
  • Thiago Azevedo da Silva
  • Jackeline Barcelos Côrrea
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/434267-a-autorregulacao-da-aprendizagem-com-o-foco-o-treinamento-de-atletas-profissionais-de-futebol
ISSN
Palavras-Chave
Autorregulação, futebol, atletas
Resumo
A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O FOCO O TREINAMENTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL THIAGO AZEVEDO DA SILVA Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da acadêmica da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Bolsista FAPERJ professorthiagoazevedo@hotmail.com JACKELINE BARCELOS CORRÊA Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da acadêmica da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Bolsista FAPERJ jack.barcelos1@hotmail.com ELIANA CRISPIM FRANÇA LUQUETTI Professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF elinafff@gmail.com Introdução No futebol, atletas têm buscado cada vez mais o desenvolvimento das suas habilidades, para alcançar sucesso dentro de campo. Reconhecem a necessidade, para o seu bom desempenho, de estarem preparados tecnicamente, taticamente, fisicamente e psicologicamente para atuarem durante as partidas, pois um atleta bem treinado poderá ter um melhor desempenho, contribuindo para o êxito de sua equipe. Zimmerman (2010), Pintrich (2010), especialistas na autorregulação da aprendizagem, enfatizam que em todas as áreas profissionais o comportamento autorregulado contribui para o bom desempenho da pessoa que almeja alcançar determinado objetivo. Dessa forma, este texto irá abordar características do comportamento autorregulado de atletas profissionais de futebol nos treinamentos e a importância desse comportamento para o bom desempenho no devido ambiente. Ressalta-se que o construto da autorregulação da aprendizagem é multidimensional, incluindo as dimensões metacognitiva, motivacional, comportamental e do ambiente. Cada uma dessas dimensões engloba variáveis que devem ser observadas durante as fases de realização das tarefas (antes, durante e após). 1 Fundamentação teórica Segundo Drubscky (2003), a teoria do conhecimento e a prática caminham juntas na evolução do treinamento esportivo. Nos últimos anos, o futebol tem se destacado pelo grande avanço na área do treinamento e, consequentemente, na performance dos atletas e das equipes. A implantação de métodos de campo acompanhado de um importante aparato eletrônico e informatizado fez com que o nível do esporte tivesse grande evolução. Concepções táticas variadas, didáticas, modelos de treinos diferenciados, a chegada de novas ciências e as avaliações físicas são algumas áreas que mudaram o futebol atual em relação ao passado. Os benefícios da evolução científica do treinamento esportivo estão facilmente ao alcance dos profissionais envolvidos no devido desporto (DRUBSCKY, 2003). Com isso, a autorregulação vem ser mais uma ciência a alcance desses profissionais, que poderá contribuir para o desenvolvimento dos mesmos e do futebol. Alguns pesquisadores, que desenvolvem trabalhos dentro da autorregulação e do desempenho esportivo, como, por exemplo, Anshel e Porter (1996), têm demonstrado que a autorregulação pode afetar positivamente a performance do atleta. Os mesmos autores ainda informam que atletas que não conseguem se autorregular poderão estar sujeitos a não dar o melhor de si. Neste sentido, o artigo irá abordar alguns fatores importantes da autorregulação da aprendizagem, tendo como referência as dimensões/fases apresentadas por Pintrich (2010), Zimmerman (2010) e outros. No que diz respeito a dimensão metacognitiva, Brown (1978) cita que tal aspecto são os mecanismos autorregulatórios utilizados pelas pessoas durante a resolução de um problema ou diante do enfrentamento de uma tarefa. No contexto do treinamento, tal aspecto é analisado a todo instante através de jogadas rápidas conforme a dinâmica do jogo. Outra dimensão que faz parte do construto da autorregulação é a dimensão motivacional. No contexto do treinamento de futebol, é importante que o jogador procure entender o motivo da tarefa, pois tal fato irá contribuir para sua motivação. É valido ressaltar que algumas vezes o atleta não se sente motivado a realizar uma tarefa por motivos pessoais, ou pelo grau de dificuldade da mesma. Outra ação autorregulada importante diz respeito à auto-observação do comportamento (dimensão comportamental). Zimmerman (2010) chama atenção sobre a necessidade de alteração de procedimentos, caso o sujeito não atinja os objetivos planejados. Dessa forma, é importante que o atleta esteja atento a situações durante o treinamento que possam leva-lo a não alcançar o resultado desejado. Por fim, a outra dimensão que enfatiza o modelo autorregulatório, diz respeito a dimensão contextual, que diz respeito ao estado do local/ambiente que é executado a tarefa. No contexto do futebol podemos destacar alguns como a presença ou não da torcida, a presença do adversário e o tipo de campo. 2. Resultados alcançados Quanto a dimensão metacognitiva, é importante que o atleta tenha o hábito de refletir sobre estratégias, pelas inúmeras situações-problemas que ocorrem durante o treino ou em uma partida, e até mesmo identificar se há de fato outra opção para a resolução da tarefa. Faz-se também necessário que o treinador estimule o jogador a pensar na resolução da ação, que o estimule a desenvolver estratégias. Zimmerman (2010) afirma que uma das características do comportamento autorregulado diz respeito ao uso que o indivíduo faz de estratégias. Em relação a dimensão motivacional faz necessário que o treinador tenha o hábito de informar ao atleta a respeito da importância de determinado treinamento para uma situação de jogo. Infelizmente, o que se observa, são alguns jogadores desempenhando uma tarefa sem saber o porquê da mesma. Quanto a dimensão comportamental, é preciso que o atleta se auto avalie, faça diagnóstico da causa de dificuldade e selecione estratégias para alcançar o sucesso esperado no desempenho da tarefa. No que diz respeito a dimensão contextual, faz-se necessário, entretanto, que o atleta procure se adaptar a certos ambientes, a adequar-se ao contexto de acordo com suas possibilidades, tendo em vista o melhor desenvolvimento de suas capacidades. Considerações Através deste estudo podem-se observar as características e a importância do comportamento autorregulado, nas diferentes dimensões/fases no treinamento de atletas profissionais de futebol, sendo no aspecto cognitivo/metacognitivo, destacou-se a importância de o atleta ter o hábito de refletir sobre as estratégias durante a resolução de uma ação dentro do treinamento/jogo. Na fase/dimensão motivacional, observou-se a importância dos atletas se sentirem motivados, pois dessa forma realizarão os treinamentos com mais competência e qualidade. Na dimensão comportamental, evidenciou-se a importância de os atletas estarem atentos às situações em que são necessárias alterações de procedimentos, caso o sujeito não atinja os objetivos planejados. Quanto a dimensão contextual, observou-se a necessidade de o atleta analisar as condições do local, diagnosticando os pontos positivos que irão contribuir para o bom desempenho da tarefa e também os pontos negativos, elaborando estratégias para que fatores ambientais não venham comprometer seu desempenho. Referências bibliográficas ANSHEL, M. H.; PORTER, A. Self-regulatory characteristics of competitive swimmers as a function of skill level and gender. Journal of Sport Behavior, 19, p. 91-110, 1996. BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, R. Advances in intructional psychology. Hillsdade, N.J.: Erlbaum, p. 77-165, 1978. DRUBSCKY, R. O Universo Tático do Futebol Escola Brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003. PINTRICH, P. R. The Role of goal orientation in self-regulated learning. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.R.; ZEIDNER, M. Handbook of self-regulation. Academic Press, 3ª ed. San Diego, 2010. ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: A social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M., PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. Handbook of Self-Regulation. New York: Academic Press, p.13-39, 2010.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Thiago Azevedo da; CÔRREA, Jackeline Barcelos; LUQUETTI, Profª. Drª. Eliana Crispim França. A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O FOCO O TREINAMENTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/434267-A-AUTORREGULACAO-DA-APRENDIZAGEM-COM-O-FOCO-O-TREINAMENTO-DE-ATLETAS-PROFISSIONAIS-DE-FUTEBOL. Acesso em: 06/06/2025

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