TELENOVELA: UMA NARRATIVA TRADICIONAL NA ERA DA CONVERGÊNCIA

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
TELENOVELA: UMA NARRATIVA TRADICIONAL NA ERA DA CONVERGÊNCIA
Autores
  • ANDERSON PHILLIP PERRI
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 32 - Estudos interdisciplinares de televisão
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/432668-telenovela--uma-narrativa-tradicional-na-era-da-convergencia
ISSN
Palavras-Chave
telenovela, convergência, transmídia, folhetim
Resumo
Introdução O hábito do brasileiro de assistir à novela se mostra ainda muito presente, mesmo na contemporaneidade, em um universo crescente de opções de produtos audiovisuais, graças ao advento da internet e as empresas de streaming, em especial. Dentro deste contexto, muito se é falado na era da convergência, em que diferentes mídias dialogam, colidem e se cruzam, em que há uma maior interação entre emissor e receptor, graças muito as redes sociais, que cada dia ganha mais força na sociedade. O autor Henry Jenkins, aborda esta temática e discorre sobre narrativas transmidiáticas, em que histórias do mesmo universo, são contadas em diferentes plataformas. Aqui no Brasil, muito se abordou sobre este tipo de narrativa em relação a telenovela, principalmente na interação TV e internet, e entre público e produtor, que passou a ser mais ativo dentro da conectividade. Mas esta construção transmidiática vem perdendo força nos últimos anos, ao contrário do que poderia ser elucubrado no começo da década passada. O espetáculo diário oferecido pela telenovela, como cunhou Glória Perez, talvez seja conteúdo suficiente para o público que acompanha há décadas este produto audiovisual sem utilizar outras ferramentas além da televisão. 1. Fundamentação teórica Esta pesquisa visa debater essas questões, através de dados, análise de telenovelas e conteúdos on-line ligados ao universo do folhetim, tanto produzido pelo próprio emissor/cânone, como também pelo receptor, dentro do contexto da convergência e da conectividade, e de outros produtos audiovisuais, como filmes e series, que dialogam com a perspectiva transmidiática. O histórico e o contexto da telenovela brasileira serão analisados através de leituras de obras e artigos que abordam a temático, assim como análises de índices relacionados a este produto cultural de massa. Entrevistas com profissionais ligados a produção e realização desse conteúdo e com acadêmicos que estudam o assunto serão base também para esse estudo. A pesquisa aborda a construção da telenovela como um produto cultural do brasileiro, que há décadas se concretizou como um hábito e segue sendo a narrativa mais consumida no Brasil, utilizando-se de uma linguagem folhetinesca e melodramática, que acaba por influenciar até outros produtos audiovisuais. Bebendo de autores que analisam a força do meio audiovisual, como Giuseppe Mininni e pensadores que debatem as transformações e permanências em nossa sociedade, como Gilles Lipovetsky, a dissertação destaca o êxito do folhetim eletrônico na contemporaneidade, fragmentada, múltipla e conectada. Além disso, visa relacionar o contexto da telenovela brasileira ao panorama de narrativas transmidiáticas na era da convergência e os motivos que talvez façam com que esta prática não se concretize como acontece com series e filmes norte-americanos como abordado por Henry Jenkins. De modo geral, a análise bebe da fonte do escritor americano, debatendo com outros autores que usam o teórico americano em seus escritos, como o argentino Carlos Scolari e a pesquisadora americana Marie-Laura Ryan. No Brasil, em diálogos com a telenovela, destaco os estudos da autora Maria Immacolato de Vassalo Lopes, Coordenadora da Rede Obitel Brasil de Pesquisadores da Ficção Científica, um dos principais grupos de estudo sobre o tema no país, que nos últimos anos, vem destacando a relação da produção ficcional folhetinesca no país com a internet, sublinhando ações transmidiátias e a força das plataformas de streaming na contemporaneidade; e também da professora Yvane Fechine, que cunha o termo transmidiação, e aborda a perspectiva da ressonância e da explanação narrativa. Conclusões 2. Resultados alcançados A pesquisa está em construção, mas através de leituras, análises e principalmente por entrevistas com profissionais da área, há a percepção que as narrativas transmidiáticas em telenovelas, tão celebradas em artigos e pelo próprio mercado, foi perdendo a força nos últimos anos, sendo que casos que ganharam maior notoriedade, como da personagem Vivi Giuedes, da novela A Dona do Pedaço (2019), a expansão do conteúdo do folhetim para outra mídia, no caso as redes sociais, foi muito mais em um perspectiva de marketing/comercial, do que de uma construção narrativa que o público teve acesso para se aprofundar naquele universo ficcional. Por diferentes motivos, muito ligado a força do hábito e da cultura do brasileiro em acompanhar o folhetim pela televisão, se há um entendimento deste autor, que a dinâmica da audiência televisiva nacional da telenovela diverge daquela dinâmica apontada por Henry Jenkins, quando analisa e pontua exemplos ligados ao cinema e a televisão seriada norte americana Também, pelo modelo de negócio, pela estrutura e pela logística da confecção e realização da telenovela no Brasil, ações transmidiáticas, abordando expansão narrativas e produção coletiva com auxílio do público, são difíceis de serem concretizadas. Autores, produtores e pesquisadores do meio, relacionados a telenovela, auxiliaram, através de seus depoimentos, a construção desta análise. Destaco a participação da autora Rosane Svartman, responsável por folhetins de sucesso, como "Malhação Sonhos" e "Totalmente Demais", que alcançaram uma grande audiência e tiveram narrativas e ações transmidiáticas com a participação do público também. 3. Conclusões Como previamente apontado, as conclusões que está pesquisa vem aferindo se relaciona a dificuldade da concretude das ações transmidiáticas, pensando na expansão narrativa e na relação de colaboração entre emissor e público. Tanto, que o departamento de Transmídia, dentro da TV Globo, uma das principais produtoras de telenovelas do mundo e objeto de destaque na dissertação, foi encerrado recentemente, contrariando o que fora projetado no começo da década passada, quando os estudos de Henry Jenkins atingiu uma boa popularidade entre os estudiosos e profissionais do mercado. Pelas entrevistas e leituras, percebe-se tanto uma dificuldade na realização por parte do produtor destas ações, por conta do modelo de negócio como pelo próprio público da telenovela brasileira. Referências bibliográficas CALABRE, Lia. O Rádio na sintonia do tempo: Radionovelas e Cotidiano. Rio de Janeiro Casa de Rui Barbosa, 2006 JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008 LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; BORELLI, Silva Helena Simões; RESENDE, Vera Rocha. Vivendo com a telenovela – mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002 LIPOVETSKY. G. & SERROY, J. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. MININNI, Giuseppe. Psicologia Cultural da Mídia. São Paulo: A Girafa Editora, 2008
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERRI, ANDERSON PHILLIP. TELENOVELA: UMA NARRATIVA TRADICIONAL NA ERA DA CONVERGÊNCIA.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/432668-TELENOVELA--UMA-NARRATIVA-TRADICIONAL-NA-ERA-DA-CONVERGENCIA. Acesso em: 16/05/2025

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