A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE AOS OLHARES DO CURSO DE PEDAGOGIA À LUZ DA LEI Nº 10.639/03.

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE AOS OLHARES DO CURSO DE PEDAGOGIA À LUZ DA LEI Nº 10.639/03.
Autores
  • Rita de Cássia Gonçalves Viana
  • PRISCILLA DE SOUZA COELHO OLIVEIRA
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 16 - Educação, Memória, História
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/432151-a-importancia-da-cultura-afro-brasileira-nos-livros-didaticos-de-historia-nos-anos-iniciais--uma-analise-aos-olha
ISSN
Palavras-Chave
livros didáticos de história, Lei 10.639/03, cultura africana, afro-brasileira
Resumo
Me Profª Rita de Cassia Gonçalves Viana Professor da Universidade Iguaçu rcgviana@hotmail.com Priscilla de Souza Coelho Oliveira Graduação Pedagogia prislacoelh@hotmail.com Introdução O presente estudo teve como finalidade desenvolver uma pesquisa das abordagens da representação do negro e da cultura afro-brasileira nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental nas séries iniciais, a partir da Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. No primeiro momento desenvolvemos uma análise em uma coleção de livros didáticos de história das séries iniciais do Ensino Fundamental (EF) que são usados nas escolas que as alunas do curso de Pedagogia atuam enquanto docente contemplam os conteúdos referentes a temática, e identificar como estes estão sendo tratados nessas coleções, e assim observar se os conteúdos estão sendo abordados conforme a lei. No segundo momento um breve estudo e análise de textos referentes a temática, para podermos compreender se a abordagem sobre a representação do negro, que até meados do século XX, transmitiam ao estudante uma visão eminentemente narrativa e factual do processo histórico, centrando-se nos elementos políticos, construindo mitos e heróis, e valorizando o papel do indivíduo como agente transformados, justificando nossa pesquisa pelo preconceito que os negros sofreram, e desde muito tempo há movimentos em prol do racismo no Brasil. Assim, investigar se com a regulamentação da Lei houveram modificações na abordagem da cultura africana nos Livros Didáticos. 1. Fundamentação teórica Nossa pesquisa desenvolveu uma análise na coleção Ápis história para o ensino fundamental/anos inicias, onde os alunos do 4º período do curso de Pedagogia, da Universidade Iguaçu, do campus 1, responderam um questionário sobre a visão deles diante das imagens do livro. Se contemplam os conteúdos referentes a temática, identificando como estes estão sendo tratados nessa coleção, e assim observar se os conteúdos estão abordando a história da África de acordo com a lei 10.639/03. Realizamos um estudo de análise na coleção, com o objetivo de perceber como está sendo abordado a representatividade do negro nos livros didáticos de história, nos anos iniciais cultura Afro Brasileira . Esses mesmos livros continuam, todavia, revelando uma postura acentuadamente antropocêntrica e sociocêntrica, sem espaço para o exame das relações estabelecidas entre sociedades humanas e natureza, Candau (2008) nos ressalta que igualdade e diferença constituem, assim, em geral, nas narrativas analisadas, universos semânticos polissêmicos, que se contrapõem, explicita ou implicitamente. Para Gomes (2011, p. 72) : Do ponto de vista pedagógico a superação dos preconceitos sobre a Àfrica e do negro brasileiro poderá causar impactos positivos proporcionando uma visão afirmativa acerca da diversidade étinico-racial e entendendo-a como uma riqueza da nossa diversidade cultural e humana. De acordo com Moreira (2008, p. 62): O trabalho com a identidade, nas escolas, talvez ainda não se faça presente, como seria de desejar, em todas as salas de aula. Sua importância talvez não tenha sido de todo reconhecida pelos profissionais da educação, bem como pelas comunidades escolares. Esta pesquisa tem um cunho de uma análise qualitativa no contexto das políticas afirmativas do movimento negro, considerando a promulgação da Lei nº 10639/03 tendo como objetivo não simplesmente corrigir estereótipos, mas promover correções nas distorções no processo pedagógico, bem como a Lei 11.645/2008 que orienta que a temática história e cultura afro-brasileira deva ser tratado pelas áreas de educação artística e de literatura, e história brasileira. Assim como na Resolução nº 1/2004 no parágrafo 1º “Os sistemas de ensino e as entidades mantenedoras incentivarão e criarão condições materiais e financeiras, assim como proverão as escolas, professores e alunos, de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários para educação...”. 2. Resultados alcançados Escolhemos a análise de conteúdo de Laurence Bardin (BARDIN, 1977) para tratamento dos dados. Análise de conteúdo é um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que se aplica a discursos extremamente diversificados (BARDIN, 1977). Desta forma, foram feitas as análises das imagens retiradas da colação Ápis História 2017, e a pesquisa, via questionário, que foi entregue aos alunos do 4º período, do curso de Pedagogia, que trabalhavam com as turmas do Ensino Fundamental 1. O total de alunos que responderam foram 8, entre eles todos são mulheres com idades entre 18 e 51 anos ou mais. Dessas alunas 6 atuam em instituições de ensino privado e 2 em instituições de ensino público. Entre elas 2 lecionam para turmas de 1º ano, 4 para turmas de 2º ano, 2 e para turmas 3º ano, 1 para turmas de 4º ano e 1 para turmas de 5º ano. Os materiais usados por elas nas escolas são: 1 usa apostila, 6 usam Livros didáticos com PNLD e 1 utiliza outro tipo de material. Na pergunta: “Em qual categoria a imagem do negro é apresentada na coleção Ápis?”, as categorias utilizadas como ferramenta de pesquisa e as quantidades assinaladas foram: Categorias Quantidades assinaladas Diversidade cultural 5 História e cultura afro brasileira 6 Questão racial 2 Luta dos negros no Brasil 2 Tráfico e escravidão 4 Cultura negra brasileira 6 O,negro na formação da sociedade brasileira 6 Processo abolicionista 3 Protagonismo negro 0 A definição das categorias foi resultado da pesquisa de Iniciação Científica, citadas anteriormente. Logo, destacaremos as análises realizadas nos livros 2º, 3º,4º e 5º ano, descrevendo por categorias o que foi possível observar com relação às imagens e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana. As categorias Diversidade, Protagonismo Negro e Representatividade, foram observadas no livro do 2º ano e em parte do 3º ano. As categoriasTráfico e Escravidão; Processo abolicionista, Protagonismo Negro ( abordado somente uma vez); Luta do Negro; Processo abolicionista (1886); e Movimento Negro foram temáticas presentes apenas nos livros do 4 º e º 5 ano. Sendo assim, no livro do 3º ano,foi contemplada Diversidade Cultural e Protagonismo Negro, o que já era de se esperar porque costuma seguir o eixo temático do 2 º ano, dando maior destaque às imagens. Dentre as perguntas discursivas no questionário entregue aos alunos do curso de Pedagogia, uma era “Dentro das categorias que você assinalou descreva em 3 palavras como o negro é visto nos livros didáticos” o Aluno 3 Ped 4 fala “Com um importante papel na formação tanto cultural como racial do nosso país”, já o Aluno 7 Ped 4 diz “Desigualdade, descriminação e desvalorização”, sendo assim podemos ver que ainda não há uma uniformidade sobre o tema, pois o livro ainda insiste em colocar imagens que abordam o negro e sua história de forma negativa. Outra pergunta feita foi “O que você sente quando ao trabalhar a história do negro, o mesmo não ocupa lugar de destaque na formação da nossa sociedade?” o Aluno 2 Ped 4 respondeu “Sinto uma tristeza muito grande, por ver ainda tamanho desrespeito com o negro como cidadão, pois sua imagem ainda é vinculada a papéis de menos prestígio no contexto da sociedade tendo seus direitos e deveres desrespeitados e por isso que reforça o tamanho preconceito” e Aluno 7 Ped 4 “Desrespeitada, mas consciente da oportunidade de contribuir para a divulgação do valor da cultura negra, pois através da educação a imagem do negro no livro didático será transformada positivamente”. Considerando que a nossa pesquisa teve por objetivo compreender as possíveis transformações de abordagens a respeito do negro na coleção Ápis História 2017, após a promulgação da lei 10639/03. A primeira mudança é em relação às próprias imagens como mostra o quadro da distribuição das imagens por categorias. Foram apresentadas 12 imagens, onde constatamos um aumento das temáticas cultura negra brasileira, história e cultura africana e O negro na sociedade brasileira, o que faz-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização das matrizes africanas que formam a nossa diversidade cultural brasileira. Embora já podemos ver mudanças acontecendo, os livros didáticos ainda continuam revelando uma postura onde o cultura dos negros não é valorizada. Ressaltamos que a importância do estudo da história da África, dos africanos e seus descendentes, herdeiros de uma herança histórica de uma transmigração que os importou para as terras brasileiras, que a despeito da cultura eurocêntrica dos seus cruéis senhores contribuiu de forma rica, e diversa para construção da identidade cultural da nação, para a concepção do povo brasileiro. Conclusões O trabalho com a identidade, nas escolas, talvez ainda não se faça presente, como seria de desejar, em todas as salas de aula. Sua importância talvez não tenha sido de todo reconhecida pelos profissionais da educação, bem como pelas comunidades escolares. Sabendo que é na escola onde temos maior oportunidade de conscientização da cultura antirracista, uma vez que estamos lidando com a formação dos cidadãos que futuramente estarão liderando nosso país. Referências bibliográficas BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.Distrito Federal,1996. ______. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/2003. ______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ME, 2004. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 CANDAU, V.M, Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para prática pedagógica. In. MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. (Org) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. p.38-66. Petrópolis: Vozes, 2008.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIANA, Rita de Cássia Gonçalves; OLIVEIRA, PRISCILLA DE SOUZA COELHO. A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE AOS OLHARES DO CURSO DE PEDAGOGIA À LUZ DA LEI Nº 10.639/03... In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/432151-A-IMPORTANCIA-DA-CULTURA-AFRO-BRASILEIRA-NOS-LIVROS-DIDATICOS-DE-HISTORIA-NOS-ANOS-INICIAIS--UMA-ANALISE-AOS-OLHA. Acesso em: 24/05/2025

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