A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS
Autores
  • Roberta Santana Barroso
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
  • Sinthia Moreira Silva Ribeiro
  • Rhaísa Sampaio Bretas Barreto
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 34 - Estudos dialógicos do discurso e Ensino da Língua Materna e Estrangeira
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/431366-a-multimodalidade-como-recurso-no-ensino-da-lingua-portuguesa--o-genero-digital-meme-como-pratica-para-os-letrame
ISSN
Palavras-Chave
Multimodalidade; Letramentos digitais; Gênero digital meme.
Resumo
A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS Roberta Santana Barroso (UENF) Robertasantana460@gmail.com Eliana Crispim França Luquetti (UENF) elinafff@gmail.com Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF) sinthiamoreira@hotmail.com Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF) rhaisabretas@hotmail.com Introdução Com o avanço tecnológico, a prática social se configura de outra forma, principalmente pelo uso da linguagem. Por outro lado, a inovação tecnológica também é afetada pela prática social. Diante desse fato, a escola deve reformular suas recomendações pedagógicas e considerar o ensino de ideias orientadas a múltiplos elementos, ou seja, um ensino voltado para o incremento das “múltiplas formas de mídia digital” e diversas competências de letramento na sociedade. O presente trabalho visa apresentar textos multimodais como recursos didáticos no ensino da língua portuguesa, na utilização do gênero digital meme para construção de sentidos a fim de promover os letramentos digitais, tendo como determinação o relato bibliográfico, e sua contextualização teórica a serem tratadas a partir de sua aplicação, tendo como determinação o relato bibliográfico, e sua contextualização teórica a serem tratadas a partir de sua aplicação no ensino da Língua Portuguesa. Para o conceito e escopo do objetivo geral, as seguintes dimensões serão estritamente adotadas para que possa ser implementado corretamente: Evidenciar os modelos de letramento digital; correlacionar os gêneros digitais no ensino da língua portuguesa; Dentre os diversos gêneros digitais, o gênero meme é um dos mais utilizados, sendo utilizado para tratar da atualidade de forma cômica e crítica, além de divulgar uma grande quantidade de informações. Tenha a flexibilidade de misturar diferentes tipos de linguagens em seu processo de produção. A prática pedagógica do gênero discurso digital também tem promovido a expansão do letramento digital. Além de ser uma forma de integrar os alunos ao contexto cultural digital, expressa o comportamento do professor como agente da prática multiletradas. O gênero digital meme foi escolhido como objeto de aprendizagem porque ele se tornou parte da experiência do aluno e que se espalha em redes sociais, aplicativos de mensagens entre outros. Portanto, eles podem se tornar produtos educacionais importantes para expandir o letramento digital dos alunos e fornece oportunidades para lidar com esses temas atuais. O método utilizado e a base deste trabalho são a pesquisa bibliográfica qualitativa, de caráter descritivo, em que a Capes, Scholar e Scielo são utilizadas como bases de dados principais para classificar e determinar o conteúdo utilizado em livros, revistas, relatórios e artigos. 1. Fundamentação teórica Hoje em dia, o conceito de letramento digital também deve ser pautado por outros usos que não a escrita, considerada uma prática social entrelaçada e modificada pelas tecnologias da informação e comunicação, incluindo as habilidades de construção de sentido a partir de textos multimodais, bem como de posicionamento, filtragem e crítica a capacidade de avaliação. Por se viver em uma sociedade letrada, a escola deve ter como função básica instrumentalizar os alunos para que se tornem usuários qualificados da leitura e da escrita, e possam interagir com o conhecimento acumulado nas diversas disciplinas científicas disponibilizadas. Nesse caso, o professor desempenha um papel fundamental como mediador do conhecimento. O trabalho com gêneros digitais no ensino da Língua Portuguesa em sala de aula é muito atrativo e proporcionará um melhor nível de aprendizado aos alunos. O uso de tais gêneros entre outras formas de utilização da linguagem escrita despertarão o interesse dos alunos pelo método da atividade, dependendo de como a proposta da atividade foi desenvolvida, pois se a proposta não for interessante, ela cairá no normal. Portanto, os professores precisam ser criativos para trazer coisas novas e diferentes para a sala de aula. Considerando que um dos desafios da educação contemporânea é que, por meio das atividades realizadas em sala de aula, os alunos devem desenvolver uma consciência crítica para perceber os valores sociais e culturais presentes nos conteúdos virais do gênero meme difundidos pela Internet para promover a prática a fim de oferecer oportunidades para que os alunos participem de forma crítica de atividades específicas da cultura digital. Lankshear e Knobel (2006, p. 211) ratificam ainda que “memes são padrões contagiosos de informações culturais. Informações que são transmitidas de mente para mente que moldam e propagam as principais ações e mentalidade de um grupo social”. Portanto, de um lado, para legitimar a experiência trazida pelos alunos, de outro, para refletir sobre as características do texto digital, propõe-se esse tipo de sequência didática interativa. Porque a linguagem e o pensamento se formam e se transformam para nos ajudar compreender os enunciados, textos e inferências. Para Santaella (2001) declara que “quanto mais cruzamentos se processarem dentro de uma mesma linguagem, mais híbrida ela será” (SANTAELLA, 2001, p. 379). A autora enfatiza que tal modalidade textual lustra o pressuposto da comunicação interativa: intercâmbio e mútua influência do emissor e receptor na produção das mensagens transmiti das (SANTAELLA, 2004). Posto isto, ao posicionarmos o criador dos memes e suas manifestações nos enunciados e seus posicionamentos discursivos, relacionados a aspectos sociais, culturais e históricos pode-se inferir que são materializados através de linguagem multimodal e multissemiótica (ALVES FILHA, 2018). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade de lidar com os novos letramentos, os digitais e os multiletramentos. Ao mesmo tempo, tem como objetivo incentivar os alunos a lerem de forma crítica e buscarem esclarecimentos por meio da interlocução de conversas nas redes sociais a partir de uma perspectiva crítica, autoral e colaborativa, é isso que devemos ter, tendo em vista o conteúdo veiculado pelas diversas mídias com foco nas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BNCC, 2017, p. 9). O referencial teórico da pesquisa está embasado nos trabalhos desenvolvidos por Rojo (2011), Santaella (2001, 2004), Marcuschi & Xavier (2010), Coscarelli (2006), Reis & Chaves (2010), Almeida e Valente (2011) entre outros. 2. Resultados alcançados Como resultado, foi observado que o gênero digital meme é uma ferramenta que ajuda os alunos praticarem os letramentos digitais que aprenderam, como colocar em prática os conhecimentos sobre as temáticas pesquisadas e na utilização de recursos digitais para produção textual. Ressaltamos que foi exibido aos alunos um site gerador de memes onde alguns alunos usam suas próprias imagens para criar ou registrar suas impressões a partir do que vivenciaram, o que prova que o gênero digital memes na prática de ensino pode promover o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, porque é um gênero que circula principalmente no cotidiano dos alunos por meio das redes sociais virtuais e que ao trazê-lo para o espaço escolar aproxima a escola das novas formas de linguagem advindas das tecnologias digitais. Conclusões Analisando todos os objetivos específicos propostos no início, pode-se concluir que no processo de reflexão e informação relacionada a estes elementos básicos, os desafios esperados foram superados com sucesso, e a compreensão do conteúdo a ser fundido se mostra de forma mais ampla, com todas as restrições básicas dispostas claramente. A determinação das reivindicações de letramento digital fornece uma definição maior das características de cada referencial bibliográfico. Complementando o panorama apresentado, obtendo assim uma compreensão mais abrangente das questões de pesquisa contidas na introdução. Podendo analisar então que, nesse modelo, a escola é a principal instituição de alfabetização, voltada apenas para a escrita, empoderando seus proprietários. Nessa perspectiva, pressupostos culturais e ideológicos são disfarçados de neutros e universais, enquanto a influência da alfabetização é considerada benigna. Sendo assim, as deficiências na formação de sujeitos de letramento completo no sistema educacional devem-se aos pressupostos em que se baseia o modelo de letramento escolar. Referências bibliográficas ALVES FILHA, Isnalda Berger. Gêneros memes de internet: ampliando ações discursivas e multimodais em esferas públicas digitais (Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. CALIXTO, D. Memes na internet: a “zoeira”e os novos processos constituidores de sentido entre estudantes. Revista Tecnologias na Educação, Belo Horizonte, v.25, n.1, p. 1-13, 2018. COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorias, 2016. KENSKI, V.M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning. 2 ed. Maidenhead and New York: Open University Press, 2006. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2001. ______. 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Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROSO, Roberta Santana et al.. A MULTIMODALIDADE COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DIGITAL MEME COMO PRÁTICA PARA OS LETRAMENTOS DIGITAIS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/431366-A-MULTIMODALIDADE-COMO-RECURSO-NO-ENSINO-DA-LINGUA-PORTUGUESA--O-GENERO-DIGITAL-MEME-COMO-PRATICA-PARA-OS-LETRAME. Acesso em: 08/05/2025

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