DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR
Autores
  • Paola Barros de Faria Fonseca
  • Gerson Tavares do Carmo
  • Maria Lucia Ravela Nogueira da Silva
  • Laura Gonçalves Ribeiro
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 07 - Educação Profissional e Tecnológica: Espaços, Ensino e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/430858-diversificacao-curricular-como-estrategia-para-a-educacao-e-a-qualificacao-do-trabalhador
ISSN
Palavras-Chave
Diversificação Curricular, Educação Profissional e Tecnológica, Público Trabalhador
Resumo
DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR FONSECA, Paola Barros de Faria Doutoranda na Pós-Graduação de Sociologia Política na UENF paolabffonseca@pq.uenf.br CARMO, Gerson Tavares do Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Pós-Doutor em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa gtavares33@gmail.com SILVA, Maria Lúcia Ravela Nogueira da Mestre em Educação na Pós-graduação em Educação na UFF ravelanogueira@gmail.com RIBEIRO, Laura Gonçalves Graduanda em Letras no IFF laura.goncalvesgr@gmail.com Introdução A proposta dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) é a de se consolidar como uma instituição pública que alcança todos os segmentos da força de trabalho nacional, assim, sua estrutura permite a implementação de uma variedade de cursos, que vão desde a Formação Inicial e Continuada (FIC) até a pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado (SETEC, 2008). Amplia-se, nesse contexto, a possibilidade de atender, com educação pública de qualidade, o público trabalhador. A partir desse cenário, apresentamos alguns dos resultados da pesquisa “Estudo longitudinal das trajetórias dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica ofertado por Itinerário Formativo no IFF – Campus Avançado São João da Barra” que investigou os sentidos que os estudantes atribuem as suas experiências nos cursos ofertados por itinerário formativo. O curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica, proposto pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Avançado São João da Barra (CASJB), é o primeiro no Instituto Federal Fluminense (IFF) a ser ofertado por Itinerário Formativo, o que inaugura a possibilidade do estudante ingressar por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e concluir o Curso Técnico a seu tempo. Devido à permanência das atividades de forma remota, a equipe de pesquisa optou em elaborar um questionário a ser direcionado a todos os estudantes que realizaram matrícula nos cursos ofertados por itinerário formativo. A estratégia de contato foi por meio dos e-mails e pelo envio de mensagem por WhatsApp, contendo as informações sobre a pesquisa e o link para acessar o questionário. As informações de e-mail e telefone dos estudantes foram disponibilizadas pelo Registro Acadêmico do campus, resguardado o compromisso com a manutenção do sigilo das informações. 1. Fundamentação teórica Partimos da concepção que considera o currículo como ferramenta para viabilizar a política pública, portanto, ele é entendido como um instrumento para concretizar uma educação democrática (Gomes, 2007; Arroyo, 2008). Assim, pretendemos aprofundar o debate que cerca as oportunidades de qualificação e educação do trabalhador, partindo de uma experiência inédita na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O Itinerário Formativo apresentado pelo Campus Avançado São João da Barra (CASJB) é composto por um Curso de Formação Inicial: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, um módulo básico, que funciona como pré-requisito para os demais cursos de Formação Continuada: Eletricista Industrial e Montador de Painéis Elétricos, todos pertencentes ao Eixo Tecnológico Controles e Processos Industriais ligados à área elétrica. Ao concluir cada Curso de Formação Inicial e Continuada, o aluno recebe uma certificação correspondente ao módulo que concluiu, podendo ou não ingressar no próximo curso e prosseguir os seus estudos. A última etapa corresponde à qualificação técnica, em que o aluno, após ter concluído todos os Cursos de Formação Inicial e Continuada e concluindo o Ensino Médio, poderá ingressar no Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica. 2. Resultados alcançados Considerando que o itinerário pressupõe uma nova matrícula para cada curso que o estudante realiza na instituição, analisamos o resultado da pesquisa a partir de dois grupos. O primeiro grupo é formado por estudantes que têm 1 (uma) matrícula em cursos que compõem o itinerário formativo e segundo grupo por estudantes que se matricularam em 2 (dois) ou mais cursos. São os resultados relacionados ao segundo grupo que apresentaremos neste trabalho. De um total de 58 estudantes que realizaram matrículas em 2 (dois) ou mais cursos que compõem o itinerário formativo do CASJB, 43% (vinte e cinco estudantes) responderam ao questionário. Em relação à situação no mercado de trabalho, todos os estudantes responderam que são trabalhadores formais ou informais ou estão desempregados, o que reafirma o direcionamento do curso para o público trabalhador. Ao perguntarmos se os dias e horários do curso contribuem (ou contribuíram) para a sua permanência no curso, todos os estudantes responderam “sim”. Perguntamos, ainda, se algo pode melhorar no(s) curso(s), os que responderam “não”, apontaram que os cursos são ótimos e que trouxeram a oportunidade de trabalhar e estudar, e as maiores ocorrências de respostas “sim” foram em direção à disponibilidade de mais laboratórios, ferramentas e instrumentos de trabalho e a possibilidades de mais aulas práticas. Buscando capturar os sentidos que os estudantes atribuem a sua experiência nos cursos ofertados por itinerário formativo, deixamos um espaço para comentários ao final do questionário. Destacamos, a seguir, alguns dos depoimentos: “Eu acho muito importante, é uma real oportunidade de qualificação para inclusão no mercado de trabalho” (38 anos, Egresso do Técnico em Eletrotécnica). “O curso é bom. Todos são esforçados e dão atenção, sempre buscam soluções para os problemas. Essa pesquisa é mais uma prova disso” (23 anos, Cursando Técnico em Eletrotécnica). “Que o curso não venha acabar, que possa estar sempre abrindo novos módulos para estar qualificando cada vez mais jovens como eu” (23 anos, Cursando Eletricista Industrial, já concluiu Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Montador de Painéis Elétricos). “Só tenho a agradecer pela oportunidade. Agradecer aos professores a todos do IFF. Esses cursos ofertados estão sendo de uma grande importância para os que tem poucas chances de estudar por conta do trabalho por estar um tempo afastado dos estudos. Tem muitos bons profissionais antigos que não tem curso de formação e estão com dificuldade de retornar ao mercado de trabalho, o mercado está cada vez mais exigente pedindo qualificação. Então, esse curso vai ajudar muito. Obrigado” (35 anos, cursando Eletricista Industrial, já concluiu Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão). “Para mim é a melhor coisa que está acontecendo na minha vida, eu sei fazer instalação elétrica mas eu não tenho curso, se eu conseguir terminar o curso de eletrotécnica vai ser um presente de Deus na minha vida” (38 anos, cursando Técnico em Eletrotécnica). “Está sendo muito bom, sempre tive vontade de me qualificar na área, porém nunca tive condições financeiras para pagar um curso técnico. Sinto-me com um sonho sendo quase realizado. E agradeço a todos os envolvidos no projeto de levar um curso técnico ao turno da noite para quem trabalha durante o dia” (33 anos, cursando Técnico em Eletrotécnica). “Pra mim é um excelente curso, de forma a dar oportunidade de nos qualificar” (62 anos, concluiu Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Eletricista Industrial). Esses relatos corroboram com a afirmação de que a diversificação curricular é uma ferramenta essencial para democratizar a educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Conclusões A partir dos resultados desta pesquisa, confirmamos que a criação de currículos flexíveis ampliam as possibilidades de qualificação dos trabalhadores. Portanto, concluímos que é a partir da (re)estruturação de propostas educacionais em sintonia com as necessidades dos diferentes públicos que podemos construir uma educação verdadeiramente democrática. Referências bibliográficas ARROYO, Miguel González. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo. Diversidade e currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007 IFF – Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica. Instituto Federal Fluminense, 2019. SETEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepções e Diretrizes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC, 2008.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONSECA, Paola Barros de Faria et al.. DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/430858-DIVERSIFICACAO-CURRICULAR-COMO-ESTRATEGIA-PARA-A-EDUCACAO-E-A-QUALIFICACAO-DO-TRABALHADOR. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes