Título do Trabalho
DUPLA EXCEPCIONALIDADE E OS MITOS
Autores
  • Ivani da Silva Soares
  • thiago correa lacerda
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 20 - Acessibilidade em tempos de Diversidade, Inclusão Social e Escolar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/430354-dupla-excepcionalidade-e-os-mitos
ISSN
Palavras-Chave
Dupla excepcionalidade, mitos, deficiência
Resumo
DUPLA EXCEPCIONALIDADE E OS MITOS Ivani da Silva Soares Mestranda do Programa a Diversidade e Inclusão- UFF ivanisoares@id.uff.br Thiago Correa Lacerda Doutor em Física UFF/IFRJ thiago.lacerda@ifrj.edu.br Introdução Segundo o Ministério da Educação (2016), o Censo Escolar registrou 16 mil alunos com Altas Habilidades ou Superdotação no Brasil. Trata-se de um número muito baixo, considerando que o Brasil é um país populoso, com cerca de 35,6 milhões de alunos matriculados dos anos iniciais ao ensino médio (INEP, 2016). No entanto, inferimos que os profissionais da área de educação e o governo federal não estão dando a devida atenção para essa parcela da população. Consequentemente, não encontramos dados sobre alunos que tenham dupla excepcionalidade. Observamos, portanto, um descaso em relação a esse assunto, pois nem mesmo o Ministério da Educação possui esse tipo de registro, de alunos com dupla excepcionalidade. Delineamos, assim, a relevância desta pesquisa, pois contribui para que os professores tenham um olhar para além da deficiência e desconstruam os mitos em relação a esses alunos. Será feita uma revisão de literatura, com o objetivo de averiguar o que tem sido estudado no Brasil sobre dupla excepcionalidade até o momento. 1. Fundamentação teórica O termo dupla excepcionalidade foi proposto pela primeira vez por James Gallagner, em 1975. Em sua pesquisa, ele percebeu que em alguns casos a superdotação é acompanhada de uma deficiência (DELOU, 2007). A dupla excepcionalidade pode conter uma deficiência ou transtorno, os quais podem ser de cunho motor, visual, auditivo, ou, ainda, dislexia, autismo e TDAH, entre outros. Embora utilize outra nomenclatura, Prior (2013), argumenta que a Dupla Excepcionalidade transmite a ideia do indivíduo ser duas vezes excepcional, ou seja, o sujeito tem uma dupla condição. Contudo, ainda segundo Prior (2013), no século XX houve discordância entre especialistas, pois uns acreditam que o sujeito com Altas Habilidades (AH) ou Superdotação (SD) aprende sozinho e desenvolve autonomia. Um segundo grupo defendia que a inteligência elevada não impede o sujeito de ter uma deficiência ou transtorno. Esse conceito vai na direção oposta ao pensamento social comum desde aquela época até os dias atuais. Segundo Neihart (2008) podemos encontrar 3 tipos de dupla excepcionalidade, com características diferentes umas das outras. O primeiro grupo tem como característica uma inteligência linguística que se destaca muito na educação infantil, mas, com o aumento da dificuldade curricular, ocorre uma diminuição no desempenho e o transtorno fica mais evidente. O segundo grupo é dos sujeitos que já nascem com alguma deficiência e quando chegam à escola até são atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), todavia, não recebem um atendimento especializado segundo a suas AH ou SD mas sim de acordo com a sua deficiência. Dessa forma, acabam tendo negado o direito de ter uma aceleração escolar ou de sua inteligência predominante receber o estímulo necessário. Esse segundo grupo ainda corre o risco de nunca ter as suas AH ou SD corretamente diagnosticadas. O terceiro grupo é o que não tem um comportamento tido como adequado dentro da sala de aula e por esse motivo seu talento acaba sendo mascarado pelo seu comportamento. Tendo em vista essas questões, é necessário que o professor tenha um olhar apurado em relação aos seus alunos, para que possa identificar a dupla excepcionalidade e encaminhar para uma intervenção educacional correta, tendo em vista que é importante uma desconstrução em relação a AH e SD, pois a sociedade construiu muitos mitos que atrapalham a identificação dos sujeitos. 2. Resultados alcançados Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma triagem sobre os trabalhos que publicados sobre o tema da dupla excepcionalidade no período de 2010 a 2020. Para tal, utilizamos os descritores “AND” para associar os termos dupla excepcionalidade e mitos; dupla condição e altas habilidades; e deficiência e superdotação. A pesquisa foi feita nas plataformas Scielo, Revista Educação Especial, Periódicos Capes, Portal Domínio Público Biblioteca Digital em Software Livre (FGVSB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UNB) e Catálogo de Teses da Capes. Não foram encontramos resultados em relação aos descritores usados no Portal Domínio Público Biblioteca Digital em Software Livre (FGVSB) e na UNB. Na plataforma Scielo foram encontrados quatro artigos, sendo que dois foram excluídos por estarem em outro idioma. Dessa forma, os dois artigos identificados estavam dentro de todos os critérios de inclusão propostos, e, portanto, aptos para serem analisados. No Periódico Capes foram encontrados quatro artigos, contudo dois eram repetidos, um era pago e o último o artigo fora excluído da plataforma. Portanto, nenhum pode ser incluído na pesquisa. Na revista Educação Especial foi encontrado um artigo, no Catálogo de teses e dissertação do Capes localizamos cinco dissertações e na UCB apenas uma dissertação. Diante desse, contabilizamos quatro artigos e seis dissertações aptas para este trabalho, de um total de seis dissertações e nove artigos, dos quais foram excluídos um artigo em inglês, um artigo pago, três repetidos, assim, ficando apenas 3 artigos e 6 dissertações. Quadro 1: Trabalhos selecionados. Banco de Dados Tipo de material Autores Título Ano Scielo Artigo VILARINHO-REZENDE, Daniela; DE SOUZA FLEITH, Denise; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de caso. 2016 Revista da Educação Especial Artigo VIEIRA, Nara Joyce Wellausen; SIMON, Karolina Waechter Diferenças e semelhanças na dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x Síndrome de Asperger. 2012 Scielo Artigo LOPES, Betania Jacob Stange; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara Altas Habilidades/Superdotação percebidas pelas mães nos seus filhos com deficiência visual. 2016 Catálogo de teses e dissertação do Capes Dissertação TAUCEI, Joulilda dos Reis Dupla excepcionalidade e interação social: impasses e possibilidades 2015 Catálogo de teses e dissertação do Capes Dissertação MARTINS, Luciedi de Oliveira Garcia Dupla excepcionalidade em foco: divulgação cientifica e formação continuada. 2016 Catálogo de teses e dissertação do Capes Dissertação FERREIRA, Regiane Proposta metodológica de investigação da dupla excepcionalidade precocidade e transtorno do espectro autismo. 2019 Catálogo de teses e dissertação do Capes Dissertação TAVERNA, Cristiane Honorato Raciocínio lógico matemática em um aluno do ensino fundamental com síndrome de Asperger: dupla excepcionalidade? 2019 Catálogo de teses e dissertação do Capes Dissertação PINHO, Adriano de Castro Dupla excepcionalidade: lista base de característica observáveis estudantes com altas habilidades ou superdotação e síndrome de Asperger – ferramenta para uso na escola. 2016 UCB Dissertação- ROCHA, Andreia de Lima Campos Rocha Altas habilidades/ superdotação e surdez: identificação e reconhecimento da dupla condição. 2015 Conclusões Diante deste levantamento foi possível averiguar que, em comparação com outros temas, a quantidade de publicações sobre pesquisas relacionada a dupla excepcionalidade ainda é pequena. Averiguamos que a ausência de trabalhos acadêmicos reforça os mitos acerca da dupla excepcionalidade e, assim, levantamos a hipótese de que poucos professores têm conhecimento sobre a dupla excepcionalidade. Referências bibliográficas DELOU, Cristina M. Carvalho. O papel da família no desenvolvimento das Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, D. (Org.). A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Volume 3: O Aluno e a Família. Brasília: Ministério da Educação, 2007. NEIHART M. . Identifying and providing services to twice exceptional children. In: PFEIFFER, S. I. (ed.). Handbook of giftedness in children: Psychological theory, research and best practices. New York: Springer, 2008 PRIOR, S. (2013). Transição e alunos com dupla excepcionalidade. Australasian Jounal
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Ivani da Silva; LACERDA, thiago correa. DUPLA EXCEPCIONALIDADE E OS MITOS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/430354-DUPLA-EXCEPCIONALIDADE-E-OS-MITOS. Acesso em: 13/05/2025

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