ECONOMIA CRIATIVA E CULTURA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS ACADÊMICOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
ECONOMIA CRIATIVA E CULTURA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS ACADÊMICOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Autores
  • Alexandre Barbosa Fernandes
  • Renata Bernardes Faria Campos
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 17 - Análises Bibliométricas na Produção Científica Interdisciplinar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/429704-economia-criativa-e-cultura--revisao-sistematica-da-literatura-em-artigos-academicos-dos-ultimos-10-anos
ISSN
Palavras-Chave
Economia criativa. Desenvolvimento Econômico. Economia Cultural.
Resumo
Introdução Baseada em capital intelectual e cultural, a economia criativa é fundamental na geração de ideias, produtos e serviços, sendo conceito de inovação, promovendo trabalho, rendimentos, diversidade cultural, inclusão social e desenvolvimento. Está ligada diretamente a monetização cultural, digital, econômica e social, utilizada por indivíduos e indústrias que aliam economia e cultura agregando valor simbólico a bens e serviços. O objetivo desta pesquisa foi identificar a produção bibliográfica nos últimos dez anos sobre a economia criativa, economia cultural e desenvolvimento econômico e pra isto foi feita uma pesquisa sistemática realizada no portal de periódicos da Capes, considerando artigos revisados por pares, publicados nos últimos 10 anos na Língua Portuguesa, utilizando como termos de busca e operadores boleano: "economia criativa" AND (desenvolvimento econômico) AND economia cultural. Nesta pesquisa considerou-se a cultura como base importante da economia criativa, sendo a economia criativa crucial para o desenvolvimento econômico cultural e territorial, ao passo que movimenta a economia, podendo-se dizer que é meio de subsistência e manutenção para quem vive de cultura. 1. Fundamentação teórica O termo economia criativa ganhou significado mundial após o lançamento do best-seller The Creative Economy de John Howkins 2001/2002, mas já havia sido tratado em relatório do Reino Unido 1983 e no documento australiano Creative Nation 1994. (HOWKINS, 2002) A economia criativa cultural é um conjunto de crença e arte, produzida nas suas diversas linguagens – pintura, música, teatro, dança, etc - com fim de gerar valor econômico e renda, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Salienta-se que a inovação é o principal impulsionador da economia criativa. O conceito de inovação se concentra na novidade. Independentemente da intensidade, a palavra-chave da inovação é a mudança, seja como geradora de mudança ou como uma reação a ela. Como é um processo, a inovação torna-se tão complexa para definir quão complexo é o processo. A economia criativa e cultural tem se apresentado como um dos melhores desempenhos dessa economia, verificando-se a geração de 64.853 empregos somente em 2017. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em 2019, esse desempenho da cultura na economia criativa pode ser justificado pela maior valorização da gastronomia, com registro de 16.300 chefs de cozinha, somente em 2017, todavia, os dados ainda poderiam ser mais positivos, visto que conforme o sistema de informações e indicadores culturais de 2019 do IBGE (Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística) a redução dos investimentos públicos no setor cultural, custou empregos formais, principalmente nos setores de Artes Cênicas, Música e Patrimônio e Artes. O desenvolvimento territorial, nesse contexto, é realizado dentro de uma combinação de economia, cultura, aspectos sociais e tecnológicos. Percebe-se que malgrado o tema seja de relevância para a economia criativa cultural do Brasil, identificou-se poucos estudos na busca realizada no portal de periódicos da Capes. A economia criativa cultural é um recurso importante e necessário, apresenta potencial de transformação, inclusão para os países em desenvolvimento e pode causar um avanço significativo na economia da cultura do Brasil. Dessa forma, é possível dizer que o presente estudo se justifica pela sua relevância econômica, social e acadêmica. 2. Resultados alcançados Foram encontrados 35 artigos, destes, 5 foram selecionados para a revisão sistemática, que abordavam assuntos como economia criativa, desenvolvimento econômico e cultural, os demais foram excluídos pois os termos pesquisados não compareciam como temática do estudo, ou se referiam a realidade de outros países. Nesta etapa são analisados os artigos selecionados para esta pesquisa, devendo-se destacar que, apesar de ter sido considerado o período de 10 anos como recorte temporal, foi possível verificar que se trata de um tema recente, com o artigo mais antigo publicado no ano de 2015. Após análise, verifica-se que somente um artigo foi publicado no ano de 2015, três foram publicados em 2016 e um em 2019. Em relação às palavras-chave, verifica-se que somente um dos artigos selecionados utiliza o termo economia criativa como descritor, com o termo cultural se apresentando como o mais citado, mesmo que aliado a outro termo, fator verificado tanto nos descritores quanto nos títulos dos artigos. Os resultados demonstram que os artigos selecionados foram heterogêneos, o que dificulta uma discussão mais concreta entre seus resultados, buscando neste estudo complementar as informações trazidas por cada um, formando um conjunto de informações pertinentes sobre o assunto. Chama atenção o fato de somente um dos artigos ter sido realizado com pesquisa empírica (MUNIZ, 2016), todos os demais tiveram como base a pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura, o que evidencia a necessidade de estudos empíricos sobre o assunto. Conclusões Os resultados desta pesquisa demonstraram que publicações sobre economia criativa ainda são escassas tanto na literatura nacional quanto na internacional, sendo selecionados cinco artigos para compor esta pesquisa. Apesar de se considerar o período de 10 anos como recorte temporal de seleção dos artigos, verificou-se que se trata de um tema recente, com o artigo mais antigo selecionado publicado no ano de 2015. Ao final deste estudo evidencia-se por meio das discussões entre os autores da área que, no âmbito cultural, se tem uma heterogeneidade de discussões pertinentes em relação à economia criativa, devendo haver mais políticas públicas de incentivo ao setor. Referências bibliográficas ALVES, Elder Patrick Maia; DO COUTO, Bruno Gontyjo. “Economia criativa” como categoria nativa: a atuação dos economistas e as condições de legitimação de um novo recurso de poder. Política & Sociedade, v. 18, n. 41, p. 328-359, 2019. ALVES, Elder P. Maia. A expansão do mercado de conteúdos audiovisuais brasileiros: a centralidade dos agentes estatais de mercado–o FSA, a ANCINE e o BNDES. Caderno CRH, v. 29, n. 78, p. 477-494, 2016. DALLABRIDA, Valdir Roque. Ativos territoriais, estratégias de desenvolvimento e governança territorial: uma análise comparada de experiências brasileiras e portuguesas. EURE (Santiago), v. 42, n. 126, p. 187-212, 2016. HOWKINS, John. The creative economy: How people make money from ideas. Penguin UK, 2002. MUNIZ, Bruno Barboza. Quem precisa de cultura? O capital existencial do funk e a conveniência da cultura. Sociologia & Antropologia, v. 6, n. 2, p. 447-467, 2016. FIRJAN. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Estudos e Pesquisas. fev.2019. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa.pdf Acesso em: jun. 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Alexandre Barbosa; CAMPOS, Renata Bernardes Faria; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. ECONOMIA CRIATIVA E CULTURA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS ACADÊMICOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/429704-ECONOMIA-CRIATIVA-E-CULTURA--REVISAO-SISTEMATICA-DA-LITERATURA-EM-ARTIGOS-ACADEMICOS-DOS-ULTIMOS-10-ANOS. Acesso em: 02/08/2025

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