MIDIATIZAÇÃO DOS SINDICATOS BRASILEIROS: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DA ARTE

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
MIDIATIZAÇÃO DOS SINDICATOS BRASILEIROS: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DA ARTE
Autores
  • Jhone Ricardo Andrade
  • Carlos Alberto Zanotti
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 19 - Narrativas Midiáticas, Representação e Tecnologia
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/428831-midiatizacao-dos-sindicatos-brasileiros--um-olhar-sobre-o-estado-da-arte
ISSN
Palavras-Chave
Estado da arte, sindicalismo, midiatização, comunicação sindical
Resumo
Introdução Este artigo tem como premissa a midiatização observada no movimento sindical brasileiro. Por meio de uma pesquisa do estado da arte, feita com mecanismos de busca online, este trabalho visa mapear as publicações científicas sobre midiatização, comunicação sindical e a relação entre esses elementos. 1. Fundamentação teórica Entre os estudos mais pertinentes em torno da temática encontra-se obra A midiatização da cultura e da sociedade, de Stig Hjarvard (2014). Nele, o autor dinamarquês descreve a forma como as mídias ampliaram sua influência junto às instituições sociais e, mais do que isso, examina o impacto desse processo no comportamento humano e na vida em sociedade. Outro autor pertinente ao estudo é Antônio Fausto Neto, com seu texto Fragmentos de uma “analítica” da midiatização (2008). No trabalho, o autor aborda o processo de evolução tecnológica que teria levado a “sociedade dos meios” à condição de “sociedade midiatizada”. Ao descrever a organização e funcionamento do fenômeno da midiatização, Fausto Neto chama a atenção para a necessidade de novas estratégias interpretativas na área, em função da crescente autonomia das mídias e das consequentes transformações nas estruturas de produção e recepção de discursos midiáticos. Autores com publicações ainda não traduzidas também foram identificados como relevantes para o presente trabalho. Friedrich Krotz, com The meta-process of mediatization as a conceptual frame, e Winfried Schulz, autor de Reconstructing mediatization as an analytical concept, servem como relevante complemento para as formulações de Stig Hjavard e Antônio Fausto Neto. Krotz (2007) detalha a midiatização enquanto processo contínuo capaz de impor significativas transformações às relações humanas e institucionais. Em paralelo, Schulz (2004) observa e tipifica quatro etapas nesse processo de midiatização. Em trabalho sobre a midiatização da política, intitulado Four phases of mediatization: An analysis of the mediatization of politics, Jesper Strömbäck (2008), parceiro de Hjarvard na Universidade de Copenhague, aponta os estágios que configuraram esse processo nos países ocidentais. Entretanto, sua abordagem limita-se à política eleitoral e partidária, sem abordar outras instituições com notória atuação política, como sindicatos e movimentos sociais diversos (de minorias, pela reforma agrária, ambientalistas, entre outros). Partindo para o campo da comunicação sindical, verifica-se que os estudos existentes apenas se dedicam a apontar a crescente utilização de diferentes mídias no sindicalismo nas últimas décadas. Entre os autores responsáveis por traçar esse panorama da comunicação sindical, é possível mencionar Vladimir Caleffi Araujo (2003), autor de O jornalismo de informação sindical no Brasil: atores, práticas e estratégias de produção jornalística; Guilherme Carvalho (2013), com o estudo Muito além do jornal: a nova imprensa sindical; Jordana de Souza Cavalcante e Otacílio Gabriel Trajano Monteiro (2017), que trabalharam conjuntamente em A importância do site enquanto ferramenta para a construção da imagem positiva dos sindicatos; e Vito Giannotti (2014), com seu livro Comunicação dos trabalhadores e hegemonia. A pesquisa aqui descrita também faz uso de referências no campo da metodologia para estruturar sua estratégia de execução, que se baseia em abordagem exploratória, pautada na constituição do estado da arte. Nesse sentido, foram selecionados os trabalhos de Norman K. Denzin e Yvonna S. Lincoln (2006), O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens; Antonio Carlos Gil (2008), Métodos e técnicas de pesquisa social; e Maria Laura Puglisi Barbosa Franco (2005), com Análise de conteúdo. 2. Resultados alcançados De acordo com Ferreira (2002), as pesquisas de estado da arte buscam mapear e discutir as diferentes dimensões com as quais determinado tema vem sendo abordado em diferentes áreas do conhecimento, por diferentes pesquisadores e em diferentes contextos. No caso do presente trabalho, foi pertinente observar o estado da arte dos campos mencionados acima – midiatização e comunicação sindical. O mapeamento das referências existentes foi feito por meio do Google Acadêmico, ferramenta de busca habilitada a compilar estudos relacionados aos temas e palavras chave de interesse do pesquisador. Inicialmente, foi realizado o rastreamento apenas com a palavra “midiatização”, digitada no buscador. O termo foi colocado entre aspas na busca, pois esse procedimento possibilita que sejam encontrados apenas trabalhos que contém, efetivamente, a palavra chave em questão. Foram delimitados os últimos 20 anos como período de tempo da pesquisa, buscando identificar apenas trabalhos produzidos contemporaneamente aos recentes avanços da comunicação digital. A busca identificou 15.300 resultados, todos em língua portuguesa, hierarquizados por ordem de relevância, estabelecida pelo número de citações e buscas. Devido à grande quantidade de dados recuperados e ao fato de os mesmos estarem hierarquizados por relevância, a pesquisa focou os primeiros 100 resultados para leitura e possível aproveitamento. Entre os estudos mais referenciados, estavam presentes os trabalhos de Hjarvard (2013) e Fausto Neto (2008), já apontados anteriormente. Concluída a busca em língua portuguesa, foi inserido no campo de pesquisa o mesmo termo em inglês: “mediatization”, o que apresentou outros 15.500 resultados. Analisando os 100 primeiros, delimitados aos últimos 20 anos, como feito anteriormente, foi possível identificar as contribuições de Krotz (2007), Schulz (2004) e Strömbäck (2008). A variedade de trabalhos sobre o tema chamou a atenção, mas a busca manteve-se centrada em selecionar estudos que dialogassem entre si, complementando suas análises, como é possível verificar na fundamentação teórica. Encerradas as buscas em “midiatização”, a pesquisa se voltou para a comunicação sindical. Nesse tópico, não foram realizadas buscas em idiomas diferentes da língua portuguesa, pois o objetivo do trabalho é analisar a midiatização dos sindicatos brasileiros, exclusivamente. Portanto, não se mostrou pertinente verificar estudos sobre a comunicação de sindicatos estrangeiros. A busca por “comunicação sindical” apresentou 394 resultados, também classificados por relevância. Seguindo o mesmo procedimento realizado na busca por “midiatização”, o período de tempo também se limitou aos últimos 20 anos. Os trabalhos encontrados dividem-se, primordialmente, em estudos de caso – feitos com base em entidades sindicais específicas e análises sobre a comunicação desenvolvida pelas mesmas – e reflexões mais amplas, como os impactos das redes sociais nessa forma de comunicação e a importância da comunicação sindical na formação e organização da classe trabalhadora. A partir dessa busca, foram selecionados os trabalhos de Araujo (2003), Carvalho (2013), Cavalcante e Monteiro (2017) e Giannotti (2014), conforme apresentado na fundamentação teórica. Realizando busca por “comunicação sindical e midiatização” não foram encontrados resultados. A mesma pesquisa feita sem delimitar os termos por aspas – o que possibilita que a busca não seja “ao pé da letra” – encontrou 3.830 resultados. Apesar da expressiva quantidade de materiais apresentados, foi possível observar, em leitura flutuante, que os estudos ali exibidos não possuíam relação suficientemente pertinente com o tema do presente trabalho. Os resultados encontrados sequer tinham como foco o sindicalismo, mas, sim, outros movimentos populares e questões políticas de âmbito eleitoral. Como exemplo, é possível citar o texto Por justiça e comunicação social: o Movimento Sem Terra na sociedade em midiatização, de Joel Felipe Guindani (2010). O único resultado a apresentar relação aparentemente pertinente entre os tópicos foi A midiatização nos sindicatos: reflexões sobre visibilidade, tipos de interação e participação na Internet, de Daiane Bertasso Ribeiro e Maria Ivete Trevisan Fossá (2009). Entretanto, analisando o material, foi possível constatar que a midiatização é apenas mencionada, aparecendo uma única vez ao longo de todo o trabalho. Não há explicações e reflexões sobre o conceito, sendo utilizada uma única referência na área, o já citado Antônio Fausto Neto. O foco do estudo de Daiane Bertasso Ribeiro e Maria Ivete Trevisan Fossá permanece na utilização de ferramentas digitais pelas entidades sindicais que representam a categoria docente no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Conclusões Verificando a bibliografia disponível no campo da midiatização, foi possível aferir que o sindicalismo não esteve contemplado nas análises existentes. Conforme abordado na fundamentação teórica, os estudos em midiatização tiveram como foco outras instituições sociais, como política, família, religião e educação. Ao mesmo tempo, os trabalhos na área da comunicação sindical não desbravaram o fenômeno da midiatização no setor. Por limitarem suas pesquisas à utilização de diferentes mídias por parte dos sindicatos – dissertando sobre seu processo histórico, características, possibilidades e resultados – tais estudos não contemplam as transformações estruturais no sindicalismo enquanto instituição social decorrentes do seu relacionamento com as mídias. Dessa forma, é pertinente e necessário ampliar os estudos relacionando os campos do sindicalismo e da comunicação sindical com o processo de midiatização já verificado em outras instituições sociais. Referências bibliográficas ARAUJO, Vladimir Caleffi. O jornalismo de informação sindical no Brasil: atores, práticas e estratégias de produção jornalística. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação) - Universidade Panthéon - Assas, Paris, 2003. CARVALHO, Guilherme. Muito além do jornal: a nova imprensa sindical. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2013v10n1p256/24988. Acesso em: 28 abr. de 2021. HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. KROTZ, Friedrich. The meta-process of mediatization as a conceptual frame. Global media and communication, v. 3, n. 3, p. 256-260, 2007. STRÖMBÄCK, Jesper. Four phases of mediatization: An analysis of the mediatization of politics. International Journal of Press/Politics, vol. 13, n. 3, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/ 10.1177/1940161208319097. Acesso em: 29 abr. de 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Jhone Ricardo; ZANOTTI, Carlos Alberto. MIDIATIZAÇÃO DOS SINDICATOS BRASILEIROS: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DA ARTE.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/428831-MIDIATIZACAO-DOS-SINDICATOS-BRASILEIROS--UM-OLHAR-SOBRE-O-ESTADO-DA-ARTE. Acesso em: 25/06/2025

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