ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE – PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE – PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR
Autores
  • Rusineia aparecida oliveira de freitas
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 05 - Permanência na Educação
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/428502-estudantes-dos-anos-finais-do-ensino-fundamental-em-situacao-de-distorcao-idade-serie--para-alem-do-fracasso-esc
ISSN
Palavras-Chave
DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE, VULNERABILIDADE, RELAÇÃO COM O SABER
Resumo
ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE – PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR FREITAS, Rusinéia Aparecida Oliveira Estudante do Programa de Pós -graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território. rusineia.freitas@univale.br SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes Professora do Mestrado do Programa de Gestão Integrada do Território da Univale. maria.celeste@univale.br. Introdução O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2020, p. 68) define a distorção idade-série como um “indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados”. Este artigo se interessa pela temática da distorção idade-série e é parte de uma pesquisa, em fase inicial , que investiga processos de relação com o saber de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental que vivenciam situação de distorção idade-série. Compreende-se que esses estudantes são mais do que número compondo esse indicador, e que empreendem trajetórias escolares e se mobilizam para permanecer na escola. A metodologia utilizada, no artigo apresentado, é a revisão sistemática de literatura com o objetivo de verificar estudos cujo objeto é a distorção idade série nos últimos anos do ensino fundamental. A revisão foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES, com recorte temporal de 10 anos. O texto situa a teoria da relação com o saber (CHARLOT, 2000; 2001; 2013) e discute os resultados sobre dois pontos de vista: dos aspectos macro que consideram políticas públicas em educação e desigualdades sociais e territoriais; dos sujeitos que vivenciam a situação de distorção idade-série. 1. Fundamentação teórica De acordo com Bernard Charlot, “o fracasso escolar” não existe, o que existe são alunos em situação de fracasso escolar” ou trajetórias escolares que terminaram mal.” (CHARLOT, 2000, p 16.) Essa conjuntura necessita, portanto, de um olhar criterioso da realidade do educando. Para cumprir tal exigência, o autor apresenta duas maneiras de se compreender o que se denomina como “fracasso escolar”: a primeira está presente nas sociologias da reprodução, que estudam a questão do “fracasso escolar”, a partir de estatísticas e seus efeitos, por meio de um olhar externo ao sujeito; a segunda estuda o fracasso escolar, de dentro”, concentrando-se nas histórias singulares de quem vive a situação de fracasso escolar como experiência. Partindo dessa problematização o autor propõe os fundamentos teóricos da relação com o saber, definida como: [,..]a relação com o saber é relação de um sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros. É relação com o mundo como conjunto de significados, mas também, como espaço de atividades, e se inscreve no tempo. O mundo é dado ao homem somente através do que ele percebe, imagina pensa desse mundo, através do que ele deseja, do que ele sente: o mundo se oferece a ele como conjunto de significados, partilhado com os outros homens. (CHARLOT, 2000; p 78) O autor argumenta que do ponto de vista sociológico é necessário encontrar o sujeito para dar conta da complexidade do problema do fracasso escolar (CHARLOT, 2000; 2001; 2013). Para estudar a relação com o saber é preciso compreender esse sujeito “confrontado com a necessidade de aprender e com a presença de saber no mundo.” (CHARLOT, 2000; p.34). Portanto, é de suma importância considerar o estudante em situação de fracasso escolar como inscrito em um tempo e em um espaço, vivendo experiências singulares, dentre elas a de estar na escola, ou a de a ter abandonado e a ela retornar. Para o autor, não se deve tomar o fracasso escolar como “desvio, como diferença – isto é, pensar o não ser em referência ao que precisamente, ele não é” (CHARLOT, 2000, p.17). O autor reconhece o peso das desigualdades sociais na história dos sujeitos e destaca que “o fracasso escolar não é apenas diferença. É também uma experiencia que o aluno vive e interpreta e que pode constituir-se em objeto de pesquisa (CHARLOT, 2000, p. 17). A perspectiva da relação com o saber contribui assim para que se evite uma postura da negação e da falta em estudos e práticas educativas que ignoram o sujeito, em situação de fracasso escolar, o que não contribui para compreender sua história e trajetórias escolares. Importante também considerar as contribuições do autor sobre a mobilização (CHARLOT, 2013), o que faz com que o estudante se movimente para estar na escola e nela aprender, o que se liga como o autor argumenta em seus escritos (CHARLOT, 2001; 2001; 2013) com os sentidos do aprender. 2. Resultados alcançados Como metodologia para verificar a produção acadêmica acerca da distorção idade-série escolhemos a revisão bibliográfica sistemática que permite a familiarização com outros estudos e contribuições para a pesquisa que se pretende empreender (FERENHOF; FERNANDES, 2016). Para o objetivo proposto, a fonte de pesquisa escolhida para a revisão bibliográfica sistemática foi o Portal de Periódicos da CAPES. A busca foi realizada por meio da ferramenta de busca avançada, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal, filtrando artigos revisados por pares que no assunto aparecem a expressão "distorção idade-série". Do material disponível na categoria de conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES, foram encontrados setenta e um artigos. Desse conjunto 49 artigos, embora tenham retornado na busca, não discutiam a distorção idade-série como objeto de investigação e foram desconsiderados para a análise. Seis artigos foram descartados por se encontrarem duplicidade. Ao final, a seleção resultou em 15 artigos que discutiram a temática como objeto de estudo no âmbito escolar de modo efetivo. Esse conjunto de artigos pode ser divido em dois grupos: o primeiro grupo composto por 13 artigos apresenta a temática correlacionando com políticas em educação; desigualdade social e vulnerabilidade; o segundo grupo composto por 2 artigos fizeram a escuta de estudantes que vivenciaram a situação distorção idade serie. A análise dos artigos do primeiro grupo permite subdividi-los em vários grupos da seguinte forma: três artigos tinham como foco central analisar as desigualdades sociais (renda per capta) e a distorção idade série comparecia como uma variável; dois buscaram abordar diretamente sobre a evasão e repetência escolar como consequência da distorção idade-série; quatro artigos abordaram a temática com levantamentos de dados sobre a segregação escolar e mostram, de modo geral, as consequências da distorção idade-série; quatro artigos se voltam para políticas sociais e educacionais, como o Bolsa Família e os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica apoiando políticas de inclusão para estudantes em distorção idade-série. Por fim, cabe refletir na leitura desses artigos sobre as desigualdades sociais e as vulnerabilidades que afetam diretamente a maior parte dos estudantes com poder aquisitivo menor, e que são os que se encontram em situação de distorção idade série. A análise do segundo grupo de artigos permite compreender a trajetória de estudantes em situação de distorção idade-série. Os dois artigos apresentam um panorama descritivo com dados escolares sobre esses estudantes, mas apontam além dos dados para análises qualitativas e de escuta de estudantes e famílias que mostram a relação entre baixo rendimento acadêmico e nível socioeconômico baixo, corroborando com as perspectivas das vulnerabilidades. Destacam que os altos índices de distorção idade-série se relacionam a inserção precoce dos jovens no mercado de trabalho como forma de elevar a renda familiar per capita, levando ao aumento do número de crianças e adolescentes a deixarem as salas de aula. Aponta-se ainda, a correlação entre o envolvimento com a vulnerabilidade juvenil frente a violência e que também se relaciona à situação vivida por estudantes em distorção idade-série. Conclusões Os artigos selecionados demonstram várias perspectivas relacionadas a distorção idade-série que se correlacionam à desigualdade social e a vulnerabilidades, dentre elas a vulnerabilidade juvenil frente à violência. Destaca-se a necessidade de uma maior escuta dos estudantes em situação de distorção idade-serie para que se compreenda sentidos e trajetórias escolares, especialmente o sentido de permanência na escola e as dificuldades encontradas nesse processo, bem como as mobilizações que realizam em direção ao aprender. Referências bibliográficas CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CHARLOT, Bernard (Org.). Os Jovens e o Saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber às Práticas Educativas. São Paulo: Cortez, 2013 INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2019. Brasília: MEC, 2020.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Rusineia aparecida oliveira de; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE – PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/428502-ESTUDANTES-DOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-EM-SITUACAO-DE-DISTORCAO-IDADE-SERIE--PARA-ALEM-DO-FRACASSO-ESC. Acesso em: 14/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes