AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO
Autores
  • CRISTINA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BRUM AUGUSTO DE SOUZA
  • Lucas Capita Quarto
  • Jose Fernandes Vilas Netto Tiradentes
  • Fernanda Castro Manhães
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 30 - O Envelhecimento Humano: Pré e Pós Pandemia
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/427386-as-contribuicoes-da-psicopedagogia-no-processo-de-envelhecimento-humano
ISSN
Palavras-Chave
psicopedagogia, envelhecimento, desenvolvimento humano
Resumo
Introdução A convivência dos autores com idosos fez com que surgisse uma motivação intrínseca em buscar pesquisas que contemplassem estratégias de estimulação com idosos, com ênfase na qualidade de vida e na preservação cognitiva. Dentro desse cenário, surge a psicopedagogia. A psicopedagogia é uma ciência que examina o processo aprendizagem e as dificuldades implicadas nesse processo. Ela possui um caráter terapêutico e preventivo, atuando em diversos âmbitos: escolar, familiar e a toda comunidade (ACAMPORA, 2013). A função da psicopedagogia é intervir de forma terapêutica nas seguintes etapas: identificação, análise, planejamento, dessa forma sua atuação é através das etapas do diagnóstico e tratamento. A autonomia dos idosos reflete positivamente em suas vidas e de seus responsáveis, mantendo preservada a autoestima e favorecendo um convívio harmonioso em família. A psicopedagogia é uma ciência que pode proporcionar ao público idoso a reabilitação cognitiva proveniente das perdas decorrentes do processo natural do envelhecimento, tais como: acidentes vasculares encefálicos (AVE) e as diversas doenças neurodegenerativas, entre elas o Alzheimer. Nesse processo, de acordo com Faria (2015) a função da psicopedagogia é interagir onde há vida humana, nas escolas, hospitais, clínicas e organizações. Na concepção de Sá et al. (2008) o psicopedagogo deve atuar na esfera preventiva e terapêutica, vinculando seu trabalho no diálogo interdisciplinar, pela complexidade do processo de aprender e de quem aprende. Diante do cenário apresentado, o objetivo desse trabalho é mostrar a importância da psicopedagogia e suas contribuições no processo de envelhecimento humano, mediante as afirmativas que há neuroplasticidade e neurogênese na terceira idade, desde que haja a estimulação cognitiva, estimulando as funções superiores desse indivíduo. O presente trabalho retrata uma revisão bibliográfica fundamentada pela produção científica divulgada em livros e periódicos nacionais e internacionais no tocante a temática. As buscas foram realizadas entre os meses de agosto e setembro de 2021, utilizando-se cinco bases de dados bibliográficas: Google Acadêmico, Scopus, Scielo, Web of Science e LILACS. Os descritores utilizados para busca foram: psicopedagogia, envelhecimento humano e terapia. Não foi determinado um recorte temporal. Os critérios de inclusão abarcaram artigos científicos indexados nos bancos de dados acima mencionados, disponibilizados pelo modo online. 1 Referencial teórico 1.1 A psicopedagogia A psicopedagogia preconiza coordenar conhecimentos das diferentes áreas das ciências humanas: a Psicanálise, a Psicologia, a Pedagogia, a Filosofia, a Neurologia, entre outras, tendo como objetivo, compreender vários processos da aprendizagem humana, identificar as possíveis causas que possam interferir na aprendizagem humana (TANZAWA et al., 2010). A Psicopedagogia tenciona na busca de entender os conflitos que ocorrem na aprendizagem com propostas de intervenções que podem ser realizadas de maneira individual ou em grupo, na busca de despertar o desejo de aprender, contribuindo no processo de ensino aprendizagem (ANJOS; DIAS, 2015, p. 2). Alícia Fernadez, em seus estudos sobre a psicopedagogia, relata que quando se ensina, se abre um espaço para aprender, esse espaço é objetivo e subjetivo, onde se realiza dois trabalhos simultâneos: onde há a construção do conhecimento e a construção de si mesmo, como ser criativo e pensante (FERNÁNDEZ, 2001). De acordo com BOSSA (2011) a Psicopedagogia contém um enfoque interdisciplinar, onde abrange: a Pedagogia, a Psicologia, a Epistemologia, a Psicanálise, a Neuropsicologia e a Linguística, entre outras áreas do conhecimento humano. 1.2 O processo de envelhecimento humano Mediante as pesquisas, que apontam o crescimento da população idosa, a ciência tem ampliado recursos que proporcionam o aumento da longevidade humana. Segundo (OLIVEIRA et al., 2017) a Organização Mundial da Saúde (OMS), retrata que chegará a 2 bilhões, o número de pessoas com mais de 60 anos, em 2050, será a maior população do planeta. De acordo com Guimarães (2020) diversos profissionais, da psicopedagogia entre outros de diversas áreas, em contato a essa realidade do aumento significativo desse público, vem desenvolvendo um olhar especial para atuar com esse público que vem aumentando de forma significativa. Segundo Fries (2011) a população idosa, apresentou um crescimento expressivo nas ultimas décadas, a nível mundial, por expansão da expectativa de vida. Em consequência, do uso de medicamentos que tornou eficientes no tratamento de doenças infectocontagiosas e crônico-degenerativas, somado a cirurgia eficaz e intervenções inovadoras de diagnóstico, beneficiou a elevação da vida média dos idosos (ARAÚJO et al., 1999; HOFFMANN, 2002). 2. Resultados alcançados A psicopedagogia é uma ciência que pode interagir no retardamento das perdas cognitivas que são naturais no decorrer da idade humana. De acordo com Guimarães (2020), a reabilitação psicopedagógica do idoso, é fundamentada na teoria da plasticidade cerebral, onde o psicopedagogo atua com diversas atividades que estimulam a cognição, na perspectiva que preserve e desenvolva as habilidades neurológica do indivíduo idoso. Nesse ensejo, quando o psicopedagogo atua na estimulação cognitiva, vai de encontro a hipótese de Vygotsky, que segundo ele “não via o homem como um ser passivo, sofrendo apenas as consequências das relações sociais e sim, um ser que atua sobre o mundo, que age nas relações sociais, transformando e construindo o seu funcionamento em um plano interno” (BOCK, 2005 apud MAIOR; WANDERLEY, 2016, p. 1). Mediante as afirmativas relacionando a importância da psicopedagogia e envelhecimento, vem à tona a necessidade de entender a psicopedagogia e suas perspectivas, dessa forma o Código de Ética da Psicopedagogia (ABPp, 2011, p. 3), em seu artigo primeiro, esclarece sobre o campo de atuação do psicopedagogo: A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos. Dessa forma, torna-se evidente que o psicopedagogo atua na educação e na saúde, sendo este último um pouco desconhecido, mediante ao exposto, torna-se claro a atuação psicopedagógica em todas as idades. Estimular e treinar a cognição, de acordo com Silva (2011), é contribui em manter a cognição do idoso, tornando uma prática saudável de extrema relevância para garantir a autonomia e independência desse público. Garantir uma melhora significativa na qualidade de vida e na interação social, do paciente idoso, corrobora com seus familiares, proporcionando um ambiente favorável (GUIMARÃES, 2020). Conclusões A intervenção psicopedagógica é positiva para resgatar as perdas ocorridas no processo de envelhecimento em função de elementos da nossa cultura, que não tem o hábito de valorizar a experiência de vida das pessoas que já viveram mais ou em função de deficiências em nível orgânico, naturais da faixa etária.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, CRISTINA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BRUM AUGUSTO DE et al.. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/427386-AS-CONTRIBUICOES-DA-PSICOPEDAGOGIA-NO-PROCESSO-DE-ENVELHECIMENTO-HUMANO. Acesso em: 05/06/2025

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