DOI
10.29327/154029.10-8  
Título do Trabalho
PESQUISAS SOBRE SITCOM: ESTADO DA ARTE
Autores
  • Eduardo Peron
  • Joao Paulo Lopes de Meira Hergesel
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 17 - Análises Bibliométricas na Produção Científica Interdisciplinar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/426992-pesquisas-sobre-sitcom--estado-da-arte
ISSN
Palavras-Chave
Sitcom, Sitcom Brasileira, Estudos de Televisão, Ficção seriada
Resumo
Introdução O presente trabalho se propõe a observar as publicações científico-acadêmicas a respeito da ficção seriada cômica brasileira, em especial o formato/gênero sitcom. Para isso, utiliza-se como metodologia a pesquisa exploratória, direcionada para constituir um estado da arte sobre esse tema. O esforço de se determinar o “estado da arte” visa não apenas levantar a literatura já publicada acerca do tema – sitcom –, mas também identificar se existem lacunas a serem preenchidas por novos trabalhos a serem desenvolvidos na área (BRASILEIRO, 2021, p. 81). Ademais, serão levantadas quais séries e programas, enquadrados no formato sitcom, já se encontram demasiadamente representadas na literatura, o que pode ajudar a revelar objetos que ainda precisem de um estudo mais aprofundado. 1. Fundamentação teórica No livro Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación, Francesco Casetti e Federico Di Chio (1999) fornecem um mapa para embasar os estudos e análises que tenham a televisão como foco principal. Para os autores os objetos, instrumentos e âmbitos das pesquisas desenvolvidas na área podem ter os mais variados enfoques como exemplo, somente no âmbito da produção televisiva pode-se investigar: os aspectos tecnológicos, econômico-empresariais e os aspectos culturais e sociais do meio. O livro dos autores italianos não esgota as formas de análise possíveis uma vez que é um campo do conhecimento e em constante desenvolvimento tecnológico e sempre mutável no que tange a forma de consumo. Como exemplo, Raymond Wiliams (1975), no quarto capítulo de seu livro Televisão: tecnologia e forma cultural cria o conceito de flow que pode ser entendido, basicamente, como a grade de exibição dos programas definida pelos canais somadas aos intervalos comerciais que fariam parte da experiência de consumo daquele programa. Para Wiliams (1975), a televisão não pode ser analisada de forma isolada das características inerentes do meio. Ou seja, na visão dele, um programa de TV não compreende somente ao episódio roteirizado daquela série, por exemplo, mas é uma experiência que engloba também os comerciais, as eventuais interrupções da programação feitas por plantões jornalísticos, os programas anteriores ao que se analisa e os programas que viriam após também. E essa característica é o que diferenciaria a experiência do consumo televisivo do consumo de outras formas artísticas audiovisuais. Contudo, a ideia de flow torna muito árdua a tarefa de isolar um momento específico da programação diária dos canais o que, para Thompson (2003), pode afastar o olhar acadêmico da análise televisiva. E se em 2003, ano da primeira edição de Storytelling in Film and Television, Thompson (2003, p. 16) já apontava as limitações dessa teoria em 2021 essa defasagem se torna ainda mais gritante com advento de novas formas de consumo televisivo. Video on Demand (VoD), serviços de streaming, YouTube e de outros sites de hospedagem de vídeos, são apenas mais um novo degrau nessa evolução que já contou com inovações como VHS e até mesmo o controle remoto que introduziu a possibilidade de se zapear os canais com apenas um clique. Thompson (2003) sugere, então, que os estudos sejam focados não no todo da programação televisiva, mas que se concentre a análise em um programa específico, recortado de sua grade de exibição e livre das interrupções inerentes ao meio televisivo como por exemplo os breaks comerciais (THOMPSON, 2003, p. 18). Essa metodologia por sua vez, já se mostra muito dominante em outros campos do audiovisual, como a análise fílmica que pode inclusive focar apenas uma única cena de um todo fílmico. 2. Resultados alcançados A pesquisa desenvolveu-se ao longo de três etapas: seleção da plataforma de buscas; seleção das palavras-chave; seleção dos e tabulação dos resultados com base na leitura do resumo (quando havia), de modo a manter a amostra colhida relevante e dentro do tema. A plataforma Google Acadêmico foi escolhida como principal plataforma de busca por conta da extensa quantidade de resultados que ela é capaz de retornar a cada pesquisa. Para além disso, ela é uma das plataformas que permite selecionar somente trabalhos em português o que é bastante útil no caso presente que trata apenas de narrativas seriadas cômicas brasileiras e seu estudo. O Google Acadêmico também possibilita filtragens nos resultados como “relevância” e “período de publicação” que também ajudam na obtenção de dados mais refinados. As palavras-chave utilizadas na pesquisa não poderiam ser demasiadamente amplas como “série” (cerca de seis milhões e quatrocentos mil resultados) que retornariam resultados pouco úteis – ou mesmo não relacionados a narrativas seriadas – nem mesmo “séries de TV” (duzentos e oitenta e um mil resultados), que se provou impreciso uma vez que englobava muitos dados referentes a dramas, telenovelas ou enfoques pouco relevantes a esse levantamento. Assim, as palavras escolhidas para começar o levantamento foram “sitcom” e “série de comédia” (ambas com sessenta mil resultados). O primeiro refinamento da busca envolveu selecionar somente as páginas em português o que reduziu em muito o número de resultados na palavra-chave “sitcom”. A partir dos 1450 resultados, foi realizada uma leitura exploratória dos títulos e resumos dos trabalhos. Quarenta e cinco trabalhos foram selecionados dessa forma. Por fim três trabalhos foram separados para uma leitura mais aprofundada. São eles: Séries, séries cômicas e sitcoms: debatendo gêneros e formatos na televisão brasileira, de Gisele Nol (2013); O sitcom de câmera única e a serialização do estilo na comédia de TV, de Christian H. Pelegrini (2015); e Novas modalidades de sitcom: uma análise da comédia na era da realidade espetacularizada, de Fernanda Manzo Ceretta (2014). Tais trabalhos podem ajudar a criar uma visão panorâmica acerca do estudo de narrativas seriadas cômicas no Brasil até o presente momento. Existem muitos estudos que partem da análise de seriados e personagens específicos de séries estadunidenses também como: Por que todo mundo odeia o Chris? Uma análise discursiva sobre o imaginário de afro-americanidade na série Everybody hates Chris, de Daniele Crema (2014) ou Estilo Documental na Ficção Seriada: O caso The Office, de Melissa Fontenele e Marcel Vieira (2014), que também merecem atenção. Porém, no presente artigo, deu-se preferência por trabalhos que tratem da comédia nacional com mais atenção. Conclusões Os resultados provenientes da pesquisa evidenciaram que o estudo de sitcons no Brasil é bastante focado nas marcas de estilo, desenvolvimento de personagem e outros enfoques mais específicos como a midiatização nas séries, estudos sobre representação negra e feminina e estereótipos em geral. Quanto ao estudo mais individualizado de séries, em especial séries brasileiras parece haver um considerável lacuna. Isto pois com exceção de “A Grande Família” o restante das séries nacionais são, em geral, ignoradas pelo olhar acadêmico. Referências bibliográficas CASETTI, Francesco; CHIO, Frederico di. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999 THOMPSON, Kristin. Storytelling in Film and Television. Cambridge: Harvard University Press, 2003. WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2003.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PERON, Eduardo; HERGESEL, Joao Paulo Lopes de Meira. PESQUISAS SOBRE SITCOM: ESTADO DA ARTE.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/426992-PESQUISAS-SOBRE-SITCOM--ESTADO-DA-ARTE. Acesso em: 03/05/2025

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