IDOSOS E E-COMMERCE: OS FATORES INFLUENCIADORES NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA ONLINE

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
IDOSOS E E-COMMERCE: OS FATORES INFLUENCIADORES NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA ONLINE
Autores
  • Lucas Capita Quarto
  • CRISTINA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BRUM AUGUSTO DE SOUZA
  • Lidiane Silva Torres
  • Fernanda Castro Manhães
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 30 - O Envelhecimento Humano: Pré e Pós Pandemia
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/426899-idosos-e-e-commerce--os-fatores-influenciadores-no-processo-decisorio-de-compra-online
ISSN
Palavras-Chave
idosos, envelhecimento, tecnologia, e-commerce
Resumo
Introdução Diante da importância da internet na atualidade e do aumento da procura pelo comércio eletrônico por parte da população idosa, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os fatores que influenciam os idosos a optarem pelo e-commerce como uma modalidade de compra alternativa. Os objetivos específicos concentram-se em: a) analisar o conhecimento dos idosos acerca da internet; b) identificar quais são os principais produtos que os idosos compram no comércio eletrônico e com que frequência realizam estas compras; e c) apontar os aspectos que influenciam na inserção do idoso no comércio virtual. A justificativa pela temática se dá ao evidenciarmos que diversas pesquisas se dedicam ao estudo do comportamento do consumidor digital, no entanto, poucas buscam estudar, especificadamente, os fatores que influenciam o idoso a optar por esse novo mercado. Por esse motivo, este estudo se justifica por sua relevância social e acadêmica, reforçando a importância dos avanços científicos na área, ao mesmo tempo que contribui para o fortalecimento dos avanços já conquistados. A primeira etapa da pesquisa consistiu em um estudo de cunho exploratório, realizado por intermédio da bibliometria, a fim de analisar a produção científica acerca do tema objeto de estudo. Após o levantamento bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo. A coleta de dados teve como instrumento um questionário. Em um primeiro momento, o questionário se dedicou a traçar o perfil da amostra. Posteriormente, as questões tiveram por objetivo abordar os fatores que influenciam no processo decisório de compras via internet. O segmento do e-commerce que foi abordado no decorrer desse estudo é o Business-to-Consumer (B2C). O universo da pesquisa é composto pelos idosos integrantes do projeto “Vida Ativa na UENF”. desenvolvido na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, localizada no município de Campos dos Goytacazes – RJ. Participaram da pesquisa 9 idosos. 1. Fundamentação teórica A era digital descaracteriza o envelhecimento como um período de limitações e perdas, possibilitando que o idoso tenha acesso à internet. As trocas de informações e atualizações provenientes do ambiente virtual fazem com que o idoso se sinta inserido novamente na sociedade (SCHWAB, 2019). O Estatuto do Idoso, Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, em seu artigo 3º, prevê a “viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações” (BRASIL, 2003). Em sua pesquisa denominada “Envelhecimento e inclusão digital” os autores Petersen et al. (2013) enfatizam a importância de buscar soluções para que o processo de envelhecimento ocorra de forma saudável, garantindo que o idoso não perca a sua conexão com o ambiente o qual ele está inserido. Nessa perspectiva, a inclusão digital se relaciona ao desenvolvimento de competências de interação e comunicação com o mundo externo. A era digital exige que os indivíduos estejam cada vez mais preparados e ativos para participarem de processos sociais. De acordo com este cenário, Bragagnolo e Deon (2017) apresentam a inclusão digital como um fator de proteção para o envelhecimento ativo e saudável, ressaltando que envelhecer com qualidade contribui na orientação para realização desde tarefas simples até o estabelecimento de relacionamentos afetivos familiares e amigáveis. Santos e Almêda (2017) associam as dificuldades dos idosos em utilizarem recursos tecnológicos aos declínios sensoriais, motores e físicos oriundos do avanço da idade desses indivíduos. Contudo, segundo a concepção de Tavares e Souza (2012), a era digital tem exigido desse grupo um aprendizado contínuo para que estes consigam interagir com as ferramentas tecnológicas de maneira cada vez mais autônoma. O estudo de Santos e Almêda (2017) aponta benefícios e oportunidades em relação a inclusão do idoso na era digital, mostrando possibilidades de desenvolvimento e habilidades para o uso das tecnologias dentro dos parâmetros e ensino e aprendizagem adequados e específicos para o público idoso. Sentir-se parte da sociedade tecnológica implica em pertencer a um processo de virtualização da mesma. De acordo com Farias et al. (2015), um indivíduo pode se sentir socialmente incluído ao perceber que tem acesso à linguagem digital, liberando-se do fardo de ser visto como descontextualizado e ultrapassado 2. Resultados alcançados O perfil da amostra é baseado nas informações sobre as características pessoais dos indivíduos que responderam ao questionário aplicado aos integrantes do projeto “Vida Ativa na UENF”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Nesta etapa, os respondentes foram questionados a respeito de sua faixa etária de idade, gênero e estado civil. Entre os entrevistados: a) 77,8% têm idade entre 60 a 70 anos e 22,2% entre 71 a 80 anos; b) 88,9% são do gênero feminino e 11,1% do gênero masculino; c) 55,6% são casados, 33,3% viúvos e 11,1% divorciados. De acordo com Holz (2014) as pesquisas a respeito do comportamento do consumidor se dedicam a compreender como e porque os consumidores consomem um produto e/ou serviço. Ainda segundo o autor, o conceito de comportamento do consumidor faz alusão ao estímulo interno ou externo do indivíduo ou grupo, enquanto estes são direcionados a satisfação de suas necessidades. Nesse contexto, os entrevistados foram questionados se já os mesmos costumam realizar compras por meio da internet. 77,8% dos entrevistados costumam realizar compras via internet. Enquanto 22,2% responderam que não. Posteriormente, os respondentes foram questionados acerca de conhecimento acerca do uso da internet. 77,8% responderam que possuem um conhecimento médio sobre o tema (o suficiente para auxiliar no dia a dia; 22,2% se consideram um novato/curioso. Em um segundo momento, os entrevistados foram contestados sobre a frequência com a qual adquirem produtos pela internet. Em relação a frequência com a qual realizam compras pela internet, 11,1% responderam diariamente, mais de 90 dias e a cada 60 dias, respectivamente; 22% responderam a cada 15 dias, nunca ou mensalmente, respectivamente. Com intuito de levantar mais informações acerca do comportamento dos discentes no comércio eletrônico, identificou-se a categoria que os mesmos compram com mais frequência. Conforme o Gráfico 04, 37,5% dos entrevistados compram eletrodomésticos; 25% itens considerados “outros”; e 12,5% adquirem produtos de telefonia/celulares, moda ou não souberam responder, respectivamente. Conclusões O crescente número da população idosa no país vem a cada dia atraindo a atenção dos pesquisadores e se tornando assunto em pesquisas acadêmicas. Conforme cresce a população idosa, tende a ocorrer também um avanço no uso das tecnologias de informação e comunicação por este grupo de pessoas. De acordo com a literatura e os resultados alcançados, pode-se dizer que os idosos estão aderindo às novas tecnologias que vem transformando e facilitando a forma de visualizar notícias buscar por entretenimentos e realizar compras. Não é possível afirmar que o comércio eletrônico irá se torna a principal opção de compra dos idosos, em relação a modalidade de compra física, contudo, com o aumento do número de pessoas que acessam a internet e da forma como a cibercultura influencia o comportamento humano, acredita-se que isto possa acontecer com o decorrer dos anos.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUARTO, Lucas Capita et al.. IDOSOS E E-COMMERCE: OS FATORES INFLUENCIADORES NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA ONLINE.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/426899-IDOSOS-E-E-COMMERCE--OS-FATORES-INFLUENCIADORES-NO-PROCESSO-DECISORIO-DE-COMPRA-ONLINE. Acesso em: 21/06/2025

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