A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0
Autores
  • Marcio Valério De Oliveira Favacho
  • Vivian da Silva Lobato
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/424243-a-identidade-docente-no-contexto-da-educacao-40
ISSN
Palavras-Chave
IDENTIDADE DOCENTE, TICS, EDUCAÇÃO 4.0, PANDEMIA
Resumo
Introdução Este resumo é fruto de vários debates ocorridos simultaneamente dentro das disciplinas de Linguagem & Identidades e Educação e Cultura Local trabalhados dentro do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades – PPGCITI, da Universidade Federal do Pará – UFPA Campus Abaetetuba, cujo tema tenta mostrar a reconstrução da identidade docente dos profissionais da educação diante ao cenário pandêmico, tendo em vista as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que a sociedade está vivendo, reforçando que a educação na qual o conhecimento desenvolva no sujeito sua identidade docente, além da capacidade de conviver em espaços dinâmicos para além das fronteiras do tempo e do espaço, corroborando que as TIC’s podem agregar valores, contribuindo no desenvolvimento da sua identidade profissional na era da Educação 4.0. Qual é a identidade do professor que se apropria, integra e utiliza as tecnologias digitais na sua prática docente na escola? Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica mostrando a evolução deste termo Educação 4.0 associado ao cenário pandêmico, e suas contribuições para a reconstrução de sua identidade docente. Ao final destacamos, a partir deste cenário que as tecnologias educacionais surgem como parceiras na garimpagem das práticas pedagógicas inovadoras no processo de ensino aprendizagem para desenvolver as competências e habilidades do educando como produto final. A identidade docente e o uso das TIC’s na escola A construção da identidade docente é um tema que tem gerado muitas discussões na área educacional uma vez que, com o passar dos anos, tem ocorrido um aumento da exigência de formação dos professores, tanto inicial quanto continuada. Tem-se exigido dos docentes uma atualização constante no que tange a questão da sua formação continuada. Ainda nesse contexto pandêmico, percebe-se um aumento da inserção digital das pessoas e consequentemente o aparecimento do termo “aluno digital”, o que amplia ainda mais a demanda por formação docente. A escola, como uma instituição formadora de indivíduos, tem por responsabilidade sobre a preparação dos educandos com vistas a sua inserção dentro não só do ambiente educacional, porém pronto para adentar o mundo do trabalho, ou seja, dentro dessa sociedade tecnológica. Essa inserção funda-se nos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, documento este, de natureza normativa, que estabelece as aprendizagens fundamentais a todos os estudantes da Educação Básica. A Base estabelece dez competências gerais que devem ser desenvolvidas nos estudantes da Educação Básica, com vistas a assegurar os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Para o desenvolvimento dessas competências dentro o chamado ensino remoto emergencial, onde as TDIC são as principais aliadas no processo de ensino aprendizagem é importante que o professor, independente da área de atuação, tenha uma formação para a utilização e mediação dessas diversas tecnologias disponíveis para o exercício da sua prática pedagógica. Sabe-se que muitos professores não possuem uma formação adequada para a utilização das TDIC ou ainda não tiveram nenhum contato com essas tecnologias, sendo assim, um fator de extrema necessidade sua apropriação das mesmas no seu fazer pedagógico. Assim sendo, percebe-se que a atuação do professor, enquanto profissional docente deve ir em busca de uma não sólida formação continuada, mas uma capacidade de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com foco nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e as suas potencialidades no ambiente escolar, pois, é por meio do processo educativo por ele realizado é possível propiciar uma formação crítica e reflexiva que atenda as demandas da sociedade contemporânea nesse novo cenário. Refletir sobre a questão da identidade docente e o uso das tecnologias e mídias digitais na escola, a partir do olhar epistemológico do pensamento complexo são os conceitos discutidos, porém não separadamente, e sim interconectados entre si, uma vez que envolvem uma mesma problemática: Qual é a identidade do professor que se apropria, integra e utiliza as tecnologias digitais na sua prática docente na escola? Importante é ressaltar que a mera utilização de TDIC não é garantia de uma educação crítica, reflexiva e transformadora, visto que, dependendo da maneira como as tecnologias são concebidas e de como os conteúdos serão abordados, o professor pode continuar desenvolvendo uma prática pedagógica tradicional, isto é, dentro de sua “caixinha” ou zona de conforto, e se ausente da perspectiva transformadora. Em seus pressupostos, Kincheloe (1997) esclarece que ao utilizar as tecnologias, o professor deve deixar de lado a prática de transferir os antigos métodos, técnicas e estratégias de ensino para que ele possa criar, recriar, construir e reconstruir outras maneiras para o ensino-aprendizagem por meio das TDIC, mesmo não tendo uma fórmula, quando o professor aprende a trabalhar com as tecnologias, ele estará mais propício para utilizar de suas potencialidades como sua aliada dentro do processo educativo. Identidade docente: uma reconstrução na Educação 4.0 A palavra identidade, no dicionário, significa o “[...] conjunto de traços que distinguem um indivíduo dos demais”. A etimologia da palavra conduz à sua aplicação como qualificadora daquilo que é idêntico. O termo remete a variados significados, quando analisado isoladamente e faz referência à individualidade; a um documento de identificação pessoal, mas quando relacionado a outros aspectos, como o profissional, faz referência a um grupo social. Oliveira (2006) destaca o aspecto individual e social do termo quando analisa sua construção em uma perspectiva sociológica. Para o autor, o indivíduo assume diversas personalidades quando está no meio social, pois se relaciona com a multidimensionalidade de aspectos do indivíduo, aspectos exteriores que o cercam, tal como: o tempo, a cultura, a crença, a profissão entre outros. Segundo Tomaz Tadeu da Silva na sua abra A produção social da identidade e da diferença diz que: A identidade não é uma essência; não é um dado ou um fato – seja da natureza, seja da cultura. A identidade não é fixa, estável coerente, unificada, permanente. A identidade tampouco é homogênea, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um processo de produção, uma relação, um ato performativo. A identidade é instável, contraditória, fragmentada, inconsistente, inacabada. A identidade está ligada a sistemas de representação. A identidade tem estreitas relações com as relações de poder: "A identidade não é algo estável e imutável, nem externo que possa ser adquirido. É um processo inacabado, que passa por constantes transformações....". Vale destacar o que Ferreira (2009) relaciona o termo com diversos aspectos: […] tem relação com a individualidade – referência em torno do qual o indivíduo se constrói; com concretude – não uma abstração ou mera representação do indivíduo […] com temporalidade – transforma-se ao longo do tempo; com socialidade – só pode existir em um contexto social; com historicidade – vista com configuração localizada historicamente, inserida dentro de um projeto e que permite ao indivíduo alcançar um sentido de autoria na sua forma particular de existir. O autor afirma também que na construção da identidade do docente, três processos são essenciais: o desenvolvimento pessoal, que se refere aos processos de produção da vida do professor; o desenvolvimento profissional, concernente aos aspectos da profissionalização docente; e o desenvolvimento institucional, que se reporta aos investimentos da instituição para a consecução de seus objetivos educacionais. Considerando o exposto, necessário se faz compreender a identidade docente e a identidade profissional docente. Para Pizzi, Vieira e Hypólito: "A primeira apresenta traços e aspectos que caracterizam a docência e estes são marcados por muitas diferenças, dentre elas pode-se destacar as de gênero, de raça/etnia; de classe; de sexo; de instituições e sistemas; de condições de trabalho e interesses conforme a posição profissional e institucional; de formação e qualificação em termos profissionais conforme o lugar de atuação; de possibilidades de inserção no mercado de trabalho dentre outras". A identidade docente é construída constantemente durante todo o percurso profissional do professor, impulsionada por suas experiências, conhecimentos adquiridos, relações com outros professores, estudantes e no decorrer de sua prática pedagógica, com seus erros e acertos. Existe ainda uma relação direta entre o processo de identidade docente e o momento histórico, social e cultural em que o docente está inserido, ainda mais por estarmos vivenciando uma sociedade tecnológica, mas ao mesmo tempo assolada por pandemia covardemente desoladora afetando diretamente na construção ou reconstrução de sua identidade docente, pois ela é ainda algo inacabado e que está em constante processo de formação. Conclusões O processo de reconstrução da identidade docente é contínuo e ocorre desde a sua formação inicial até a sua prática docente em sala de aula, sendo ela permeada por diversas influências, sejam elas por professores de sua formação inicial, pelos seus pares na escola, por influências ideológicas, políticas, por seus anseios, angustias e por suas vivências enquanto docente. Outro fator muito importante a ser considerado é a influência do momento histórico: local, tempo, sujeito, sociedade, época. No caso deste resumo atentou-se pelo cenário global pandêmico em que o docente está inserido, onde sua identidade docente teve que ser reconstruída de diversas maneiras, no que tange as tecnologias digitais de informação e comunicação no chamado ensino remoto emergencial, ressalta-se que como trabalho futuro a necessidade de estudar esses novos conceitos decorrente da pandemia tais como: ensino remoto e ensino hibrido.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FAVACHO, Marcio Valério De Oliveira; LOBATO, Vivian da Silva. A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/424243-A-IDENTIDADE-DOCENTE-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-40. Acesso em: 07/05/2025

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