AS ADVERSIDADES QUE AFLIGEM O ENSINO DE BIOLOGIA

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
AS ADVERSIDADES QUE AFLIGEM O ENSINO DE BIOLOGIA
Autores
  • Aline Peixoto Vilaça Dias
  • GELBIS MARTINS AGOSTINHO
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
  • Carlos Henrique medeiros de Souza
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 34 - Estudos dialógicos do discurso e Ensino da Língua Materna e Estrangeira
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/422664-as-adversidades-que-afligem-o-ensino-de-biologia
ISSN
Palavras-Chave
Ensino de Biologia, Desafios, Educação Básica.
Resumo
Introdução A educação que vem sendo disseminada no século XXI caracteriza-se por possuir grandes desafios. Nessa perspectiva destaca-se que para proporcionar uma aprendizagem significativa ao educando necessita de incentivos diversos, uso de variados materiais, estratégias diversificadas almejando reduzir a fragmentação do saber e aproximar o aluno do conhecimento. Krasilchik (2016) analisando o Ensino de Biologia verificou que essa área do conhecimento apresenta vários desafios a serem enfrentados quando se fala em aprendizagem significativa para o aluno, como conceitos abstratos, aulas puramente teóricas. Diante desse cenário, a pesquisa justifica-se pela necessidade de mostrar quais são os possíveis enfrentamentos que o educador que leciona Biologia pode se deparar nas suas aulas. Sabendo dos possíveis problemas ele pode traçar estratégias para minimizar as adversidades. Sendo assim definiu-se por objetivo para o presente estudo relatar as problemáticas que podem esta presentes na sala de aula, mais especificamente no Ensino de Biologia. Para isso a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. 1. Ensino de Biologias: uma breve apresentação Segundo Gadotti (2000) a escola é um local formal de disseminação de conhecimento que contribui para a formação do educando. Inclusive a partir da educação o aluno tem a possibilidade de ascensão social. Nesse espaço objetiva-se a mudança social. Porém, para que essa mudança realmente aconteça não basta inserir os alunos, apresenta-lhes conceitos das diversas áreas do conhecimento. Uma escola com capacidade de mudar a sociedade, de formar alunos críticos é aquela onde existe boa infraestrutura desde aspectos físicos quanto profissionais. Direcionado para o Ensino de Biologia, aponta-se que é uma área de conhecimento de grande contribuição na formação social do educando. A escola tem por função aproximar os educandos de conteúdos contextualizados, com significado, sendo indispensável que esses conteúdos tenham relação com a realidade dos educandos. Logo mesmo seguindo livro didático, material bastante comum nas aulas, o professor precisa adequar os conceitos à realidade dos alunos (SILVA et al., 2017). A educação científica foi impulsionada devido a Segunda Guerra Mundial, isso porque na época havia grande necessidade de crescimento econômico, expansão industrial, crescimento do meio tecnológico e científico. Nessa época o crescimento científico não tinha sido inserido no espaço escolar. As descobertas referentes a Química, Física e Biologia estavam distantes do espaço escolar. Os conceitos científicos apresentados aos educandos eram ultrapassados. Ademais, não existia uma preocupação com a formação de senso crítico no educando (DOLIBAINA, 2014; KRASILCHIK, 2016). Conforme mencionam Feitosa et al. (2016) quando se fala em inserção da Biologia no currículo escolar brasileiro destaca- se que foi inserida tardiamente quando comparada com outras áreas como Língua Portuguesa e a Matemática. Mas isso não significa que é uma área com menos importância na formação do aluno. Acrescenta-se que as aulas precisam ser dinâmicas, com propostas diferenciadas, sem com isso perder a qualidade do ensino. Deve prevalecer a qualidade dos conceitos em detrimento da quantidade. Esse pode ser pautado em atividades diversificadas com aulas práticas, experimentação, atividades que estimulem o senso crítico, propostas que estimulem o respeito e a preservação ambiental (DIAS, 2020). No entanto esse ensino apresenta bastante fragilidades, inclusive possui resquícios de educação tradicional, com memorização de conceitos, aulas expositivas e isso culmina na falta de interesse do educando por essa área do conhecimento. Nesses cenários, que é bastante recorrente na educação básica, os alunos são espectadores das aulas, são apresentados a fórmulas, conceitos, sistemas e muitas das vezes utilizam esse aprendizado apenas para aplicar nas provas bimestrais ou vestibulares (COSTA, 2019). Por fim, menciona-se que mesmo que o Ensino de Biologia seja repleto de conceitos ditos como abstratos, o professor deve usar estratégias diferenciadas para levar os temas até os alunos. Dessa forma pontua-se que uma aprendizagem mais significativa vai depender da forma como o professor apresenta o conteúdo ao aluno (KRASILCHIK, 2016). 2. Resultados alcançados Verificou-se que o Ensino de Biologia teve sua inserção tardia no currículo escolar. Conforme mencionado por Krasilchik (2016). A princípio o ensino era pautado na memorização de conceitos, aulas meramente expositivas, prevalecendo a quantidade de conteúdo sobre a qualidade, sem uma preocupação de usar o aprendizado no dia a dia. Mudanças no âmbito político e econômico refletiram diretamente na forma como esse componente foi sendo inserido no currículo escolar. Por volta do final do século XIX é que o Ensino de Biologia começou a ser repensado, buscando-se novas formas de levar os conceitos ao educando, estimulando o senso crítico e a formação cidadã. Constatou-se que por mais que o Ensino de Biologia venha sendo modificado ainda há muitos que ser mudado, isso porque o ensino ainda apresenta bastante resquícios de uma educação meramente tradicional o que faz com que o aluno não tenha tanto interesse pelas aulas, tenha dificuldade de compreender o que está sendo passado. As aulas de biologia devido a presença de conceitos abstratos requerem metodologias diferenciadas, estratégias que deixem o educando no centro do processo educativo. Conclusões Conclui-se que o Ensino de Biologia tem grande contribuição na formação do educando. Com essa disciplina o aluno é direcionado a ser crítico, ter respeito por si, pelo meio ambiente e pelas diversas formas de vida. Mas essa área do conhecimento ainda possui algumas problemáticas que precisam ser reduzidas para que o ensino atinja sua potencialidade. Referências bibliográficas COSTA, Natálie. Aplicações didáticas para o Ensino de Biologia: Aulas práticas e jogos para o Ensino Médio. Dissertação submetida ao Programa de Pós- Graduação Ensino da Biologia, Universidade Estadual de Campinas, 2019. DIAS, Aline Peixoto Vilaça. SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AOS COMPONENTES CURRICULARES DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: reflexões em torno da aprendizagem. Campos dos Goytacazes, RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 2020. DOLIBAINA, Alice Kazue Hassuike. Currículo e ensino de ciências na educação básica: algumas considerações. Cadernos PDE, p.1-13, 2014. FEITOSA, Robério Rodrigues; BRAGA, Anne Drielly Medeiros; SILVA, Rayanne Alves; MARTINS, Maria Márcia Melo; SOBREIRA, Alana Cecília de Menezes. O Ensino de Ciências/Biologia: uma abordagem a partir da percepção de alunos doEnsino Fundamental. In: Anais do III Congresso Nacional de Educação- CONEDU, Natal, 2016-RN, Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD 1_SA18_ID3884_12082016194416.pdf >. Acesso em: 16 out. 2019. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000. KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2016. SILVA, Vanessa Torres; MOREIRA, Marcela Cruz.; VASCONCELLOS, Túlio Flávio . importância do Ensino de Biologia no campo social e científico. In: Anais do IV Congresso Nacional de Educação- CONEDU, João Pessoa-PB, 2017. Disponível em:<https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRAB ALHO_EV073_MD4_SA16_ID1388_16102017181009.pdf> Acesso: 21 set. 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Aline Peixoto Vilaça et al.. AS ADVERSIDADES QUE AFLIGEM O ENSINO DE BIOLOGIA.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/422664-AS-ADVERSIDADES-QUE-AFLIGEM-O-ENSINO-DE-BIOLOGIA. Acesso em: 03/06/2025

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