UMA NOVA VISÃO ACERCA DAS MÍDIAS DIGITAIS E O ATRASO DE FALA

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
UMA NOVA VISÃO ACERCA DAS MÍDIAS DIGITAIS E O ATRASO DE FALA
Autores
  • Elizabeth Matilda Oliveira Williams
  • Amanda Ribeiro Peixoto
  • MONIKI AGUIAR MOZZER DENUCCI
  • Carlos Henrique medeiros de Souza
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/419737-uma-nova-visao-acerca-das-midias-digitais-e-o-atraso-de-fala
ISSN
Palavras-Chave
Atraso de fala, Mídias digitais, Tecnologia.
Resumo
Introdução Monteiro e Osório (2015) afirmam que atualmente, o avanço da tecnologia e das mídias sociais têm provocado diversas modificações nas relações interpessoais, porque estes são fundamentais para o indivíduo, seja para o trabalho, diversão ou qualquer outra atividade. Em contrapartida, crianças e adolescentes tem o contato cada vez mais precoce. O fascínio pelos dispositivos eletrônicos pode causar malefícios e problemas no comportamento durante o desenvolvimento humano (SIQUEIRA; DE OLIVEIRA FREIRE, 2019), justificando aqui a nossa temática. A pesquisa teve como objetivo verificar as possíveis alterações, bem como surgimento tardio da fala da criança exposta excessivamente aos eletrônicos, tendo como parâmetro o modelo típico de desenvolvimento de fala e linguagem abordados pela literatura, sendo produzido com base numa análise quantitativa de pesquisa, por meio de uma pesquisa de campo pautada em modelo de questionário o qual foi realizado de forma online, pela plataforma Google Forms. Foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa/CONEP sob o n° 39996920.1.0000.5583, que constou duas etapas: elaboração do questionário e levantamento e de dados pelo o instrumento. A formação teórica do tema teve como metodologia uma revisão bibliográfica, envolvendo consultas de artigos, livros, dissertações e teses. 1. Fundamentação teórica A influência da tecnologia na vida das crianças tomou uma proporção tão grande que este assunto já se tornou alvo de estudos nacionais e internacionais. Buckingham (2007), afirma que “crescer na era das mídias eletrônicas virou um desafio”! A evolução das tecnologias digitais tem transformado a sociedade em todas as suas dimensões, uma vez que ela permeia tudo que nos cerca, desde televisores com controle remoto, videogames, carros, tablets e celulares, tornando assim esse acesso rotineiro e crescente entre as crianças. De fato, nos últimos anos um bebê já tem acesso às telas como forma de distração. São os “nativos digitais”, termo utilizado por Buckingham (2007), para referir aos nascidos após a década de 80 e que estão imersos na tecnologia. Estudos mostram que as crianças de 0 a 2 anos de idade precisam de uma exploração social e prática, para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e maturação de suas habilidades motoras e sócio emocionais. O contato direto com objetos, brinquedos e pessoas desenvolve funções mentais e habilidades de atenção primordiais nos primeiros anos de vida do ser humano, desta forma ver-se que a mídia digital interfere nesse desenvolvimento (WAISBURG, 2018). Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP (2016), o atraso no desenvolvimento da fala e linguagem é frequente em bebês que ficam passivamente expostos às telas, por longos períodos e recomenda que se evite a exposição de crianças menores de 2 anos às telas, sem necessidade. As crianças com atraso da fala são comumente identificadas a partir dos dois anos de idade, com vocabulário pobre e uma diferença de pelo menos 12 meses entre a idade cronológica e a idade linguística, sem que apresente déficit neurológico, sensório ou cognitivo subjacentes. O desenvolvimento normal da linguagem depende de uma diversidade de variáveis, como integridade anatomofisiológica, maturação do sistema nervoso central, aspectos emocionais e sociais, entre outros. A criança inicia pelo balbucio, depois pelas primeiras palavras e combinações de palavras até chegar a estágios mais complexos. Os autores Gândara e Befi-Lopes (2010), declaram que “as primeiras palavras são adquiridas por volta dos 12 meses (entre 10 e 13 meses), seguindo-se de um período de desenvolvimento lento e gradual do vocabulário produtivo, aproximadamente dez palavras por mês até os 18 meses.” O domínio fonológico típico deve ocorrer por volta dos cinco anos, podendo se estender até os sete anos. Em suma, é importante considerar que a linguagem é o principal recurso de interação social e as alterações no desenvolvimento da fala e da linguagem podem causar sérios problemas no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional na idade escolar ou adolescência. 2. Resultados alcançados Foram submetidos à pesquisa 51 pais de crianças com neurodesenvolvimento típico, na faixa etária de 12 meses até 3 anos de idade. Esse levantamento, foi realizado por meio de um questionário com um total de 13 perguntas de identificação, sexo, idade e relacionadas ao tempo médio de exposição as mídias digitais, interação com os pais e desenvolvimento da fala. A participação de pais de meninas foi predominante (52,9%), sendo pais de meninos 47,1%. Dos participantes, 88,2% responderam que seus filhos tiveram acesso diário às mídias digitais antes dos 2 anos de idade, somando apenas 11,8% de crianças que foram privadas das telas. O tempo médio de exposição diária foi de 35,3% de exposição esporádica, 15,7% de até 3 horas por dia, 13,7% de até 2 horas por dia, 23,5% de até 1 hora por dia e 11,8% de nenhuma exposição. A resposta para os que consideravam a interação com seus filhos foi de 94,1% para boa interação, 3,9% média e 2% ruim. Gráfico 1- Porcentagem de nível de interação pai-filho Elaborado pela autora, 2021. Dentre os selecionados para a pesquisa 11,8% relataram acreditar que seus filhos tinham atraso de fala, sendo 5,9% dos participantes tinham recebido diagnóstico fonoaudiológico de atraso de fala. Todos os participantes que consideravam que seu filho tinha atraso de fala assinalaram “sim” para exposição diária às mídias digitais antes dos 2 anos de idade. Dentre os participantes que receberam diagnóstico de atraso de fala a resposta para exposição foi de 2 e 3 horas diárias, ultrapassando o limite diário sugerido pela Associação de Pediatria Brasileira. As crianças que não possuem nenhuma exposição aos eletrônicos (11,8%), tiveram boas respostas com relação ao número de palavras pronunciadas pelas mesmas, bem como pronúncia de fonemas esperado para a idade, além de terem uma boa comunicação com a família. Número do participante Sexo Idade: Nº de palavras: Fonemas: 7 Masculino 3 anos 200 palavras /t/, /b/, /p/, /d/, /m/, /n/, /s/, /z/, /g/, /f/, /v/, /ch/ 18 Feminino 12 a 24 meses 20 palavras /p/, /m/, /b/, /n/, /d/ 29 Masculino 12 a 24 meses 20 a 50 palavras /p/, /m/, /b/, /n/, /d/ 32 Feminino 12 a 24 meses 20 a 50 palavras /p/, /m/, /b/, /n/, /d/ 42 Masculino 12 a 24 meses 20 palavras /p/, /m/, /b/, /n/, /d/ 47 Masculino 3 anos Acima de 300 /t/, /b/, /p/, /d/, /m/, /n/, /s/, /z/, /g/, /f/, /v/, /ch/ Tabela 1- Respostas número de palavras e fonemas por participantes sem exposição aos eletrônicos Elaborado pela autora, 2021. Entre os submetidos ao questionário, 2% cuja a resposta para interação com filho foi ruim, assim como tempo máximo de exposição diária de 2 horas, a resposta foi negativa para número de fonemas e palavras pronunciadas pela mesma. Conclusões Diante de tais resultados e a correlação com o que a literatura vêm nos trazendo nos últimos anos, sugere-se que os profissionais da fonoaudiologia invistam em pesquisas mais avançadas com aplicação de protocolos e avaliações detalhadas para resultados mais precisos, bem como a busca de outras interferências causadas pelo uso precoce e excessivo de telas digitais no desenvolvimento da comunicação humana. Nessas circunstâncias, esse estudo tonou-se viável para fomentação da criação de estratégias e ações voltadas para a prevenção do atraso de fala, destacando a importância dos diversos profissionais que fazem parte do universo da criança, no âmbito escolar, da saúde e até mesmo em casa tenham acesso a conhecimentos estratégicos para que os esforços no sentido de manter ou garantir o restabelecimento da saúde em relação à comunicação sejam preservadas. Por fim, cabe aqui salientar que a comunicação humana, as intersecções entre suas modalidades e os distúrbios que podem acometê-la são objeto da Fonoaudiologia. Sendo assim, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com alterações da comunicação oral. A participação de outros profissionais é preciosa, mas neste processo, a atuação fonoaudiológica de forma direta ou indireta é imprescindível. Referências bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de Orientação: menos telas, mais saúde. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf> Acesso em: 06 de Maio de 2020. BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007. GÂNDARA, Juliana Perina; BEFI-LOPES, Debora Maria. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem. Revista da Sociedade brasileira de fonoaudiologia, v. 15, n. 2, p. 297-304, mar./abr. 2010. WAISBURG, H. La tecnologia virtual y el niño. Medicina Infantil, v. 25, n. 3, p 277-278, set. 2018.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WILLIAMS, Elizabeth Matilda Oliveira et al.. UMA NOVA VISÃO ACERCA DAS MÍDIAS DIGITAIS E O ATRASO DE FALA.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/419737-UMA-NOVA-VISAO-ACERCA-DAS-MIDIAS-DIGITAIS-E-O-ATRASO-DE-FALA. Acesso em: 06/05/2025

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