CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL VOLTADA PARA PRIMÍPARAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-592-3

Título do Trabalho
CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL VOLTADA PARA PRIMÍPARAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Vitória Alves Saldanha
  • Adjane Maria da Silva
  • ROBERTA LUDMILA EUZEBIO
  • Vitória da Silva Moreira
  • Aline Mesquita Lemos
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Saúde, alimentação e nutrição;
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591526-criacao-de-uma-cartilha-educativa-sobre-introducao-alimentar-infantil-voltada-para-primiparas--um-relato-de-exper
ISBN
978-85-5722-592-3
Palavras-Chave
Nutrição da Criança, Tecnologia, Enfermagem
Resumo
INTRODUÇÃO Nos últimos anos, tem-se discutido muito a respeito da importância do aleitamento materno e consequentemente surgem questionamentos com relação à alimentação complementar para os bebês (DE MELO, 2021). A importância da alimentação da criança nessa fase é inquestionável, uma vez que deficiências nutricionais ou condutas inadequadas quanto a prática alimentar pode não só levar a prejuízos imediatos na saúde da criança como deixar sequelas futuras (WOLF et al., 2019). Nesse contexto, tão importante quanto o aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida é a introdução gradativa de alimentos sólidos após os seis meses de idade conforme recomendado pela OMS (WOLF et al., 2019). Estimativas recentes sobre as principais causas de morte de crianças em todo o mundo mostram que muitos óbitos poderiam ser prevenidos com a combinação de aleitamento materno exclusivo até os seis meses e práticas adequadas de alimentação complementar (MARTINS, 2012). A questão que norteou a criação da tecnologia foi “Como auxiliar e estimular as mães no processo de introdução alimentar com seus filhos?”. O trabalho justifica-se pois, apesar de ser um tema muito comentado atualmente, existe ainda muitas dúvidas sobre como deve ser feita em relação a quantidades, alimentos e idade dos bebês, sendo assim faz-se necessário que haja um instrumento pelo qual as mães possam se guiar. A tecnologia torna-se relevante pois, as tecnologias são instrumentos sucintos, objetivos e de fácil compreensão, sendo assim um excelente meio de aprendizado para as mães, em especial as primíparas, visto que estas não possuem muito tempo livre. OBJETIVO Relatar a experiência da criação de uma cartilha educativa sobre introdução alimentar infantil voltada para primíparas com o intuito de auxiliar as mães no que tange o processo da oferta de nutrientes e demais alimentos sólidos para seus filhos, a partir de 6 meses de idade. MATERIAL E MÉTODOS Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de uma Cartilha educativa sobre introdução alimentar infantil voltada para primíparas. A elaboração da tecnologia teve como base artigos científicos encontrados nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de outubro de 2022. Dessa forma, após analisados, foram selecionadas as informações mais relevantes sobre introdução alimentar infantil. RESULTADOS A Cartilha educativa sobre introdução alimentar infantil voltada para primíparas, foi desenvolvida no aplicativo Canva com padrão de cores de fundo: em tons de verde e detalhes: com cores vibrantes, foi estruturado no formato de cartilha para melhor organização e facilidade de manuseio. Contém conteúdos objetivos, com figuras e tabelas para facilitar a compreensão, o instrumento é composto por 11 páginas padronizadas. A elaboração seguiu 4 fases de construção: A primeira fase foi a pesquisa exploratória sobre o tema por cada um dos integrantes da equipe elaboradora. Segunda fase foi a elaboração textual de forma conjunta. Terceira fase foi a revisão de conteúdo pelo orientador. Na quarta fase foi feita a edição no aplicativo Canva de forma criativa e padronizada. Durante o processo de criação decidiu-se que as cores, os elementos e até mesmo o corpo do texto, deveriam ser atrativos tanto para as mães por ser algo sucinto e de rápida leitura e para crianças em idade escolar para estimular o consumo. Sendo assim, o modelo finalizado traz em seu design elementos relacionados à alimentação como figuras de frutas com rostinhos, tabelas coloridas e formas geométricas de maneira que o layout não ficasse com excesso de informações. CONCLUSÃO A criação da cartilha educativa voltada às primiparas tem uma apresentação lúdica e sucinta de como deve ocorrer a introdução alimentar nos primeiros anos de vida, assim como as refeições devem ser apresentadas. E maneiras de tornar esse momento prazeroso tanto para as mães quanto para as crianças. Salienta-se que a introdução alimentar nos primeiros anos de vida, de forma saudável, é de suma importância para evitar possíveis prejuízos e sequelas na saúde da criança, entre eles atrasos no desenvolvimento infantil como também a maior probabilidade de surgimento de doenças crônicas. A implementação das tecnologias educativas para as mães que buscam apoio e informação sobre cuidados voltados as crianças, vêm se mostrando de grande relevância, principalmente no controle de prevenção de doenças infantis, devido ao fato de trazer as informações necessárias para ser realizado um cuidado simples e eficaz, como uma refeição colorida e repleta de nutrientes. Portanto, concluímos que a implementação desta tecnologia ao público de primíparas contribui de forma eficaz na construção de uma alimentação saudável com nutrientes necessários a criança assim como no controle de doenças e atrasos no desenvolvimento. REFERÊNCIAS DE MELO, Nathalia Kellen Lucas et al. Aspectos influenciadores da introduçãoalimentar infantil. Distúrbios da Comunicação, v. 33, n. 1, p. 14-24, 2021. WOLF, V., Samur-San-Martin, J. E., SOUSA, S. F., SANTOS, H., FOLMANN, A. G., RIBEIRO, R. R.,& GUERRA-Júnior, G. (2019). Effectiveness of obesity intervention programs based on guidelines for adolescente students: systematic review. Revista paulista de pediatria: órgão oficial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, 37(1), 110–120. MARTINS, Murielle de Lucena; HAACK, Adriana. Conhecimentos maternos: influência na introdução da alimentação complementar. Com Ciências Saúde, v. 23, n. 3, p. 263-270, 2012.
Título do Evento
X Universo Ateneu
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SALDANHA, Vitória Alves et al.. CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL VOLTADA PARA PRIMÍPARAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) UNIATENEU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591526-CRIACAO-DE-UMA-CARTILHA-EDUCATIVA-SOBRE-INTRODUCAO-ALIMENTAR-INFANTIL-VOLTADA-PARA-PRIMIPARAS--UM-RELATO-DE-EXPER. Acesso em: 13/05/2025

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