AUTORETRATO DE PAGU NO PROCESSO CRIATIVO PARA MODA

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-592-3

Título do Trabalho
AUTORETRATO DE PAGU NO PROCESSO CRIATIVO PARA MODA
Autores
  • João Vitor
  • Brenda Raisa
  • Kaio Martins Da Silva
  • Luanna de Sousa
  • Maria Sâmela Bernardino da Silva
  • Flaviana Barros Candido
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Interdisciplinaridades, Multiculturalismo e Arte
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591372-autoretrato-de-pagu-no-processo-criativo-para-moda
ISBN
978-85-5722-592-3
Palavras-Chave
PAGU, ARTE MODERNA, MODA
Resumo
Brenda Raíssa da Silva Joao Vitor Lopes Santana Kaio Martins da Silva Luanna De Sousa Lopes Maria Sâmela Bernardino da Silva Orientadora: Luciana França Jorge INTRODUÇÃO Este ano de 2022 comemora-se o Centenário do evento cultural e intelectual que mudou os rumos da arte no país, a Semana de Arte Moderna de 1922. O evento apresentou o Modernismo para o Brasil, um movimento artístico trazido da Europa por alguns artistas que revolucionaram o olhar sobre a arte. Tinha como principal característica romper com o tradicionalismo por meio da liberdade estética. Estas mudanças do início do século XX repercutem até os dias de hoje na arte e na cultura. A semana foi organizada pelo escritor, Mário de Andrade, pelo professor Oswald de Andrade e pela pintora Anita Malfatti. O contexto que antecedeu a Semana de arte Moderna mostrava um cenário artístico com forte influência das vanguardas europeias. Integrou várias expressões artísticas. O parnasianismo era o movimento literário mais forte no Brasil, o ideal da arte pela arte e a ausência de qualquer compromisso social. No meio dessa revolução, surge Patricia Galvão, a Pagu. De acordo com Morais(2017), Patrícia Galvão (1910-1962) foi uma mulher importante na luta social, aos ideais e a fé em um mundo com mais justiça e liberdade. Ganhou o apelido durante o envolvimento com o movimento Modernista. Ficou conhecida após a publicação de um de seus poemas na revista “Antropofagia” e por sua luta no partido comunista, luta de classes e dor dos oprimidos. Pagu teve diversos pseudônimos, foi a primeira mulher a ser presa por questões políticas no Brasil. Foi aluna de Raul Bopp e Mário de Andrade, mas não participou da semana de arte moderna, pois ela tinha apenas 12 anos na época. Pagu era jornalista, usava roupa transparentes, batom vermelho e cabelo desgrenhado conheceu o casal Tarsila e Oswald que se encantaram por ela. Na época, com 18 anos. foi incentivada a publicar seus desenhos e apresentada ao movimento antropofágico, por Tarsila que a ajudou com um casamento “forjado” para conseguir emancipação e envolver-se com os seus ideais, mas Pagu e Oswald de Andrade se apaixonaram e tiveram um relacionamento amoroso. Foi presa 23 vezes, usou o pseudônimo de Mara Lobo. Pagu tornou-se uma referência feminista, inclusive a cantora Rita Lee fez a música “Pagu” em sua homenagem. OBJETIVOS Desenvolver uma minicoleção cápsula inspirada em Patrícia Galvão, a Pagu, utilizando renda renascença. Conhecer a história da Semana da Arte Moderna no Brasil; Conhecer os principais artistas que participaram do Movimento Modernista; Investigar a participação da escritora Patrícia Galvão no movimento modernista Brasileiro; Aplicar os elementos de estilo do Modernismo brasileiro. MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa exploratória e aplicada visa utilizar os dados para a aplicação em um projeto de produto, baseada em pesquisas bibliográficas e imagética. Para desenvolver a minicoleção foi utilizada renda renascença, como elemento artesanal. A Renda Renascença teve sua origem em Veneza na Itália no século XVI, tornou-se famosa na realeza europeia quando Henrique II, rei da França usou um traje feito com uma renda na gola com intenção de esconder sua cicatriz no pescoço, e chegando ao Brasil, em 1950 na Paraíba. A renda é feita toda a mão e entrelaçada de forma leve, delicada e eficaz, utilizando materiais, agulhas, linhas e lacê de algodão, formando bordados. A renda renascença do Nordeste é versátil e em cores diversas. RESULTADOS E A COLEÇÃO Para o moodboard foram escolhidas imagens das roupas da Pagu. Na época, o desenho dela com seu gato e um dos seus poemas famosos. As duas obras demonstram seu amor aos felinos. Inspiração Auto Retrato de Pagu 1929 Croquis O cropped com o tecido aveludado e a renda renascença criado para transmitir conforto e sensualidade. A calça que representa ousadia, liberdade e sua militância. O rabo do gato enrolado em sua cabeça forma um acessório. A ideia do croqui foi colocar transparência que remete a sensualidade e ousadia da Pagú, o casaco traz seu lado executivo e político, seu lifestyle, era de um tom preto, trazendo à tona a libertação dos dogmas tradicionais de como uma mulher deveria se comportar ou vestir CONCLUSÃO Desenvolver uma coleção requer muito tempo, criatividade, inspiração e conhecimento de design e moda. Falar sobre a Pagu é uma responsabilidade muito grande, conhecida por suas raízes, suas lutas, e pela pessoa que ela foi. É gratificante, ver uma coleção sendo feita do zero e representando uma mulher emponderada. Através dessa breve pesquisa seguiu-se em frente com foco de enaltecer esse movimento tão impactante para aquela época e que continua reverbera até os dias atuais, assim como a pesquisa, de forma ilustrativa, com intuído da criação das roupas para o projeto interdisciplinar vivências. REFERÊNCIAS ERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.;DA SILVA, R.?Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice, Ed 6ª, 2007. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006. MORAIS, Letícia Nunes. Histórias de Pagu: memória, feminism e cultura política. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498843170_ARQUIVO_LeticiaNMoraes_Texto_completo_MM_FG.pdf . Acesso em 30 de maio de 2022. REBECHI JUNIOR, Arlindo. Pagu: poesia, militâncias e condição feminina. Comunicação & Educação. Ano XXIII. número 1. jan/jun 2018. SEBRAE–Renda renascença disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/origens/renda-renascenca
Título do Evento
X Universo Ateneu
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VITOR, João et al.. AUTORETRATO DE PAGU NO PROCESSO CRIATIVO PARA MODA.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) UNIATENEU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591372-AUTORETRATO-DE-PAGU-NO-PROCESSO-CRIATIVO-PARA-MODA. Acesso em: 27/05/2025

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