ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM RELATO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-592-3

Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM RELATO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autores
  • Ediney Linhares da Silva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Relatos de experiências na educação a distância
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591364-estagio-supervisionado-em-servico-social-na-modalidade-educacao-a-distancia--um-relato-sobre-o-uso-das-tecnologia
ISBN
978-85-5722-592-3
Palavras-Chave
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Serviço Social se insere em espaços socioocupacionais diversos e, na Educação, forma profissionais a partir do ensino superior, quer seja na modalidade presencial, quer seja no âmbito da Educação a Distância (EaD). Cabe um adendo para a particularidade da disciplina de Estágio Supervisionado (ES) que, no que concerne à carga horária prática, deve ocorrer de modo presencial, haja vista seu posicionamento crítico-reflexivo e propositivo frente às manifestações da questão social (IAMAMOTO, 2021) e seu atendimento ao Projeto Político-Pedagógico, Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, Política Nacional de Estágio elaborada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS, 1996) e Lei 8.662/96.Quanto à carga horária teórica, as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem o implemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ilustrar o conteúdo programático e envolver os alunos nos diálogos a partir do contato com ferramentas tecnológicas que o mercado de trabalho exigirá num futuro próximo, quando da formatura e registro profissional alcançados, levando em consideração indícios das transformações societárias (SALES; PINTO, 2019), avanços tecnológicos e suas incorporações aos processos de trabalho em face da relação capitalista (VALENTIM; PAZ, 2022). Destaca-se que tais nuances ocorrem na conjugação entre aluno/a e supervisor/a de campo e acadêmico/a (CFESS, 2008). OBJETIVO: Descrever a relação existente entre a disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social na modalidade EaD e as TICs. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, do tipo relato de experiência (RE), voltada à produção de um saber científico capaz de contribuir com a formação do sujeito e com uma possível transformação social (CÓRDULA; NASCIMENTO, 2018; MUSSI; FLORES; ALMEIDA 2021).O período de observação foi delimitado entre os meses de agosto e novembro de 2022, tendo como lócus de observação o curso de Bacharelado em Serviço Social ofertado na modalidade EaD pertencente ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), com sede localizada em Messejana, cidade da Região Metropolina de Fortaleza/CE.Os dados e a discussão apresentada foram construídos com uso dos registros do diário de campo do autor e expostos no decorrer do trabalho sem a necessidade de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). RESULTADOS: A disciplina de ES em Serviço Social no formato EaD do UniAteneu possui, atualmente, um docente responsável por todos os trâmites desta, tais como: compilação de material bibliográfico utilizado nas aulas, disponibilização do material de aula para inserção na plataforma virtual da IES, notificação do calendário de aula aos/às alunos/as (via portal do aluno, mensagem sms e e-mail), ministração de aula teórica virtual síncrona e orientações com salvamento automático para visualização posterior dos/das discentes, mediação com campos de estágio, no que tange à abertura de vagas, convênios e alocação de estagiários/as, levantamento de informações dos campos de estágio, supervisão de campo e alunos para confecção de Termo de Convênio (TC) e Termo de Compromisso de Estágio (TCE), visita aos campos de estágio como estratégia de comunicação, verificação e supervisão junto aos/às estagiários/a de Serviço Social, supervisores/as de campo e instituições concedentes do estágio, organização do fórum de supervisores/as em conjunto com a coordenação de curso e outras ações inerentes ao currículo da disciplina, conforme Projeto Político-Pedagógico, Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social (ABEPSS, 1996), Resolução n°. 533 de 2008 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e delibrações da Lei 8.662/1996. Acerca das horas-aula teóricas, menciona-se que o uso das TICs é imprescindível para o êxito da relação ensino-aprendizagem, bem como, para a experiência dos/das acadêmicos/as com os aspectos da vida profissional do/a assistente social e sua práxis, o que, em consequência, contribui com a apropriação das relações sociais de trabalho pelos/as aluno/as, desenvolvendo-lhes, através da observação, a autonomia voltada à aplicação de conteúdos vistos na sala de aula virtual, havendo congruência entre os fatores educacionais e formativos ofertados para a comunidade acadêmica do curso, com habilitação para cursar a referida disciplina em debate.Relata-se que, no decorrer das aulas virtuais foram utilizadas TICs, dentre as quais: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para acesso aos materiais, tarefas etc.; Aplicativo de mensagens Whatsapp, para comunicação entre os alunos-estagiários, docente e coordenação de curso; TEAMS, ferramenta da Microsoft para execução das vídeoaulas e reuniões; YouTube, para exibição de conteúdos ilustrativos, relatos e/ou trechos de palestras; Mindmeister, plataforma usada para promover interação dos/as discentes por meio de nuvens de palavras; Chat com a tutoria da disciplina ou professor. CONCLUSÃO: Considera-se que o uso das TICs na graduação EaD em Serviço Social, em associação com os aspectos teórico-práticos da disciplina de ES corroboraram, não apenas com a fixação dos assuntos estudados, mas integraram o eixo de formação profissional pertencente aos objetivos do curso, no que enseja a articulação entre academia e mercado de trabalho, uma vez que são constantes as exigências por manuseio tecnológico nas mais diversas atividades e setores distintos, sendo um diferencial para garantir melhores índices de empregabilidade ao/à futuro/a assistente social.Nesse sentido, aqueles/as profissionais e os que ainda serão inseridos em campo de trabalho, sem dúvida alguma, precisam empoderar-se das TICs.Em relação ao relato sobre a graduação EaD, nota-se que esse contato com ferramentas e mídias tecnológicas e sua apropriação é fator presente no cotidiano alunar desde o ingresso na IES, fato celebrado, também, na disciplina de ES em Serviço Social, tornando-se preponderante para o destino dos egressos.
Título do Evento
X Universo Ateneu
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Ediney Linhares da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM RELATO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) UNIATENEU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/591364-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-EM-SERVICO-SOCIAL-NA-MODALIDADE-EDUCACAO-A-DISTANCIA--UM-RELATO-SOBRE-O-USO-DAS-TECNOLOGIA. Acesso em: 14/06/2025

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