AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE USO DE EPI E EPC ANTES E APÓS AÇÕES EDUCATIVAS

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-592-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE USO DE EPI E EPC ANTES E APÓS AÇÕES EDUCATIVAS
Autores
  • Antonio Douglas Rodrigues Nunes
  • Francisco José Mota Coimbra
  • José Milton Tavares Medeiros Filho
  • Maria Tamires Santiago da Silva
  • ROSELENA BARRETO CAVALCANTE
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências exatas, engenharias e suas aplicações
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/589867-avaliacao-do-conhecimento-de-trabalhadores-da-construcao-civil-sobre-uso-de-epi-e-epc-antes-e-apos-acoes-educativ
ISBN
978-85-5722-592-3
Palavras-Chave
acidentes, canteiro de obra, EPI, EPC, saúde e segurança do trabalho.
Resumo
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE USO DE EPI E EPC ANTES E APÓS AÇÕES EDUCATIVAS INTRODUÇÃO Segundo o Anuário de Acidentes de Trabalho, divulgado pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2016, dentro dos setores industriais, a construção civil é o que apresenta índices mais significativos de acidente de trabalho. Mesmo com muitos esforços acadêmicos e industriais, a área da construção civil é a que apresenta dificuldades maiores acerca da conscientização em relação à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). OBJETIVO O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento de trabalhadores de um canteiro de obras sobre seus conhecimentos acerca do uso de EPIs e EPCs antes e após a aplicação de ações educativas. METODOLOGIA Trata-se de um estudo de natureza básica, de abordagem quantitativa e objetivo exploratório que envolve entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com o objeto de estudo pesquisado, com a utilização de método quantitativo para análise dos dados buscando-se frequência, característica, relação e associação entre variáveis. Para Carlos Tauil (2018), a metodologia deve ser entendida como o caminho que vai levar à construção da pesquisa. São as regras elaboradas para compreender o problema e ofertar uma resposta que possa ser justificável para ele. RESULTADOS No dia da aplicação do questionário, participaram 19(dezenove) trabalhadores de um total de 24(vinte e quatro), presentes na obra. Na aplicação do questionário inicial, constatou-se que a quantidade de resposta "sim" foi inferior à quantidade de resposta "não", representando 48% do total de envolvidos. Contudo, após a ação educativa, este índice saltou para 81%. CONCLUSÃO Foi observado que uma simples palestra, com durabilidade próxima de 1(uma) hora, traz um imenso retorno para o esclarecimento para os colaboradores, demonstrando a necessidade de cada empreendimento investir em palestras, treinamentos aos seus envolvidos. Fica claro que os benefícios são significativos em termos de entendimento acerca do assunto abordado na ação educativa.
Título do Evento
X Universo Ateneu
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Antonio Douglas Rodrigues et al.. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE USO DE EPI E EPC ANTES E APÓS AÇÕES EDUCATIVAS.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) UNIATENEU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/589867-AVALIACAO-DO-CONHECIMENTO-DE-TRABALHADORES-DA-CONSTRUCAO-CIVIL-SOBRE-USO-DE-EPI-E-EPC-ANTES-E-APOS-ACOES-EDUCATIV. Acesso em: 16/07/2025

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