PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS

Publicado em 06/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-592-3

Título do Trabalho
PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS
Autores
  • Antonia Aline Rodrigues Pontes Lima
  • Amanda Mariano Lins Sales
  • Bruna Carvalho Oliveira
  • Daiane Marinho Da Silva
  • Keiny de Araújo Maia
  • LISA NAIRA RODRIGUES DE SOUSA
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Inclusão e Ludicidade
Data de Publicação
06/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/587539-processos-grupais-de-um-grupo-de-estudos-e-pesquisa-em--adolescencia-e-a-utilizacao-de-recursos-ludicos
ISBN
978-85-5722-592-3
Palavras-Chave
Adolescência, brincar, Recursos lúdicos, Vulnerabilidade social.
Resumo
O presente resumo almeja oferecer um breve relato de experiência das práxis de um Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Adolescência - GEPA. Nesta pesquisa foi utilizada uma metodologia bibliográfica, em que nos propusemos a coletar livros e artigos anexados em bases indexadas, e que contemplaram as temáticas relacionadas à adolescência, vulnerabilidade social, grupos, e outros conteúdos que surgiram nas discussões do GEPA. Em outras palavras, houve a pretensão em agregar a pluralidade que está relacionada com o modo de viver do adolescente, procurando compreender as possibilidades e limitações que atravessam seus estilos de vida e o contexto social em que se encontram imersos. De acordo com a natureza se introduziu o método de pesquisa básica, com abordagem qualitativa, e observação participante. Aplicamos o método descritivo, o qual se propõe explicar os acontecimentos. Ademais, inclui-se a coleta de dados de materiais lúdicos utilizados ao longo das atuações. As supervisões e orientações tiveram papel crucial nas interpretações desses dados. Compreendendo a adolescência como uma fase do desenvolvimento indispensável, supõe-se que, se o adolescente está imerso num contexto de vulnerabilidade social, maximizam-se os riscos para a sua sobrevivência. Portanto, tornam-se imprescindíveis trabalhos com grupos de acadêmicos de psicologia a fim de acompanhar o desenvolvimento e maturação biopsicossocial de adolescentes. Nessa conjuntura destacamos a indispensabilidade de trabalhos grupais direcionados aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, já que, esses necessitam de acolhimento, aja vista, é uma etapa de desenvolvimento humano vivenciada por diversos lutos, e em consequência ocorre à adesão da emancipação de uma vida adulta, consequentemente acontecem inúmeros desafios e busca identitária Por consequência, nessa pesquisa se tornou indispensável descrever ações do Grupo de Estudos, Extensão e pesquisa em Psicologia e Adolescência, envolvendo o manejo e as particularidades com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.. Considerando desafiador o manejo clínico com um adolescente, podemos pressupor um desafio maior o trabalho com um grupo de adolescentes de comunidades inseridas em um meio de vulnerabilidade social. Estes jovens encontram-se imersos num contexto de violência, privações, abusos e negligências. Nesse contexto, o uso de recursos lúdicos - desenho, pinturas, jogos, dança, escrita expressiva, dentre outros, podem ser utilizados como ferramentas expressivas estratégicas de intervenção psicológica. Nessa conjuntura, o GEPA promove atividades de extensão com acadêmicos de psicologia, se apropriando do lúdico como facilitador das atuações em campo com os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O manejo com grupo de adolescentes abarca especificidades, já que esses sujeitos comumente são invisibilizados e desconsiderados pelo poder público e pela sociedade, e além disso, abarca quando necessário o envolvimento de algum familiar que perpassa o ambiente das ações . Por consequência, nessa pesquisa se tornou indispensável descrever ações do Grupo de Estudos, Extensão e pesquisa em Psicologia e Adolescência, envolvendo o manejo e as particularidades com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Por fim, por consequência, em um trabalho dinâmico de grupo, o GEPA - Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Adolescência, se propôs a ofertar contribuições validando as potencialidades dos adolescentes acolhidos, promovendo espaços de facilitação no processo de escuta. De fato, as atividades propostas pelos extensionistas do GEPA nos possibilitaram escutas riquíssimas. Diante de tantos relatos foi possível acolher, psicoeducar, intervir e até nos afetar diante do universo íntimo daqueles adolescentes, que foram capazes de se expressar tornando revelados seus medos, anseios, angústias e desejos. O trabalho voluntário de um grupo de acadêmicos proporciona para a sociedade momentos psicoeducativos, interventivos e terapêuticos, dado que, a maioria das comunidades que vivem em vulnerabilidade social não desfruta dessas oportunidades. Tornou-se perceptível, que as demandas, mesmo que de origens semelhantes, suscitam sequelas distintas em cada adolescente, sendo assim, torna-se essencial considerarmos válidas as diferenças individuais, a visão de mundo desses jovens, como também o contexto nos quais esses adolescentes estão inseridos, por isso é muito importante à observação do comportamento individual e em grupo, buscando sempre em primeiro lugar acolher e repudiar os julgamentos.O estudo demonstrou a rica contribuição ao corpo acadêmico participante de grupos de pesquisa e extensão, confirmando que tais vivências proporcionam, para além da experiência do trabalho com o público acolhido. Tais contribuições se ampliam a subsídios valorosos direcionando novos estudantes para um olhar mais sistêmico acerca do aprendizado, já que, o GEPA também recebe universitários de outras universidades em visitas, com intuito de repassar trocas do que se aprende nesse contexto. Demostrou ainda, nas práxis, o que já há muito vem sendo rascunhado na literatura psicológica quanto ao trabalho lúdico com adolescentes e que, por meio de tais estudos, acontece com fluidez a externalização dos sentimentos ambivalentes que sobrecarregam esse publico alvo. Torna-se apropriado pontuar que alguns jogos ou atividades não fluem na aplicação, e esses comportamentos não são impeditivos de uma demonstração do interno para o externo, com o tempo, o grupo passou a compreender a não adesão à atividade proposta como resposta da subjetividade particular do sujeito.
Título do Evento
X Universo Ateneu
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Antonia Aline Rodrigues Pontes et al.. PROCESSOS GRUPAIS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ADOLESCÊNCIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) UNIATENEU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-universo-ateneu-285336/587539-PROCESSOS-GRUPAIS-DE-UM-GRUPO-DE-ESTUDOS-E-PESQUISA-EM--ADOLESCENCIA-E-A-UTILIZACAO-DE-RECURSOS-LUDICOS. Acesso em: 03/05/2025

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