PROPOSTA DE NOVO MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DA ARTÉRIA OBTURATÓRIA QUANTO A SUA ORIGEM E A IMPORTÂNCIA EM CIRURGIA DE HÉRNIAS INGUINAIS.

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 3085-7953

Título do Trabalho
PROPOSTA DE NOVO MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DA ARTÉRIA OBTURATÓRIA QUANTO A SUA ORIGEM E A IMPORTÂNCIA EM CIRURGIA DE HÉRNIAS INGUINAIS.
Autores
  • RONNY HELSON DE SOUZA ALVES
  • JONAS BYK
  • CARLOS REINALDO RIBEIRO DA COSTA
  • ALICE CRISTINA BORGES VIDINHA
  • André dos Santos de Castro
Modalidade
Resumo
Área temática
Cirurgia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Plástica (Inclusive Neoplasias Malignas de Pele); Cirurgia Torácica; Cirurgia Cardiovascular; Cirurgia Vascular; Cirurgia do Trauma; Cirurgia Urológica; Cirurgia Otorrinolaringológica; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Geral).
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/workshop-ppgraci-ufam/849781-proposta-de-novo-modelo-de-classificacao-da-arteria-obturatoria-quanto-a-sua-origem-e-a-importancia-em-cirurgia-d
ISSN
3085-7953
Palavras-Chave
Arteria obturatória; Corona Mortis; Hernias.
Resumo
Introdução: A Artéria Obturatória (AO) inclina-se ântero-inferiormente sobre a parede lateral da pelve até a parte superior do forame obturado. Deixando a cavidade pélvica através do canal obturatório, ela se divide em ramos anterior e posterior. Na pelve, ela está relacionada, lateralmente, a fáscia obturatória, separando-a do músculo obturador interno,ela é cruzada medialmente pelo ureter e pelo ducto deferente,separando-a do peritônio parietal. A origem da AO é de profunda inconstância, ela é um ramo da artéria ilíaca interna (24%), ramo da epigástrica inferior (27%),glútea superior (11%) e a artéria glútea inferior (9%), às origens aberrantes incluem as artérias ilíacas externas,pudenda interna e iliolombar, é relatado ainda, a variação quanto à origem na seguinte conformação, ilíaca interna(66,1%), ilíaca externa (7,1%), glútea superior (3,6%), vesical superior (1,8%), epigástrica inferior (19,6%) ocasionalmente ela pode ser substituída por um ramo púbico da artéria epigástrica inferior.Objetivo: . Metodologia: As informações obtidas sobre a classificação se baseiam em dissecção anatômica da região glútea e compartimento anterior e posterior da coxa, realizado no laboratório de Anatomia humana da Universidade do Estado do Amazonas, associada à revisão de literatura. Resultados: Na dissecção a AO se origina de um tronco saindo medialmente da artéria femoral e ascende posterior ao canal inguinal, logo ao ascender na altura de cerca de 1,5cm superior a formação do tronco, origina-se a artéria obturatória e a artéria epigástrica inferior e da AEI foi possível encontrar a artéria cremastérica que entra no funículo espermático. Quanto a sua origem, AOII (origem ilíaca interna) , AOIE (origem ilíaca externa), AOF (origem femoral), quanto a presença ou não de corona mortis (anastomose com epigástrica inferior), CM1 OU CM0. No nosso caso, por exemplo, a classificação seria AOF por sua saída na artéria femoral e CM1 pela presença de corona mortis. Conclusão: A Compreensão das diversas anastomoses da região pélvica pelos cirurgiões,principalmente na região da borda superior do ramo iliopúbico em operações que envolvem hérnias inguinais e femorais. É imprescindível o conhecimento sobre as diversas formas de variações da AO na pelve para que se tenha uma abordagem cirúrgica minuciosa, evitando assim lesões.
Título do Evento
III Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Título dos Anais do Evento
Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, RONNY HELSON DE SOUZA et al.. PROPOSTA DE NOVO MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DA ARTÉRIA OBTURATÓRIA QUANTO A SUA ORIGEM E A IMPORTÂNCIA EM CIRURGIA DE HÉRNIAS INGUINAIS... In: Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/workshop-ppgraci-ufam/849781-PROPOSTA-DE-NOVO-MODELO-DE-CLASSIFICACAO-DA-ARTERIA-OBTURATORIA-QUANTO-A-SUA-ORIGEM-E-A-IMPORTANCIA-EM-CIRURGIA-D. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes