A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Publicado em 18/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-897-8

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Auricélia Melo Feijão
  • THAIS FAUSTINO BEZERRA
  • Virginia Del Carmen Pirela Alvarado
  • Waleska Karoliny Farias de Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Outra
Data de Publicação
18/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/wisci2022/492045-a-importancia-da-formacao-continuada-do-professor-de-biologia--uma-possibilidade-para-educandos-com-transtornos-d
ISBN
978-65-5941-897-8
Palavras-Chave
Formação Continuada, Ensino de Biologia, Inclusão Escolar.
Resumo
A formação continuada do professor de Biologia é apresentada como um campo de grande importância no âmbito da inclusão. Esta, por sua vez, é uma possibilidade de desenvolver competências e reflexões necessárias no trabalho da inclusão dos alunos com transtornos de aprendizagem no contexto escolar. Assim sendo, permite ao educador buscar ferramentas de ensino de acordo com o que o aluno necessita, além de atividades escolares bem mais elaboradas, ilustrativas e até com atividades sonoras, que despertem no aluno o interesse do autoconhecimento interagindo de forma lúdica e exitosa na disciplina de Biologia. Diante desse exposto, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da formação continuada do professor de Biologia visando a inclusão dos educandos com transtornos de aprendizagem. Metodologicamente, este estudo tem como eixo principal uma pesquisa de cunho bibliográfica, documental e empírica, alicerçada nos estudos de (POKER, 2003), (ZANELLATO; POKER 2012), dentre outros. A partir do esboço teórico e da observação dos membros deste estudo, vimo-nos na necessidade de refletir a respeito das ausências educativas na área da inclusão, dando-nos como principal objetivo deste estudo criar novos caminhos no fortalecimento da autonomia do conhecimento destes discentes. Para isso acontecer, é necessário ter um viés na formação continuada do educador, pois este irá trabalhar de acordo com as possibilidades e particularidades de seus alunos. Nesse contexto, sabemos que, para termos bons resultados na aprendizagem dos alunos no âmbito da inclusão, é importante irmos além da formação continuada do docente, devemos ter na escola uma sala de aula adequada, jogos educativos e atividades multidisciplinares, e, principalmente, o apoio da família e dos demais profissionais da saúde e de educação, sendo que o trabalho em conjunto trará maiores resultados em um espaço menor de tempo, e, com isso, os alunos irão aprender de forma significativa e com mais amplitude de conhecimentos, superando as suas dificuldades e mostrando como todos são capazes de aprender.
Título do Evento
3º Wi-Sci do IFNMG
Cidade do Evento
Araçuaí
Título dos Anais do Evento
Anais do Wi-Sci do IFNMG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FEIJÃO, Auricélia Melo et al.. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do Wi-Sci do IFNMG. Anais...Araçuaí(MG) IFNMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/wisci2022/492045-A-IMPORTANCIA-DA-FORMACAO-CONTINUADA-DO-PROFESSOR-DE-BIOLOGIA--UMA-POSSIBILIDADE-PARA-EDUCANDOS-COM-TRANSTORNOS-D. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes