TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): ENLACES ENTRE A PSICANÁLISE E A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-8-9

Título do Trabalho
TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): ENLACES ENTRE A PSICANÁLISE E A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
Autores
  • Ghyslandia Nascimento Oliveira
  • ELIS SALES MUNIZ LIMA
  • MIRLLY DE SOUZA FERREIRA
  • Vitória Ruth De Sousa Ferreira
Modalidade
Resumo
Área temática
AS PRÁTICAS PSI E A INTERPROFISSIONALIDADE EM PROL DOS SUJEITOS
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsp/239167-tea-(transtorno-do-espectro-autista)--enlaces-entre-a-psicanalise-e-a-psicomotricidade-relacional
ISBN
978-65-990055-8-9
Palavras-Chave
Psicologia. Psicomotricidade Relacional. Autismo. Brincar.
Resumo
O estudo objetiva compreender a psicomotricidade relacional, a base teórica, práticas e potencialidades, como possibilidade de integração a psicoterapia de crianças autistas. Com relevância ao desenvolvimento integral do Ser envolvendo os aspectos: cognitivo, social, psicoafetivo e psicomotor. A Pesquisa é Conceitual, o procedimento de coleta de informações foi a partir de artigos no Google Acadêmico entre os anos de 2011 a 2018 com fundamentação teórica de André Lapierre e contribuições da Psicanálise. A psicomotricidade relacional consiste em um jogo espontâneo, que privilegia a comunicação não verbal, por meio de ludicidades e dinâmicas baseado nas teorias de Winnicott na exploração da importância do brincar no desenvolvimento da criança. O método não-diretivo propõe o brincar direcionado e a comunicação não verbal, um espaço para que a criança possa expor suas simbolizações. O espaço lúdico, possibilita vivenciar a fantasia, medos, desejos e dúvida, na relação consigo mesmo, com o outro e com o meio, potencializando o desenvolvimento global, a aprendizagem, o equilíbrio da personalidade, facilitando as relações afetivas e sociais. Diante dos comprometimentos que o TEA acarreta, a intervenção é pautada em minimizar as dificuldades na comunicação e potencializar as habilidades positivas. O estudo identificou que a psicomotricidade visa que o sujeito consiga fazer contato por meio das relações de afeto, se perceba como Ser no mundo e seja compreendido, através do brincar buscando facilitar o desenvolvimento global, a sua afetividade e a interação social. Como também a necessidade intervenções práticas e a produção científica na área.
Título do Evento
V SEMANA DE PSICOLOGIA-PSICOLOGIA E INTERLOCUÇÃO COM OUTROS SABERES
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana de Psicologia UFC Sobral: psicologia e interlocução com outros saberes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Ghyslandia Nascimento et al.. TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): ENLACES ENTRE A PSICANÁLISE E A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL.. In: Anais da V Semana de Psicologia UFC Sobral: psicologia e interlocução com outros saberes. Anais...Sobral(CE) UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VSP/239167-TEA-(TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA)--ENLACES-ENTRE-A-PSICANALISE-E-A-PSICOMOTRICIDADE-RELACIONAL. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

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