“FAKE OU NEWS?”: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO EM TEMPOS HIPERMODERNOS

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
“FAKE OU NEWS?”: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO EM TEMPOS HIPERMODERNOS
Autores
  • Fernanda Abreu Gualhano
  • Nayara Faria Silva
  • Laynara Viana Tavares
  • Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO - O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para fins educacionais; plataformas e recursos digitais para formação inicial e continuada de professores; metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias; inserção das tecnologias digitais nas escolas; políticas públicas para informatização de escolas e redes de ensino; história da tecnologia na educação; experiências didáticas com uso de TIC.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/171234-fake-ou-news--contribuicoes-do-letramento-digital-critico-em-tempos-hipermodernos
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
Hipermodernidade, Letramento Crítico, Fake News.
Resumo
As informações, na hipermodernidade, circulam de forma efêmera e, muitas vezes, superficial. Desse modo, os conteúdos apresentados na Era tecnológica resultam em pontos positivos, mas também negativos, como a propagação das Fake News. Observa-se, pois, a importância do espaço escolar para ampliar diálogos e práticas, a fim de que os alunos tenham habilidade de compreender um texto, interpretando-o com criticidade, como também percebendo suas relações de poder. A partir dessa discussão, busca-se apresentar uma proposta pedagógica para alunos do 3º ano do Ensino Médio, elucidando a importância do letramento crítico para a leitura/escuta, produção de textos e procedências de informações. Este trabalho fundamenta-se, sobretudo, nas discussões de Lipovetsky (2004); Sardinha (2018) e Selber (2004).
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUALHANO, Fernanda Abreu et al.. “FAKE OU NEWS?”: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO EM TEMPOS HIPERMODERNOS.. In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/171234-FAKE-OU-NEWS--CONTRIBUICOES-DO-LETRAMENTO-DIGITAL-CRITICO-EM-TEMPOS-HIPERMODERNOS. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes