O TRABALHO DE CAMPO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LUGAR.

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
O TRABALHO DE CAMPO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LUGAR.
Autores
  • Luís Ricardo Soares Wenceslau
  • Maria Teresa Cordeiro Torres
  • Drª. Aline da Fonseca Sá e Silveira
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
CURRÍCULO - O pensamento pedagógico contemporâneo e as reflexões das políticas curriculares para a educação. Práticas pedagógicas, organização curricular, qualidade da educação e o desenvolvimento de reflexões sobre as perspectivas curriculares propostas pela BNCC. Os referenciais curriculares no Brasil associados às noções de qualidade e equidade. Relações entre diferentes concepções curriculares e a educação infantil. Currículo e democracia no Brasil.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/170303-o-trabalho-de-campo-como-importante-ferramenta-metodologica-para-a-compreensao-do-conceito-de-lugar
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
Trabalho de campo; Ensino de Geografia; Educação Básica; Lugar.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância do trabalho de campo enquanto uma ferramenta metodológica essencial no ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. Neste sentido, o debate aqui proposto está fundamentado sob à luz do método fenomenológico, propondo uma análise das potencialidades dessa metodologia para compreensão do conceito de Lugar – categoria de análise primordial na construção do raciocínio geográfico desde as séries iniciais. A aplicabilidade e relevância de tal exercício, advém de um estudo de caso realizado na Escola Estadual Maria Amélia, localizada no município de Rio Doce, Minas Gerais, mais especificamente durante as aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WENCESLAU, Luís Ricardo Soares; TORRES, Maria Teresa Cordeiro; SILVEIRA, Drª. Aline da Fonseca Sá e. O TRABALHO DE CAMPO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LUGAR... In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/170303-O-TRABALHO-DE-CAMPO-COMO-IMPORTANTE-FERRAMENTA-METODOLOGICA-PARA-A-COMPREENSAO-DO-CONCEITO-DE-LUGAR. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes