MITOLOGIA AFRICANA NA SALA DE AULA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE PRÁTICAS LETRADAS E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA METALINGUÍSTICA

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
MITOLOGIA AFRICANA NA SALA DE AULA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE PRÁTICAS LETRADAS E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA METALINGUÍSTICA
Autores
  • ALYNE ALVES VIEIRA
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
PRÁTICAS EDUCATIVAS - Práticas educativas democráticas e saberes produzidos sobre o cotidiano escolar. Práticas educativas na Educação Superior com reflexões a partir dos diversos campos do conhecimento. Modelos teóricos de práticas educativas na educação infantil.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/169014-mitologia-africana-na-sala-de-aula--ampliacao-do-repertorio-de-praticas-letradas-e-desenvolvimento-da-competencia
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
Mitologia africana, Alteridade, Práticas de letramento, Reflexão linguística, Ambiente de aprendizagem
Resumo
Este trabalho configura-se como parte de um projeto de pesquisa de natureza participativa e interventiva, Pesquisa-ação (MORIN, 2004; THIOLLENT, 2011), desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora – PROFLETRAS/UFJF. Objetivou promover a educação linguística, de modo plural, via construção de um Ambiente de aprendizagem. Seu lócus investigativo foi uma sala de aula de Língua Portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental, com 29 alunos, em que se observava ausência de laços colaborativos, desinteresse e sentimento de incapacidade em relação à utilização da língua materna. Mediante tal cenário, o presente projeto baseou-se em fundamentos, categorias e estratégias construídos em rede de pesquisa no macroprojeto “Ensino de Língua Portuguesa – da Formação docente à sala de aula” (MIRANDA, 2014, FAPEMIG CHE APQ 02584/14), compreendidos tendo em vista as particularidades do lócus em questão. Neste processo, as ações estruturaram-se em uma etapa diagnóstica, cujos resultados foram indicadores para uma etapa interventiva, sustentada por uma concepção de linguagem como prática social (TRAVAGLIA, 2009) e pela confluência do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (KATO, 1990; SOLÉ, 1998; COELHO, 2000; GERALDI, 2012; GALVÃO e AZEVEDO, 2015; ANTUNES, 2016; COSSON, 2017), através de gênero literário com temática de matriz africana. Seus resultados apontaram envolvimento com o texto literário, apropriação da cena aula como protagonistas, melhora significativa nas práticas de leitura, oralidade, reflexão linguística e escrita.
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, ALYNE ALVES. MITOLOGIA AFRICANA NA SALA DE AULA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE PRÁTICAS LETRADAS E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA METALINGUÍSTICA.. In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/169014-MITOLOGIA-AFRICANA-NA-SALA-DE-AULA--AMPLIACAO-DO-REPERTORIO-DE-PRATICAS-LETRADAS-E-DESENVOLVIMENTO-DA-COMPETENCIA. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

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