SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INSTRUMENTO DE ENSINO E DE PESQUISA NO ENSINO DE GENÉTICA E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INSTRUMENTO DE ENSINO E DE PESQUISA NO ENSINO DE GENÉTICA E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Autores
  • Michele das Graças Pacheco Gravina
  • Michele Munk Pereira
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
PRÁTICAS EDUCATIVAS - Práticas educativas democráticas e saberes produzidos sobre o cotidiano escolar. Práticas educativas na Educação Superior com reflexões a partir dos diversos campos do conhecimento. Modelos teóricos de práticas educativas na educação infantil.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/166218-sequencia-didatica-no-ensino-medio--instrumento-de-ensino-e-de-pesquisa-no-ensino-de-genetica-e-combate-a-discrim
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
Sequência didática, Genética e evolução, Racismo.
Resumo
No Brasil, apesar do mito da existência de uma democracia racial, os indicadores sociais apontam para uma diferença marcante entre as condições de vida das populações de negros e brancos; além disso, as relações sociais apresentam-se muitas vezes marcadas pelo preconceito. Diante da necessidade de garantir a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros foram criadas leis tanto para tipificar o crime de discriminação quanto para inserir a dimensão preventiva através da educação - Leis 7716/1989 e 10639/2003, respectivamente. Considerando que ainda são persistentes os casos de racismo e avaliando a legislação em vigor, entende-se como necessária a intervenção das diversas disciplinas escolares no sentido de prover os alunos de uma formação crítica e voltada ao respeito e valorização da diversidade. Em especial, a biologia, a partir dos conceitos de classificação e diversidade genética, pode ser uma valiosa ferramenta para ajudar os alunos da educação básica a reformular suas concepções a respeito da definição de raça. O objetivo deste estudo foi apresentar uma nova sequência didática, elaborada a partir dos princípios da pesquisa-ação, para a abordagem de alguns conteúdos curriculares relacionados ao tema de genética e evolução humana no ensino médio. No trabalho foram realizadas ações educativas e investigativas para abordar a temática do racismo, utilizando conhecimentos biológicos para investigar e desconstruir o conceito de raças em humanos. Analisando os dados a partir de diferentes fontes de coleta observamos que a sequência didática elaborada proporcionou aos estudantes reformular suas concepções acerca do termo “raça”, bem como promoveram um exercício de aproximação com o processo de construção dos conhecimentos científicos. Concluímos que o conjunto das atividades propostas melhorou consideravelmente o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados e sobre a não existência de raças biológicas em humanos.
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GRAVINA, Michele das Graças Pacheco; PEREIRA, Michele Munk. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: INSTRUMENTO DE ENSINO E DE PESQUISA NO ENSINO DE GENÉTICA E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL.. In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/166218-SEQUENCIA-DIDATICA-NO-ENSINO-MEDIO--INSTRUMENTO-DE-ENSINO-E-DE-PESQUISA-NO-ENSINO-DE-GENETICA-E-COMBATE-A-DISCRIM. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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