“FAKE NEWS”: A AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO COLOCADA EM XEQUE EM MEIO AO CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO EM MASSA

Publicado em 30/12/2020 - ISSN: 2447-7303

DOI
10.29327/127618.1-2  
Título do Trabalho
“FAKE NEWS”: A AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO COLOCADA EM XEQUE EM MEIO AO CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO EM MASSA
Autores
  • Luan Alves Pires
  • Fabricio Pelloso Piurcosky
  • Rodrigo Franklin Frogeri
Modalidade
Artigo completo
Área temática
TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Sistemas de Informação; Banco de Dados; Redes de Comunicação; Análise e Desenvolvimento; Segurança da Informação; Sistemas Embarcados; Inteligência Artificial; Computação Móvel e Gestão do Conhecimento.
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visimgeti/300564-fake-news--a-autenticidade-da-informacao-colocada-em-xeque-em-meio-ao-cenario-de-desinformacao-em-massa
ISSN
2447-7303
Palavras-Chave
Fake News, Pós-Verdade, TIC, Filtro Bolha, Redes Sociais, Desinformação, Portais de Notícias
Resumo
Este trabalho tem como propósito analisar de que forma as pessoas verificam a autenticidade da informação. Com a popularização da internet e, especialmente, das redes sociais, o volume de informações disponibilizado nos meios digitais é crescente e exige dos usuários uma considerável capacidade de discernimento entre o que é uma informação verdadeira e o que é uma informação falsa. O volume de informações falsas na rede mundial de computadores e práticas de desinformação são crescentes. Os algoritmos das redes sociais, baseados em Inteligência Artificial, impulsionam a disseminação de conteúdos não verificados e provocam significativas mudanças comportamentais nas pessoas. Neste contexto, o objetivo do estudo é investigar a forma como as pessoas avaliam a veracidade de informações disponibilizadas em ambientes digitais. Este propósito foi obtido por meio de pesquisa exploratória, para melhor familiarização do tema. A pesquisa é de caráter descritiva, com abordagem quali-quantitativa e realizado por meio de questionários e análise estatística. Os questionários foram distribuídos nas redes sociais, apontadas como campo de maior concentração do tema central. O trabalho mostrou que há certa insegurança das pessoas no quesito compartilhamento, procedência e confiabilidade da informação, principalmente nos conteúdos encontrados via rede social e mensageiros instantâneos, o que provoca uma análise mais criteriosa da informação e por consequência ameniza a disseminação em massa das “fake news”.
Título do Evento
VI SIMGETI - Simpósio Mineiro de Gestão, Educação, Comunicação e Tecnologia da Informação
Cidade do Evento
Varginha
Título dos Anais do Evento
Anais do VI SIMGETI - Simpósio Mineiro de Gestão, Educação, Comunicação e Tecnologia da Informação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PIRES, Luan Alves; PIURCOSKY, Fabricio Pelloso; FROGERI, Rodrigo Franklin. “FAKE NEWS”: A AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO COLOCADA EM XEQUE EM MEIO AO CENÁRIO DE DESINFORMAÇÃO EM MASSA.. In: Anais do VI SIMGETI - Simpósio Mineiro de Gestão, Educação, Comunicação e Tecnologia da Informação. Anais...Varginha(MG) UNIS - MG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/visimgeti/300564-FAKE-NEWS--A-AUTENTICIDADE-DA-INFORMACAO-COLOCADA-EM-XEQUE-EM-MEIO-AO-CENARIO-DE-DESINFORMACAO-EM-MASSA. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes