A CRIAÇÃO COTIDIANA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS: RELATOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE PROFESSORAS DO BERÇÁRIO

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
A CRIAÇÃO COTIDIANA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS: RELATOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE PROFESSORAS DO BERÇÁRIO
Autores
  • Joaquina Ianca Miranda
  • Dinalva da Silva Correa
  • Daniele Dorotéia Rocha de Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/524570-a-criacao-cotidiana-do-curriculo-na-educacao-de-bebes--relatos-(auto)biograficos-de-professoras-do-bercario
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
educação de bebês, currículo, (auto)biografia docente, berçario
Resumo
Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa intitulado “(Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas em Belém”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará. Temos a intenção de contribuir para a ampliação do conhecimento a respeito das práticas cotidianas, desenvolvidas nas turmas de berçário, através de vivências e experiências compartilhadas, por meio de narrativas com as professoras da Rede Municipal de Belém do Pará. O trabalho objetiva analisar, a partir desses relatos, a criação cotidiana do currículo na Educação de bebês da Rede Pública Municipal de ensino, nas turmas de berçário, de forma a compreender as experiências formativas que podem ser catalisadoras de reflexões docentes sobre a prática cotidiana no berçário. De tal modo, valorizamos os registros biográficos dos professores, em especial, os que atuam nas turmas de berçário, geralmente silenciados, os quais nos possibilitam realizar um movimento do conceito e do legislado para o contexto do fazer cotidiano, na tentativa de compreender e contribuir com conhecimentos, que buscam a consolidação de uma Pedagogia da infância, no contexto das práticas desenvolvidas junto aos bebês. Portanto, é imprescindível que seja reconhecida a especificidade da docência com bebês e a valorização do aprender pela narrativa da vida cotidiana, tanto dos docentes quanto dos bebês e suas famílias. Sendo assim, assumimos uma pesquisa qualitativa de abordagem biográfica, uma vez que tem se revelado como excelente metodologia para ampliar as discussões, na esfera das ciências da educação, contribuindo, nas últimas décadas, com aprendizagens significativas. Os resultados apontaram que, os diferentes professores do berçário, tecem seus conhecimentos sobre currículo e, através de redes de conhecimentos, constroem suas práticas cotidianas, como experiências reais vivenciadas com os bebês, portanto, de vida. Estas podem ser expressas, principalmente, pelas marcas em seus modos de agir, sinalizando que, desde a mais tenra idade, os bebês mostraram-nos que é possível valorizar a si próprio, ao outro e ao meio em que está inserido, manifestando autonomia em seus processos de interação, em que são potencializadas situações de aprendizagens e o cuidado pela vida, bem como uma crescente curiosidade capaz de gerar processos cíclicos de desenvolvimento, tanto da criança quanto do docente. Neste movimento reflexivo, é sabido que fortalecemos os vínculos como sujeitos que aprendem e se desenvolvem a partir de suas interações.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Joaquina Ianca; CORREA, Dinalva da Silva; LIMA, Daniele Dorotéia Rocha de. A CRIAÇÃO COTIDIANA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS: RELATOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE PROFESSORAS DO BERÇÁRIO.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/524570-A-CRIACAO-COTIDIANA-DO-CURRICULO-NA-EDUCACAO-DE-BEBES--RELATOS-(AUTO)BIOGRAFICOS-DE-PROFESSORAS-DO-BERCARIO. Acesso em: 10/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes