O CURRÍCULO PRESCRITO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA ADOTADO NO IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS NO SÉCULO XIX

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
O CURRÍCULO PRESCRITO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA ADOTADO NO IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS NO SÉCULO XIX
Autores
  • Hellen Cristina Olimpia De Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/524422-o-curriculo-prescrito-para-a-educacao-da-pessoa-cega-adotado-no-imperial-instituto-dos-meninos-cegos-no-seculo-xi
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
História do Currículo da Educação Especial no Brasil, Imperial Instituto dos Meninos Cegos, Pessoa Cega, Pesquisa Histórica.
Resumo
No Brasil, até o início do século XIX, as pessoas com algum tipo de deficiência, dentre elas os cegos, por diversas razões orientadas pela mentalidade da época eram abandonadas por estarem vivendo em estado de miséria, ou ainda, por serem pessoas indesejadas (COSTA, 2012). Portanto, as pessoas que não atendiam ao padrão de normalidade eram estigmatizadas da vida social sendo olhadas como anormais. O desenvolvimento da Educação Especial no país, ocorreu somente no início da década de 1850. A primeira escola especializada que iniciou o processo de escolarização da pessoa cega foi criada na época do Império. Esse instituto durante muitas décadas foi a única instituição educacional que atendia pessoas cegas no Brasil, se constituindo como alicerces pedagógicos e organizacionais para as posteriores instituições de educação especial brasileiras fundadas no decorrer dos séculos XIX e XX (LEÃO; SOFIATO, 2019). A pesquisa apresenta o objetivo de identificar o currículo prescrito para a educação das pessoas cegas adotado no Imperial Instituto dos Meninos Cegos quando da sua criação na segunda metade século XIX. Goodson (1997) explica que a história do currículo é um instrumento que nos ajuda a ver o conhecimento escolar como um conceito que é social e histórico, está sujeito a mudanças e flutuações, e se distancia de uma realidade fixa e atemporal. Tendo em vista a escassez das produções sobre a história do currículo da educação especial no país, notamos a complexidade em relação aos dados que serão coletados. Nesse aspecto, a pesquisa qualitativa se constitui como uma importante ferramenta para promove a compreensão dos dados nas suas mais variadas dimensões. O texto apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa histórica. Esse artigo foi desenvolvido mediante revisão bibliográfica de artigos, livros e documentos que tratavam sobre o tema, os principais autores da obra são Jannuzzi (2012), Mazzotta (2011), Figueira (2021); Martins (2015); Leão e Sofiato (2019); Sacristán (2013) dentro outros. Como resultados identificamos que a proposta curricular adotada pelo Imperial Instituto dos Meninos Cegos – IIMC, era direcionada por uma pedagogia jesuítica ou tradicional, apresentando um currículo cuja a apreensão do conhecimento ainda tinha um caráter passivo por parte do aluno, o professor era o centro do processo, e o conhecimento buscava possibilitar a memorização, além, de ressaltarem uma educação voltada para a profissionalização desses estudantes. Mas mesmo diante desse contexto, o instituto se constituiu como um importante meio para que o aluno cego alcançasse sua escolarização, se tornando uma referência para a abertura de outros institutos voltados para a educação desses alunos.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Hellen Cristina Olimpia De. O CURRÍCULO PRESCRITO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA ADOTADO NO IMPERIAL INSTITUTO DOS MENINOS CEGOS NO SÉCULO XIX.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/524422-O-CURRICULO-PRESCRITO-PARA-A-EDUCACAO-DA-PESSOA-CEGA-ADOTADO-NO-IMPERIAL-INSTITUTO-DOS-MENINOS-CEGOS-NO-SECULO-XI. Acesso em: 21/06/2025

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