UTILIZANDO GÍRIAS DA INTERNET NA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
UTILIZANDO GÍRIAS DA INTERNET NA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA
Autores
  • Luiz Carlos Reis Ferreira Júnior
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/524295-utilizando-girias-da-internet-na-producao-escrita-em-lingua-inglesa
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
Língua Inglesa, Gírias da Internet, Abordagem Comunicativa, Processo da escrita, Autonomia.
Resumo
As gírias da internet (Internet Slangs) estão presentes no cotidiano dos alunos, seja na língua materna ou em uma língua estrangeira. O currículo precisa apresentar variações linguísticas da Língua Inglesa, para que esteja mais próximo da realidade dos alunos, em diversos contextos, com a finalidade de envolver eles na aprendizagem de uma nova língua, promovendo autonomia do discente, motivando o aprendiz, a refletir sobre a importância da linguagem coloquial. O objetivo principal desta pesquisa, foi promover a autonomia dos discentes na produção escrita (Writing) na Língua Inglesa, utilizando gírias da internet através da Abordagem Comunicativa (Communicative Approach) e o Processo da Escrita (The Writing process), auxiliando os alunos na produção escrita na língua alvo. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada com os discentes do Ensino Fundamental (9º ano). Foram apresentadas aos alunos algumas gírias da internet em inglês, em alguns contextos nas quais são utilizadas. A abordagem e a metodologia utilizada, promoveram a autonomia dos alunos na produção escrita. Foram apresentadas variações linguísticas, importância da linguagem formal, linguagem coloquial e quando devemos utilizá-las. Os significados das gírias foram abordados em temas envolvendo mensagens de aplicativos, jogos, filmes, rotinas, entre outros, sempre com o objetivo de utilizar a Língua Inglesa para se comunicar. No momento da escrita, eles utilizaram o processo da escrita que consiste em cinco etapas. Os alunos gostaram da ideia de trabalhar com gírias da internet. Eles aprenderam a construir frases em inglês e relacionar o significado das gírias em diversos contextos. Os discentes devem conhecer diferentes maneiras de comunicação, eles precisam aprender estratégias para praticar a habilidade escrita em inglês. Dessa maneira, podem atingir objetivos propostos de maneira ativa, crítica e reflexiva. Toda a pesquisa foi realizada com base nos autores Freire (1987), Brown (2000), Larsen-Freeman (2000), Leffa (2003), Paiva (2006), Gil (2002), Harmer (2007), Portela (2007), Arroyo (2013), Miccoli (2013), Sacristán (2013), Moran (2015) e Mattos (2017).
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, Luiz Carlos Reis Ferreira. UTILIZANDO GÍRIAS DA INTERNET NA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/524295-UTILIZANDO-GIRIAS-DA-INTERNET-NA-PRODUCAO-ESCRITA-EM-LINGUA-INGLESA. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes