A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA: LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA: LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999
Autores
  • Aquila Mescouto Miranda
  • Mhirlla de Cassia Goncalves da Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Gestão Educacional
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/519516-a-politica-de-educacao-ambiental-brasileira--lei-n-9795-de-27-de-abril-de-1999
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Política de Educação, PNEA
Resumo
O contexto histórico legislativo e a emergência no debate da Educação Ambiental reverberado no mundo deram base para a instituição da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Para esse estudo apresentamos uma reflexão crítica sobre o processo de implementação, levando em consideração as bases ideológicas, políticas, sociais e culturais que circundaram sua positivação enquanto direito. As questões que nos inquieta se direcionam a tentar compreender o cenário histórico em que a PNEA foi promulgada, bem como suas limitações, vetos e inconsistências, para isso questionamos, qual o contexto histórico, políticos, socioculturais que envolvem o período de implementação do PNEA? Para alcançar o objetivo elegeu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental (CELLARD, 2008) tendo em vista que suas características contribuem para a compreensão dessa política. Das buscas nas plataformas digitais da Câmara e do Senado originaram-se os seguintes documentos: Leis (BRASIL, 1988; BRASIL, 1999), Decreto (BRASIL, 2002), Mensagem (BRASIL, 1999), Projeto de Lei (BRASIL, 1993), Já no levantamento bibliográfico feito no Google acadêmico obteve-se o referencial teórico, a partir do filtro “Política Nacional de Educação Ambiental” e prévia seleção de materiais que contemplem o contexto histórico e reflexões críticas acerca desse processo, tendo como destaque os autores: (LAYRARGUES, 2002; GUIMARÃES; RODRIGUES, 2010; CARVALHO, 2008). A implantação dessa política teve o objetivo de superar problemáticas de pouca introdução nos currículos escolares, recursos e investimentos reduzidos. No entanto, não se levou em consideração as reais condições das frentes de governo e da sociedade como um todo de construir, selecionar e programar uma prática com condições de propor uma alternativa consistente para a realidade nacional. Para Layrargues (2002), essa política é uma atitude precoce diante da conjuntura social e política da sociedade brasileira, para fundamentar seu ponto de vista o autor elenca três elementos importantes para se constituir uma política, que não foram contemplados na PNEA, “ausência de uma oposição política”, “ausência de uma organização social coletiva dos educadores ambientais” e “inexistência de uma base científica”, por isso ele chama a atenção para a precocidade da lei. Obtemos como resultados que as justificativas dessa lei, enquanto projeto pretendiam superar práticas voltadas para um aspecto ambiental conservador, porém o texto em si apresenta aspectos condizentes com práticas pragmáticas e de acordo com Layrargues, corresponde a uma vertente conservadora que não proporciona condições de alterar as estruturas da sociedade, pois não modificam as formas de conceber as relações de produção. As influências históricas fortalecem a visão de que nas práticas de Educação Ambiental predominam no ambiente das ciências naturais, inclusive pela coordenação dos seguimentos legais da SEMA e PNEA respectivamente por 12 e 13 anos nas formulações de propostas de desenvolvimento dessa educação. Como também a construção positivada da lei, e inclusive tendo várias razões de predominância na sociedade brasileira.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Aquila Mescouto; COSTA, Mhirlla de Cassia Goncalves da. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA: LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/519516-A-POLITICA-DE-EDUCACAO-AMBIENTAL-BRASILEIRA--LEI-N-9795-DE-27-DE-ABRIL-DE-1999. Acesso em: 16/05/2025

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