O USO DO APLICATIVO BOOMERANG COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
O USO DO APLICATIVO BOOMERANG COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Vitor Hugo Monteiro Alves
  • Bianca de Sousa Maciel
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/519234-o-uso-do-aplicativo-boomerang-como-recurso-pedagogico-para-as-aulas-de-educacao-fisica
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
Atividades, Boomerang, Educação Física, Lúdico.
Resumo
Jogos digitais, videogames, redes sociais e celulares já são espontaneamente atrativos para os jovens. Por isso esse trabalho tem como foco demonstrar como o uso do aplicativo boomerang pode ser uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da educação física. Trata-se de um relato de experiência produzido a partir de um estudo de caso no Instituto de Educação Betel, Castanhal – PA. As informações apresentadas foram analisadas à luz de Cordeiro; Costa (2020), Bezerra (2018) e Camillo e Medeiros (2018). Essa escola por meio de projetos educativos possibilita aos alunos serem protagonistas da sua educação, fomentando sua autonomia, bem como o desenvolvimento de suas habilidades artísticas e intelectuais. Dentre as atividades que realiza está o uso do aplicativo boomerang nas aulas de educação física. O boomerang é um recurso disponível dentro do Instagram que permite ao usuário produzir vídeos de curta duração que incentivam a manifestação dos seguidores no processo comunicacional interativo, sendo um elemento provocativo dessa interação (ALVES et al, 2018). Ele tira uma sequência de fotos de uma cena em movimento. Então, ele une as fotos em um mini vídeo acelerado, que é reproduzido em loop para frente e para trás. O efeito é bem simples, o que se tornou uma mania entre os usuários do Instagram. Os vídeos produzidos são gerados no formato MP4, o que significa que podem ser usados em diferentes tempos e espaços. Depois de produzidos, esses vídeos podem ser compartilhados em diferentes redes sociais como no próprio Instagram, no Facebook, ou ainda enviá-los pelo WhatsApp. No caso das aulas de educação física, o boomerang é usado como pesquisa-ação possibilitando um expressivo envolvimento dos estudantes. De modo que, o registro de imagens auxilia os alunos a observar seus movimentos e exercícios, implicando a uma autoanálise e a correção do movimento, (como por exemplo o fator de origem e inserção muscular). É disponibilizada uma imagem para o grupo de estudantes, com algumas posições de exercícios livres. Os envolvidos escolhem um movimento para executar sob a supervisão do professor; nesse momento é capturada a imagem e compartilhada para correções, análises e qualificação da prática. Além disso, este processo possibilita a cooperação a partir do compartilhamento das informações. Outra questão importante é que o boomerang contribui para a inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais, no que diz respeito as relações e as produções humanas, favorecendo trocas e interações entre as pessoas e novos modelos de aprendizagem e meios de expressão. Segundo Caetano (2015), o uso desse recurso nas atividades pedagógicas possui um potencial motivador. Vale lembrar que a ausência de motivação é uma realidade que interfere na qualidade das aprendizagens. Desse modo, o boomerang contribui para melhorar os níveis de motivação e a concentração dos alunos, além de ajudar na organização, favorecer o empenho e a participação, proporcionando mais interesse pelo trabalho desenvolvido em sala de aula.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Vitor Hugo Monteiro; MACIEL, Bianca de Sousa. O USO DO APLICATIVO BOOMERANG COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/519234-O-USO-DO-APLICATIVO-BOOMERANG-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-PARA-AS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 13/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes