OS JOGOS AFRICANOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO IFPA CAMPUS ITAITUBA.

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
OS JOGOS AFRICANOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO IFPA CAMPUS ITAITUBA.
Autores
  • Suellen Barbosa
  • Fabiana Sena da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/517297-os-jogos-africanos-no-cotidiano-da-educacao-fisica-escolar--relato-de-experiencia-realizada-no-ifpa-campus-itaitu
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
Educação física, Currículo Multicultural, Jogos africanos.
Resumo
Este trabalho relata as atividades realizadas no projeto intitulado: “Ludicidade de Jogos Africanos”, desenvolvido com discentes do 1° Ano do Ensino Médio Integrado, no componente curricular de Educação Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará-IFPA, no campus de Itaituba, no ano de 2021. O projeto emergiu, primeiro, das escassas opções de lazer produtivo e de atividades lúdicas, que proporcionassem socialização entre os discentes, em decorrência do cenário pandêmico ocorrido, causador de um isolamento social. Segundo, pela obrigatoriedade das atividades realizadas de forma on-line. Aqui daremos destaque à semana da consciência negra, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), do IFPA, devido à ausência e desvalorização da cultura afro-brasileira no processo de escolarização. O objetivo proposto foi possibilitar aos discentes a valorização da cultura afro-brasileira, a partir das histórias e vivências presentes nos jogos de tabuleiro africanos. Para subsidiar as atividades, a metodologia utilizada partiu da pesquisa bibliográfica, em busca da fundamentação historicamente acumulada sobre a cultura afro-brasileira, em especial os jogos de tabuleiro. Com a intencionalidade de permitir aos discentes melhores atuações no processo de aprendizagem, a metodologia ativa de ensino foi aplicada, através do conceito de sala de aula invertida, a qual atribuiu aos estudantes um papel ativo no processo de aprendizagem, sendo responsáveis pelo primeiro contato com conceitos e informações sobre conteúdo, além de vivenciar experiências manuais e lúdicas pautadas na colaboração, criatividade e sustentabilidade, por meio da (re)construção dos jogos de tabuleiro. A tecnologia auxiliou à pesquisa bibliográfica e uso de aplicativos de mensagens instantâneas como espaço de publicização do material construído e de interação com os docentes para debates, discussões e aprofundamento da temática. Participaram do projeto 5 grupos com três integrantes, ou seja, um total de 15 discentes. Como resultados tivemos a construção de três jogos africanos de tabuleiros de baixo custo: Shisima, Morabaraba e Yoté. Vale destacar, que as regras e características dos jogos refletem as histórias, os hábitos e a cultura dos povos africanos, além da importância dessas manifestações para a cultura brasileira, haja vista, que foi a partir desses movimentos, de reconhecimento da diversidade cultural, que o conhecimento escolar se mobiliza para a construção de um currículo multicultural. Percebemos ao final do projeto, que o processo educacional não pode ser deculturalizado, pelo contrário, pois a educação e a cultura estão atreladas ao processo evolutivo de conhecimentos do discente. Por conseguinte, a educação física enquanto componente curricular, no que tange às questões étnicos raciais, precisa conceber suas ações educativas em prol do combate ao preconceito, para que assim ocorra o fomento à justiça social educacional, ou seja, o multiculturalismo crítico no currículo vivido e a desconstrução de uma cultura mecânica, determinada nos livros didáticos e nas falas e ações reprodutivistas.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Suellen; SILVA, Fabiana Sena da. OS JOGOS AFRICANOS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO IFPA CAMPUS ITAITUBA... In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/517297-OS-JOGOS-AFRICANOS-NO-COTIDIANO-DA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR--RELATO-DE-EXPERIENCIA-REALIZADA-NO-IFPA-CAMPUS-ITAITU. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes