A LÓGICA DO ERRO GRÁFICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Publicado em 01/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-853-5

Título do Trabalho
A LÓGICA DO ERRO GRÁFICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autores
  • LUCIANE NAIANE ARAUJO NETO
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículo da Educação Básica
Data de Publicação
01/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/visememinarioppeb/512964-a-logica-do-erro-grafico-no-processo-de-alfabetizacao
ISBN
978-85-5722-853-5
Palavras-Chave
Alfabetização, escrita, aprendizagem.
Resumo
A motivação para pensar como o erro gráfico das crianças em fase inicial de alfabetização possuem uma lógica se deu através da vivência de aulas particulares. Durante o processo de alfabetização das crianças, o ler é a base principal e a escrita precisa ser feita em conjunto e principalmente, analisada adequadamente pelo professor. Como a escrita é representante da fala, ela ocorre com distorções que a oralidade possui e a criança ao escrever como verbaliza, consequentemente, comete os "erros gráficos" tão vilanizados pelo currículo escolar. Porém, tais equívocos gramaticais não devem ser visto como motivo de retaliação à criança, ao contrário, eles estão justamente na Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 2007, p. 97), na passagem de uma condição atual em que a criança está, para uma condição desejada. Pode-se dizer que uma criança que está silábica, escrevendo letras que possuem sentido auditivo para ela, e essa escrita por mais que seja considerada um erro gráfico, na verdade, esta criança está na ZDP e cabe ao professor utilizar os mecanismos adequados para levar esta criança à Zona de Desenvolvimento Potencial, ou seja, levar essa criança à melhor forma de processar cognitivamente as regras gramaticais existentes e assim poder chegar ao estágio alfabético-ortográfico. Neste trabalho, será apresentado para reflexão uma atividade do primeiro dia de aula de uma aluna de 9 anos que está no 3° ano do ensino regular, que será chamada de Aluna A em respeito a sua privacidade e a sua identidade. A atividade utilizada quando a criança chegou no reforço escolar, foi a sondagem, que consistia em um pequeno ditado de 9 vocábulos do mesmo campo semântico, do mais simples como "boi" ao mais complexo como "caranguejo". Em seguida foi realizado um ditado de uma pequena frase com sílaba CV (Consoante-Vogal), para reconhecer em que nível de escrita a aluna estava. Percebeu-se que ela estava silábica com valor sonoro (FERREIRO, 2011, p. 28), com insegurança em certas palavras, considerando que ao escrever "boi" ela pôs "boi" adequadamente; mas ao escrever "boto", ela colocou "OO"; e em outro exemplo como "borboleta" ele escreveu "ooMAA", demonstrando que havia sentido e intenção na escolha de grafemas para o leitor, em "borboleta", o primeiro "o" representa um "bor", o outro "o" outro "bo", o "MA" como uma alternativa para o desconhecimento da sílaba "le" e o último "A" que logicamente representa o "ta" e no caso de boto, os dois grafemas "o" foram escritos para simbolizar cada sílaba, um "o" para "bo" e outro "o" para "to" deixando claro suas escolhas; atualmente a escrita da Aluna A é considerada alfabética, com muito mais sentido e produzindo textos maiores. O objetivo desse trabalho é repensar o "erro" como sinônimo de não aprendizado, mas necessário para se fazer uma análise delicada sobre em que momento da escrita esta criança se encontra, quais pontos ela precisa melhorar e assim investir em atividades específicas para o desenvolvimento cognitivo dela, não apenas corrigindo como errado, desmerecendo toda a complexidade que envolveu seu pensamento.
Título do Evento
VI Seminário Nacional de Educação Básica
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, LUCIANE NAIANE ARAUJO. A LÓGICA DO ERRO GRÁFICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.. In: Anais do VI Seminário Nacional de Educação Básica. Anais...Belém(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIsememinarioppeb/512964-A-LOGICA-DO-ERRO-GRAFICO-NO-PROCESSO-DE-ALFABETIZACAO. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes