DIÁRIOS DE BORDO DO PIBID: UMA ANÁLISE SOBRE OS REGISTROS ACADÊMICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0392-6

Título do Trabalho
DIÁRIOS DE BORDO DO PIBID: UMA ANÁLISE SOBRE OS REGISTROS ACADÊMICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
Autores
  • Eyshila Dourado
  • Daniele Mousinho dos Santos
  • VERA BARROS BRANDÃO RODRIGUES GARCIA
  • Michele Freitas Gomes De Vargas
Modalidade
Resumo
Área temática
Humanas e Linguagens
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vimaipe2023/776240-diarios-de-bordo-do-pibid--uma-analise-sobre-os-registros-academicos-para-a-formacao-docente
ISBN
978-65-272-0392-6
Palavras-Chave
Diario de bordo,Pibid,Registros
Resumo
O presente resumo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o estágio PIBID, no período de janeiro a junho de 2023, na escola-campo EMEF Martinho Motta da Silveira, os trabalhos foram desenvolvidos com as turmas 6ª A e B e dos 7ª A, B e C. O PIBID tem como objetivo incentivar a formação docente, como também inserir os acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar, com o propósito de elevar a qualidade da formação inicial. Para atingir tal objetivo partimos dos registros dos diários de bordo escritos neste período a fim de verificar de que modo a escrita sobre as aulas impacta na formação do professor. Pretende-se responder à questão norteadora: “Qual o sentido formativo da escrita do diário de bordo na formação do profissional/professor de Letras/Português? Sendo o diário de bordo o gênero mais adequado para tal registro, por possuir caráter reflexivo, narrativo e descritivo das atividades desenvolvidas no programa, é uma ferramenta metodológica de trabalho docente quase indispensável na formação inicial, pois proporciona a reflexão, a autonomia e o desenvolvimento de novas práticas, sobretudo no ensino de Português. O trabalho será ancorado no referencial teórico Tardif (2014), Zabalza (2014) e Pimenta e Lima (2012), pois conforme evidenciam os autores o trabalho docente é fundamentalmente um conjunto de interações personalizadas com seus alunos e exige investimento profundo, afetivo e cognitivo, nas relações humanas. Será utilizado como fonte primária os diários de bordo das autoras. Ao analisar os diários de bordo, foi possível perceber que: a) existem processos de identificação e contra-identificação da bolsista de iniciação à docência, por meio dos quais há a possibilidade de resistência ou concordância para com algumas posições-sujeito professor; b) diagnosticar situações-problema na área do ensino-aprendizagem; c) oportunidade de propor metodologias de intervenção que envolvam o multiletramento por exemplo.
Título do Evento
VI MAIPE - Mostra Acadêmica de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Marabá Industrial
Cidade do Evento
Marabá
Título dos Anais do Evento
Anais do Maipe
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DOURADO, Eyshila et al.. DIÁRIOS DE BORDO DO PIBID: UMA ANÁLISE SOBRE OS REGISTROS ACADÊMICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vimaipe2023/776240-DIARIOS-DE-BORDO-DO-PIBID--UMA-ANALISE-SOBRE-OS-REGISTROS-ACADEMICOS-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

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