PSICOLOGIA ESCOLAR

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
PSICOLOGIA ESCOLAR
Autores
  • Morgana Sayonara Ferreira Cabral
  • Francisca Izabel Alves Da Silva
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33126-psicologia-escolar
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras-chave: Trabalho. Extensão. Psicologia Escolar. Profissionalização.
Resumo
Programa de extensão (PEX) como via de acesso à profissionalização de estudantes do curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino superior. Introdução: Duas instituições essenciais para o indivíduo são: a escola e a família. É a partir delas que o mesmo será preparado para o convívio da sociedade- adentrando-se a uma cultura, aprendendo normas, leis, ética, moral, além de outros fatores biopsicossociais - contribuindo, assim, para a construção da sua identidade. Desta maneira, entende-se a importância da psicologia no ambiente educacional juntamente as relações familiares. O papel do psicólogo escolar seria intervir frente a demanda do aluno e toda situação que o cerca (quanto aos professores, os demais funcionários, os demais alunos, a família, a sociedade e o próprio ambiente). Metodologia: De acordo com os fatos expostos, buscou-se realizar práticas de observação, descrevendo e analisando fases do desenvolvimento humano, aspectos neurofisiológicos e a dinâmica da Psicologia Escolar e assim sensibilizar os alunos para com esses temas; descrever eventos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem; caracterizar contexto escolar e seus desdobramentos e compreender a dinamicidade da escola e os processos educacionais. Todo o processo durou 30 horas divididas para cada atividade realizada nas escolas municipais: Joffre do Rego Castelo Branco e Eurípedes Aguiar, situadas em Teresina-PI. Todo o processo foi organizado, planejado e executado através de um Programa de Extensão (PEX) da Faculdade Integrada Diferencial (Facid-Devry) sob a supervisão de uma professora-orientadora ministrante da disciplina de Psicologia Escolar. Resultados: O programa de extensão em psicologia escolar contribuiu para a compreensão da dinâmica escolar no que tange: a relação professor-aluno; relação entre os alunos; relação entre os professores; e a influência da família frente a dinâmica escolar e os processos de ensino e aprendizagem, também compreendemos o papel do psicólogo. A partir da experiência vivenciada no ambiente escolar, e aplicação de atividades com alunos, e as discussões em sala de aula com a professora percebemos como as teorias estudadas na disciplina se aplicam a prática. Conclusão: Conclui-se que o papel do psicólogo escolar dentro da instituição escolar assume importância para o funcionamento e a dinâmica escolar, contribuindo de forma eficiente e eficaz para o funcionamento da instituição escolar. O programa de extensão (PEX) ainda se evidencia como uma contribuição acertada para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos à medida que proporciona uma maior compreensão e enquadramento das teorias e técnicas vistas nas disciplinas específicas da formação do psicólogo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CABRAL, Morgana Sayonara Ferreira; SILVA, Francisca Izabel Alves Da. PSICOLOGIA ESCOLAR.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33126-PSICOLOGIA-ESCOLAR. Acesso em: 01/05/2024

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