A MORALIDADE INFANTIL SOB O OLHAR DE PIAGET: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
A MORALIDADE INFANTIL SOB O OLHAR DE PIAGET: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Ágatha Aila Amabili De Meneses Gomes
  • Alana Dias Viana dos Santos
  • LEYANNE SILVA LUZ
  • Marina Osório Silva
  • maria helena chaib gomes stegun
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33055-A-MORALIDADE-INFANTIL-SOB-O-OLHAR-DE-PIAGET--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Moralidade infantil, Mentira, Punição, Piaget
Resumo
INTRODUÇÃO: A concepção sobre infância foi algo historicamente construído. Dentre os teóricos, Jean Piaget considerou que o desenvolvimento mental é um processo que começa logo após o nascimento e estende-se a fase adulta. Tal teórico dividiu em fases o desenvolvimento infantil, baseado na semelhança que verificou em cada faixa etária. Concebeu ainda que o raciocínio moral desenvolve-se como uma consequência do desenvolvimento cognitivo e afetivo, perpassando por estágios conforme o período evolutivo que a criança encontra-se. Assim, o desenvolvimento moral subdivide-se em fases, sendo a anomia (até 5 anos) caracterizada pela ausência da noção de regras; heteronomia (entre 9 e 10 anos), a criança compreende e cumpre a regra imposta, mas esta realização está intimamente relacionada a coação adulta e/ou obediência; e autonomia, refere-se ao sentimento interior de não dependência de orientação externa para o cumprimento de uma regra e compreensão que esta é um consenso coletivo necessário para convivência social. A partir disso, o presente trabalho visa apresentar as conclusões obtidas acerca do desenvolvimento moral infantil através de uma experiência baseada nos estudos piagetianos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência com base em um trabalho acadêmico feito na disciplina Psicologia da Infância, realizado com sete crianças, de idade entre três e doze anos, de ambos os sexos. Obteve-se o consentimento dos respectivos responsáveis para aplicação do instrumento, que consistiu histórias com posterior questionamento baseado nas histórias aplicadas por Piaget, a fim de verificar a noção de mentira e punição nos diferentes estágios de desenvolvimento. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Ao que se referem aos participantes, todos eram de classe média, sendo quatro do sexo feminino e três do sexo masculino, com idade variando entre três e doze anos. Os participantes que se encontravam no estágio pré-operacional (de 3 anos de 4 anos) responderam que a personagem da história havia mentido e não deram uma definição lógica para mentira, afirmando que quem mente deve ser punida com castigo físico. Segundo Piaget, nessa fase, a criança concebe mentira relacionada com a punição, considerando a punição expiatória mais adequada, que corresponde às reações a transgressões com coerção dolorosa. Os participantes de idade de sete anos;nove anos; dez anos; e de onze anos, encontram-se no estágio operacional concreto, o qual, segundo Piaget, caracteriza-se pela presença do raciocínio moral. Os indivíduos que se encontram nessa fase consideram a intencionalidade do sujeito que mente e, progressivamente, começam a eleger a punição por reciprocidade mais adequada. Todos os participantes desse estágio afirmaram que a personagem da história enganou-se e que deveria ser punida com a retirada de algo que goste, bem como o ensinamento de que não se deve mentir. O participante de doze anos, encontra-se no estágio de operações formais, no qual há o desenvolvimento pleno do raciocínio moral e a punição por reciprocidade é predominante. O participante respondeu que Maria enganou-se, atribuiu um conceito lógico para mentira e concebeu que a punição mais apropriada é esclarecer que é errado agir desta maneira. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados corroboram com as fases do desenvolvimento moral divididas por Piaget, havendo uma semelhança nos aspectos cognitivos e afetivos característicos de cada fase. Verifica-se que há a necessidade de perceber a criança a partir da sua individualidade, considerando os aspectos do desenvolvimento na qual a mesma se encontra para uma compreensão holística do sujeito e adaptação das situações em que o mesmo está inserido.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

GOMES, Ágatha Aila Amabili De Meneses et al.. A MORALIDADE INFANTIL SOB O OLHAR DE PIAGET: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33055-A-MORALIDADE-INFANTIL-SOB-O-OLHAR-DE-PIAGET--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/03/2024

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