“PROJETO DE UM SERIOUS GAME INCLUSIVO PARA O ENSINO DE LIBRAS”

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
“PROJETO DE UM SERIOUS GAME INCLUSIVO PARA O ENSINO DE LIBRAS”
Autores
  • Igor José Bonfim Pereira
  • Herleson Paiva Pontes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Sistemas de Informação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30369-PROJETO-DE-UM-SERIOUS-GAME-INCLUSIVO-PARA-O-ENSINO-DE-LIBRAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
LIBRAS, jogos, inclusão, desenvolvimento
Resumo
O tema da educação inclusiva é algo corriqueiro no mundo de hoje. Inúmeras instituições de ensino e apoio pelo mundo se encontram diante de dificuldades para inserir em seus quadros de alunos, indivíduos portadores de necessidades especiais, sejam elas, visuais, auditivas, entre outras. Muitas vezes esbarram em problemas de comunicação, ausência de plano de ensino que abranja esses grupos de indivíduos, materiais adaptados, falta de apoio governamental e tecnologias especiais. Um dos desafios referentes às políticas de planejamento para portadores de necessidades especiais remete a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), onde seus usuários se encontram a margem do aprendizado nas instituições de ensino, exclusivamente por conta de suas limitações auditivas. Enfrentando dificuldades de comunicação com o mundo externo, eles têm nas escolas e grupos de apoio uma oportunidade de inclusão social por meio de debates, direcionamentos e ações voltados para esse público. Um indivíduo que não consegue se comunicar com o mundo externo claramente, fica seriamente prejudicado no seu desenvolvimento educativo, psicológico e social. As ações que visam inclui-los ainda são muito restritas a algumas turmas, instituições e currículos que não chegam sequer perto de atender a demanda para esse tipo de público. Remetendo a problemática da educação inclusiva, esse trabalho consiste no projeto, desenvolvimento e implementação de um jogo educativo (Serious Game) onde o jogador poderá aprender LIBRAS unindo entretenimento e aprendizado. Tal projeto, consistirá de um jogo com perspectiva em primeira pessoa, em que imagens contendo símbolos da Língua Brasileira de Sinais surgirão na tela, exortando o jogador a interpreta-las para passar de nível e progredir no jogo, que se passará em um ambiente em terceira dimensão. A ferramenta para o desenvolvimento do jogo será a plataforma Unity 3D, que fornece suporte para modelagem de cenários, mapeamento de colisão, implementação de animações no cenário, iluminação, ambientação e várias outras funcionalidades que permitem a realização de um jogo funcional e multiplataforma. O objetivo desse projeto é fornecer uma aplicação interativa voltada para estudantes e professores da Língua Brasileira de Sinais com finalidade inclusiva e que seja mais uma entre tantas ferramentas de suporte educativo aos indivíduos portadores de necessidades especiais.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, Igor José Bonfim; PONTES, Herleson Paiva. “PROJETO DE UM SERIOUS GAME INCLUSIVO PARA O ENSINO DE LIBRAS”.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30369-PROJETO-DE-UM-SERIOUS-GAME-INCLUSIVO-PARA-O-ENSINO-DE-LIBRAS. Acesso em: 29/03/2024

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