O ENSINO DA SOMA E SUBTRAÇÃO PARA AS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE BRINCADEIRAS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
O ENSINO DA SOMA E SUBTRAÇÃO PARA AS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE BRINCADEIRAS.
Autores
  • Brenda Dos Santos Nascimento
  • Bianca Pinheiro Melo
  • Flávia Sammy Pacheco Corrêa
  • laline assunção de oliveira
  • LARISSA CAROLINE GOMES COSTA
  • Roberta Ferreira salvador da silva
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Pedagogia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30305-O-ENSINO-DA-SOMA-E-SUBTRACAO-PARA-AS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-POR-MEIO-DE-BRINCADEIRAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Relações Matemáticas. Brincadeiras. Educação.
Resumo
O brincar propicia a aplicação de uma pedagogia que possibilita ao aluno aprender conteúdos pedagógicos de forma mais espontânea por meio da ação, ele assim demonstra sua maneira de ver o mundo e desenvolver habilidades cognitivas, físicas, psicológicas e motoras, brincando a criança torna-se operativa. A parte teórica na Matemática é imprescindível, pois ao ser trabalhada leva ao conhecimento do aluno a importância da pesquisa e da própria curiosidade do homem de buscar na ciência resposta para o que acontece ao seu redor. A importância de se falar deste trabalho e a maneira de amenizar essa realidade dentro do contexto escolar, é inserir nas aulas de matemática brincadeiras que ajudem o aluno na sua compreensão em relação á operações especifica que promovam o entendimento da soma e subtração. O presente projeto tem o objetivo de avaliar o efeito da aplicação da técnica através da maneira de como pode-se aprender a soma e subtração nas series iniciais do fundamental por meio de brincadeiras nas aulas de matemáticas com crianças do 2º ano em uma escola municipal na cidade de Belém do Pará. Através desses pressupostos será aplicado um teste matemático a uma turma de cerca de 25 alunos do 2º ano das series iniciais do ensino fundamental com idades entre 7 e 8 anos de idade, verificando através da aplicação de um teste em que nível de conhecimento os mesmos se encontram em relação a disciplina. Espera-se mediante a técnica aplicada mostrar que as brincadeiras nas aulas de matemática ajudam na estimulação do raciocino logico, e consequentemente aumentam o desempenho dos docentes e promove o interesse pela disciplina. O que assim pode ser constatado por maior parte docentes que reconhecem a contribuição desta técnica nas aulas. O que consideramos um passo importante para a construção de um ensino de matemática mais significativa e prazeroso para as crianças, facilitando o conhecimento e o interesse contribuindo para o aumento da criatividade, inventividade no ensino da matemática.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NASCIMENTO, Brenda Dos Santos et al.. O ENSINO DA SOMA E SUBTRAÇÃO PARA AS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE BRINCADEIRAS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30305-O-ENSINO-DA-SOMA-E-SUBTRACAO-PARA-AS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-POR-MEIO-DE-BRINCADEIRAS. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes