CONTRIBUIÇÕES DA DINÂMICA DE GRUPOS, ATRAVÉS DA MUSICALIDADE PARA APRIMORAR A MEMORIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA DINÂMICA DE GRUPOS, ATRAVÉS DA MUSICALIDADE PARA APRIMORAR A MEMORIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores
  • LARISSE SODRÉ FERREIRA
  • marcelly sodré do rosário
  • Hellen Vivianni Veloso Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30295-contribuicoes-da-dinamica-de-grupos-atraves-da-musicalidade-para-aprimorar-a-memorizacao-de-criancas-do-3-ano-do
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Dinâmica de grupo. Memória. Música.
Resumo
Pesquisas relacionadas às dinâmicas em sala de aula, constatam que, de maneira geral, as crianças que participam de dinâmicas, adquirem novos conhecimentos e desenvolvem habilidades de forma natural e agradável, que geram um forte interesse em aprender e aumentam a probabilidade de gerar prazer. Desse modo, vários pesquisadores afirmam que a música aprimora a memória e tem um papel importantíssimo na vida de qualquer indivíduo, visto que música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos, sendo assim juntado a técnica da dinâmica e a musicalidade será possível construir conhecimentos que desenvolvam os aspectos cognitivos e o desenvolvimento da memória de longo prazo. Sendo que a memória de longo prazo tem uma capacidade maior para o armazenamento de informações, que permanece com o indivíduo durante longos períodos, podendo até ficar guardadas indefinidamente. Pela evidencia que a criança aprende mais através da prática, do lúdico e da interação, implica-se que a dinâmica de grupo fazendo parte do cotidiano escolar e da prática docente em sala irá desenvolver o processo de aprendizagem, aprimorando o desenvolvimento da memória por meio da musicalidade, sendo que com a utilização da música é possível construir conhecimentos que desenvolva os aspectos cognitivos e o amadurecimento da memória. O objetivo desse trabalho é aplicar a dinâmica em sala de aula e descobrir se é possível desenvolver a memória de longo prazo, com ajuda da dinâmica de grupo e da música em alunos do 3º ano do fundamental, visando que a dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado com alunos do 3º ano do ensino fundamental, por ter um caráter educacional que valoriza tanto a teoria quanto a prática e considera todos os envolvidos neste processo. A metodologia que será apresentada, é baseada no estudo de campo, a turma do 3º ano do ensino fundamental, que são 27 alunos e a professora da classe, primeiramente será feita um teste de memória antes de ser aplicada a dinâmica, em seguida aplicaremos a dinâmica de grupo com todos os alunos da turma. Dessa forma utilizaremos a dinâmica de grupo, tendo a música como instrumento, para aprimorar a memória de crianças do 3º ano do ensino fundamental, por fim faremos um novo teste para confirmar nossas evidências, verificando a memorização dos alunos depois da dinâmica de grupo. Com base nessa pesquisa pretende-se verificar se esta atividade fortaleceu o desenvolvimento da memória de longo prazo e se realmente a dinâmica com música em sala de aula pode facilitar a memorização e consequentemente melhorar o aprendizado de crianças do 3º ano do fundamental, contribuindo para uma qualidade ainda maior no processo de ensino-aprendizado.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, LARISSE SODRÉ; ROSÁRIO, marcelly sodré do; CORRÊA, Hellen Vivianni Veloso. CONTRIBUIÇÕES DA DINÂMICA DE GRUPOS, ATRAVÉS DA MUSICALIDADE PARA APRIMORAR A MEMORIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30295-CONTRIBUICOES-DA-DINAMICA-DE-GRUPOS-ATRAVES-DA-MUSICALIDADE-PARA-APRIMORAR-A-MEMORIZACAO-DE-CRIANCAS-DO-3-ANO-DO. Acesso em: 24/05/2025

Even3 Publicacoes