EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSULTA DE PRÉ NATAL: UMA FERRAMENTA PARA A GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSULTA DE PRÉ NATAL: UMA FERRAMENTA PARA A GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM
Autores
  • Francisca Adrismara Lopes de Lima
  • Antonia Jordana Felipe Gomes de Brito
  • Aurora Pinheiro do Vale
  • Francisca Dayana Tabosa de Souza
  • Kelvia Coelho Campos de Paula
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30283-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-CONSULTA-DE-PRE-NATAL--UMA-FERRAMENTA-PARA-A-GERENCIA-DO-CUIDADO-DE-ENFERMAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Cuidado pré natal, Administração dos cuidados ao paciente.
Resumo
INTRODUÇÃO: A enfermagem através da promoção da saúde viabiliza para o enfermeiro a oportunidade de capacitar o indivíduo a modificar os determinantes de saúde em benefício do próprio estilo de vida, atuando na prevenção de agravos que os mesmos estão predispostos. No decorrer de todas as etapas do ciclo gravídico-puerperal a realização de ações educativas é de suma importância, entretanto, é no pré-natal que a mulher deverá ser instruída para que possa vivenciar uma experiência positiva e diminuir riscos no decorrer do trabalho de parto e puerpério. Assim, gerenciar ações de cuidado vem para caracterizar as atividades dos enfermeiros visando à realização de melhores práticas de cuidado nos serviços de saúde por meio do planejamento das ações de cuidado, da previsão e provisão de recursos necessários para assistência e da potencialização das interações entre os profissionais da equipe de saúde visando uma atuação mais articulada (SANTOS et al, 2013). O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência de educação em saúde na consulta de pré-natal como uma ferramenta da gestão do cuidado de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em campo de pratica do estágio da disciplina de saúde sexual e reprodutiva, em Unidade Básica de Saúde, na Regional II, em Fortaleza-CE, em março de 2016 com gestantes. A experiência foi relatada nas seguintes fases: 1.Reconhecimento do campo e do público alvo; 2. Diagnóstico situacional com foco no conhecimento das gestantes; 3. Gerência do cuidado na consulta de pré natal. RESULTADOS E DISCUSSÕES: 1. Reconhecimento do campo e do público alvo:Na visita a unidade observou-se grande quantidade de mulheres gestantes, fazendo-se necessária uma orientação a respeito do período gravídico-puerperal. 2. Diagnóstico situacional com foco no conhecimento das gestantes: Em seguida coletamos informações das pacientes e elaboramos a Educação em Saúde. 3. Gerência do cuidado na consulta de pré natal: O pré natal foi realizado por meio de uma consulta de enfermagem a uma gestante em sua primeira consulta, no primeiro trimestre de gestação. Foi possível observar a falta de instrução sobre seu estado. A enfermeira mostrou-se sucinta e clara ao explicar todas as fases que ela ainda iria passar, incluindo informações sobre o parto e enfatizando a importância do planejamento familiar que a paciente teria que realizar após o nascimento do filho. Procedeu-se com a análise e leitura dos exames laboratoriais, seguido pela solicitação dos demais que estavam faltando. Após a anamnese focamos na educação em saúde: ressaltamos a importância das vacina, além da orientação sobre o zikavirus, e ações para manutenção de hábitos saudáveis para a mãe e o bebê. CONCLUSÃO: Foi evidenciado que o pré-natal é um período adequado para que a mulher desenvolva um preparo para viver o parto de forma positiva e enriquecedora, por isso se faz necessária a gerência do cuidado por meio de ações de cuidados diretos e indiretos, como a Educação em Saúde, para o conhecimento sobre o processo de gestar e parir. Observou-se o quão importante se faz a presença do profissional de enfermagem no pré-natal, assim como também no momento da assistência educativa, além de estabelecer uma comunicação efetiva entre a paciente e profissional, a educação em saúde visa romper com essa visão antiga de assistencialista mecanicista do corpo, e sugere proporcionar o diálogo e a socialização de saberes entre profissionais, e paciente cliente, melhorando assim a comunicação que contribui para o conhecimento e entendimento da mulher sobre sua condição de saúde.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

LIMA, Francisca Adrismara Lopes de et al.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CONSULTA DE PRÉ NATAL: UMA FERRAMENTA PARA A GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30283-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-CONSULTA-DE-PRE-NATAL--UMA-FERRAMENTA-PARA-A-GERENCIA-DO-CUIDADO-DE-ENFERMAGEM. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

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