VIRTUALIZAÇÃO ESPORTIVA COMO FACILITADOR PARA O COMBATE AO SEDENTARISMO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
VIRTUALIZAÇÃO ESPORTIVA COMO FACILITADOR PARA O COMBATE AO SEDENTARISMO
Autores
  • Ígor Fernandes Ferreira
  • Priscilla Pinto Costa Da Silva
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação Física
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/30278-VIRTUALIZACAO-ESPORTIVA-COMO-FACILITADOR-PARA-O-COMBATE-AO-SEDENTARISMO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Virtualização Esportiva, Obesidade, Ludicidade.
Resumo
RESUMO A virtualização esportiva, insere-se no universo tecnológico, como alternativa para jogos em movimento, podendo ser um facilitador para o combate ao sedentarismo. O avanço da cyber-cultura, conduz as modificações no âmbito social, cultural e da saúde, trazendo possíveis benefícios gerados a partir de tais jogos, como ferramenta de auxilio no combate ao sedentarismo. Tendo essa realidade, o processo de virtualização acarreta notáveis influências em várias áreas, como por exemplo a Educação Física, o que traz transformações em metodologias voltadas a dinâmica do movimento humano. O objetivo do estudo em andamento é analisar os jogos virtuais ativos como facilitador para o combate ao sedentarismo. Será realizada uma pesquisa-ação, a partir da sistematização de jogos virtuais selecionados com foco no condicionamento físico. Participarão do estudo crianças com sobrepeso. Como instrumento de coleta de dados será utilizada a observação do participante. Os dados serão apreciados a partir da análise de conteúdo, por categorização. Os resultados esperados consistem na contribuição dos jogos virtuais, como elemento lúdico, para o combate ao sedentarismo. Visa-se uma melhora, no condicionamento físico/ metal da criança através da utilização de jogos virtuais, devido a prática de atividades/exercícios físicos realizados diante os jogos, os quais simulam uma prática real como um esporte, uma corrida, uma dança etc. Desta forma os jogos virtuais são elementos que envolve a ludicidade e a prática recreativa para o combate ao sedentarismo, envolvendo os participantes de forma prazerosa, pois é uma ferramenta que está inserida no âmbito sócio/cultural. Assim, estimula o interesse e na participação em realizar atividades/exercícios físicos, tanto dentro do contexto da virtualização, como também pode estimular na prática sistemática de exercícios convencionais, por meio de orientações e práticas de preferências. Com isso, o sedentarismo entre as crianças/jovens passa-se a ser uma questão de comodismo, pois uma grande ferramenta que pode auxiliar no combate ao sedentarismo pode estar no interesse da prática de exercícios físicos sistematizados. A pesquisa tem o intuito de mostrar o quão benéfico pode se tornar os jogos virtuais, se utilizado de forma coerente e em função da qualidade de vida.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FERREIRA, Ígor Fernandes; SILVA, Priscilla Pinto Costa Da. VIRTUALIZAÇÃO ESPORTIVA COMO FACILITADOR PARA O COMBATE AO SEDENTARISMO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30278-VIRTUALIZACAO-ESPORTIVA-COMO-FACILITADOR-PARA-O-COMBATE-AO-SEDENTARISMO. Acesso em: 29/03/2024

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